Mau hálito: o que o problema pode esconder?

  • O que você precisa saber sobre a halitose?
  • Má higiene corresponde a 90% dos casos
  • Outras causas que você nem imagina

Você já teve a terrível experiência de conversar com alguém com mau hálito? É um problema um tanto quanto comum que pode causar situações bem desagradáveis para o seu portador.

Leia mais

Como cuidar dos seus lábios no inverno

Como renovar a energia do ambiente com dicas simples

O olfato é um dos nossos sentidos mais apurados. Sentido este que pode nos ajudar nas memórias que guardamos e como podemos acessá-las. Agora pense quão ruim poderia ser se você estivesse atrelado a lembrança de alguém como uma pessoa com halitose? Halitose é o nome como o mau hálito também é conhecido.

O que você precisa saber sobre o mau hálito?

Se fosse reunir informações que você deveria saber sobre esta disfunção é que ela é mais comum do que você pode imaginar. Cerca de quarenta por cento da população tem chances reais de sofrerem com o mau hálito. E para quem acredita que esta situação está relacionada a problemas do trato intestinal você está enganada. Praticamente noventa e cinco porcento das pessoas com halitose tem o problema originado especialmente na boca. Ou seja, o mau hálito é originado na própria cavidade bucal.

Quais as causas?

Você saberia dizer o que pode provocar o mau hálito? Um dos principais motivos que podem favorecer um quadro como este é a má ou a higiene inadequada e ineficiente da região. Isso favorece o mau hálito porque restos de alimento podem se concentrar na boca fomentando a ação das bactérias que ao fazerem este trabalho liberam um desagradável odor.

O mau odor na boca também pode ser causado pela saburra presente na língua. São restos de comida, bactérias e outros componentes que podem propiciar um quadro como este de halitose. Isso porque veja, quando se acumula a saburra favorece a ação das bactérias já presentes na boca (a saburra por si só é um acontecimento totalmente normal) que ao atuarem liberam um odor extremamente forte que marca alguém com mau hálito. Para evitar o acúmulo de saburra há escovas próprias para a língua que a removem naturalmente no ato da escovação.

Outra causa para o mau hálito tão presente como bem sabemos, são os problemas de higiene. A placa bacteriana que também é algo comum quando se acumula pode levar a halitose. Para evitar que isso ocorra o recomendado é escovar os dentes após as refeições, ao menos três vezes ao dia e o uso regular de fio dental. Antissépticos bucais são ótimos aliados concomitantemente.

Outras causas que você não imagina

mau hálito

Como pudemos perceber a questão do hálito desagradável pode ser originado por uma série de fatores distintos. Mas há algumas outras situações que podem propiciá-lo que você nem mesmo imagina. A boca seca surpreendentemente é uma destas situações. Isso acontece porque a saliva atua regulando a remoção de partículas e ademais resíduos em nossa boca.

A boca seca pode ser causada dentre outras coisas pelo uso do cigarro e concomitante de alguns medicamentos. Você sabia que uma das causas pelas quais uma pessoa pode acordar com mau hálito é justamente por dormir com a boca aberta? Assim favorecendo a secura da região. Mas estes não são os únicos motivos que te fazem acordar com hálito desagradável pela manhã, mas isso é totalmente normal. A halitose ou bafo matinal é resultado da diminuição na produção de saliva que é totalmente normal durante a noite e também pelo jejum prolongado.

Atenção quanto a isso somente se mesmo após o café da manhã e a escovação o odor desagradável persistir. Caso isso ocorra é hora de procurar ajuda médica porque você pode estar sofrendo com a halitose.

Comentários

Uma resposta para “Mau hálito: o que o problema pode esconder?”

  1. […] Mau hálito, o que o problema esconde? […]