Como acabar com o chulé? Dicas caseiras

  • Você tem chulé?
  • Cuidados prévios que podem ser adotados
  • Nossas dicas

Você está em uma loja olhando um novo tênis, ou bota que seja, e você prefere comprar uma numeração maior a correr o risco de ter que provar o sapato em frente a vendedora e sofrer com o desagradável chulé.

Leia mais

Entenda os riscos do salito

Entenda porque você engorda durante a menstruação

Você se sente acanhada porque sabe que sofre com o problema do chulé, ou seja, o mau cheiro nos pés.
Se você enfrenta essa situação e não sabe bem o que pode fazer, esse post é para você.

Chulé para além dos nossos pés

Embora não seja uma situação nada agradável, em casos extremos o odor pode ficar além dos pés. Desta forma, surpreendentemente é possível senti-los mesmo longe dos calçados e meias. É basicamente como se o cheiro chegasse até você. Outro sério problema causado pelo chulé é que muitas vezes até mesmo após a lavagem o pé apresenta um odor ainda desagradável.

Atletas estão inicialmente mais propensos a desenvolver o mau cheiro. Mas como você bem sabe, não estamos livres de sofrer com este incomodo.

Mas como o chulé se forma? Qual a situação que o desencadeia?

Bom, o odor nos pés é basicamente desencadeado por conta da presença de umidade, mais bactérias no local. Veja, se os seus pés soam bastante, as bactérias ali presentes tendem a se aproveitar e são elas as responsáveis pelo mau odor. Mas não se preocupe, hoje vamos te ajudar a se livrar de uma vez por todas das meias de queijo.

O que é preciso considerar?

Bom, antes que passemos as nossas dicas é preciso que você considere certos cuidados. Por exemplo, lave os pés diariamente pelo menos uma vez por dia.

Você costuma usar meias? Há quem acredite que o sapato sem meia fique mais estiloso. Todavia, em caso de dias extremamente quentes não dispense o seu uso. Isso porque como esperado durante dias quentes nossos pés tendem a transpirar mais, o que favorece o acúmulo de bactérias. Meias de algodão são as mais indicadas.

Depois de um dia longo de trabalho, ao chegar em casa, troque os sapatos e deixe o pé e o calçado usado ventilando. Bom, se mesmo com todos esses cuidados você ainda não conseguiu se livrar desse odor, vamos as nossas dicas.

Laranja ou limão?

Ambas as frutas podem ser usadas no combate ao mau cheiro dos sapatos. Recomendamos que você utilize a laranja pela facilidade com que a fruta pode ser descascada. A noite descanse a laranja ou o limão e coloque a casca destes cítricos em seu sapato. Para que a receita seja eficaz você pode optar por usar apenas um dos dois.
Durante toda a noite as cascas absorverão o mau cheiro.

O santo bicarbonato

Provavelmente você já deve ter conhecido inúmeras funcionalidades do bicarbonato de sódio. Tirar o odor dos sapatos é apenas mais um deles. Assim como a casca de cítrico, o bicarbonato deve ficar ao longo de toda a noite em seu sapato.

Pela manhã sacuda bem o sapato para que o pó se dissipe.

Outro uso que você poderá fazer do bicarbonato é jogá-los nos pés como se fosse um talco antes de colocar os sapatos. Lavar os pés em uma mistura de bicarbonato e água também pode ser uma boa opção.

Lavanda

chulé

É praticamente impossível não gostarmos do cheiro de lavanda. Essa planta junto com a sálvia seca podem ser ótimas aliadas no combate ao desagradável cheiro nos pés. Coloque a lavanda fresca e a sálvia em seus sapatos e deixe o maior tempo possível. Se você quer resolver o problema gastando um pouco menos, pode colocar cravos no sapato e também deixar o maior período possível.

Comentários

2 respostas para “Como acabar com o chulé? Dicas caseiras”

  1. […] Dicas caseiras de como acabar com o chulé […]

  2. […] Dicas caseiras de como acabar com o chulé […]