Você engorda durante a menstruação? Saiba porque

  • Os seus hormônios
  • Diga não as tentações
  • O que você pode fazer?

Se você é daquelas pessoas extremamente neuróticas em relação ao seu peso deve praticamente infartar durante o seu período fértil. Caso você não tenha passado por essa desagradável situação, normalmente quando a menstruação chega, os ponteiros da balança sobem consideravelmente.

Você acorda de manhã, está no seu período fértil e é dia de realizar a sua pesagem semanal ou mensal. Para proteger a sua saúde mental não realize essa pesagem. Faça a sua pesagem normalmente apenas quando este período passar. Recomendamos que você faça isso porque engordar durante a menstruação é uma triste realidade para muitas mulheres.

Leia mais

Bolinhas na pele podem indicar algo grave?

Benefícios do café para amantes de cafeína

Algumas podem chegar a ganhar até dois quilos durante o seu período. Mas você saberia dizer por que isso acontece?

O principal motivo para que isso ocorra é por conta da típica e forte retenção de líquidos que ocorre neste momento. A retenção de líquidos é algo extremamente comum de acontecer durante a TPM (Tensão Pré Menstrual) e justamente por isso o seu peso pode aumentar tanto.

Mas se mesmo assim você não consegue parar de se culpar por estes quilinhos a mais que logo após a menstruação sumirão, lembre-se destes pontos que colocaremos a baixo.

A menstruação e os hormônios a flor da pele

menstruação

Vamos explicar porque tendemos a reter líquido nesse período e consequentemente a “engordar”. Um dos principais responsáveis por este suposto ganho de peso é o estrogênio. Este hormônio acaba sofrendo picos antes que você comece efetivamente a menstruar. Esses picos de estrogênio levam ao maior acumulo de água e líquidos dos mais diversos. Este acumulo de líquidos acaba afetando negativamente os ponteiros da balança. Contudo, esse ganho de peso tende a se dissipar quando a mulher começa a menstruar.

Um verdadeiro alívio não é? Certamente esse período mensal da mulher não é um dos mais agradáveis, já pensou ainda sofrer com um possível ganho de peso?

Outro hormônio que está diretamente ligado a esse ganho de peso durante a menstruação é a progesterona que assim como o estrogênio atuam propiciando a retenção de líquidos. No caso deste hormônio em específico, a progesterona, leva ao aumento dos seios, isso pelo enchimento dos vasos sanguíneos presentes nesse local. Mas novamente esse suposto ganho de peso é temporário e será logo mais perdido quando o seu período fértil passar.

Se contenha diante da vontade

Você teve um dia estressante, com uma cólica que não passa e ao chegar em casa tudo o que você mais quer é se acabar em uma deliciosa barra de chocolate, certo? Esse é um dos piores erros que você pode cometer. Durante a TPM é normal sentirmos vontade de comer alguns alimentos especialmente calóricos, isso porque veja, eles causam a sensação de prazer, que é justamente tudo o que você de fato precisa neste momento.

Entretanto, vale aqui uma ressalva, caso você acabe exagerando esse ganho de peso durante a sua menstruação pode não ser eliminado. Então atenção quanto ao que comer.

O que você pode fazer para minimizar o problema?

Se você está pensando que durante o seu período fértil a única coisa que você pode fazer em relação ao aumento de peso é chorar e se lamentar você está muito enganada. Você pode continuar regularmente com os seus treinos. Sim, concordamos que é difícil criar vontade para treinar em meio as cólicas e a essa incomoda sensação. Contudo, você sabia que os exercícios físicos podem atenuar os efeitos da cólica por atuarem como liberadores de endorfina? Mesmo que seja difícil sair do sofá não pare de treinar neste momento.

Comentários

Uma resposta para “Você engorda durante a menstruação? Saiba porque”

  1. […] Você engorda durante a menstruação? Saiba porque […]