Retenção de líquidos pode te fazer engordar até 5kg

  • Estou com retenção hídrica, o que fazer?
  • O poder dos diuréticos
  • Vamos malhar

Você acordou e na hora de se arrumar para o trabalho teve dificuldades para fechar o jeans? Você começou se sentir pesada, com grande volume na região do abdômen e não sabe bem o que é isso? Você está, provavelmente, sofrendo com a retenção de líquidos. Esse problema é comum principalmente durante o período menstruação afetando muitas mulheres e podendo fazê-las engordar até cinco quilos.

Leia mais

Dicas caseiras de como acabar com o chulé

Conheça os riscos do salito

As causas da retenção de líquidos

Como comentamos inicialmente a retenção de líquidos realmente ocorre habitualmente durante o período menstrual da mulher mas este não é o único momento.

A retenção e consequentemente o inchaço também pode ser desencadeado por mudanças hormonais, excesso de sal, sedentarismo e também alto consumo de produtos industrializados.

Os tratamentos podem ser simples para atenuar o problema. Desde a ingestão de uma quantidade maior de água quanto a ingestão de chás diuréticos. Ainda são opções de tratamento medicamentos com ação diurética.

Em caso de retenção ocasionada por problemas renais ou doenças cardíacas, o tratamento deve ser feito com o uso de medicamentos indicados por um profissional de sua confiança.

Caso o diagnóstico de um quadro de retenção não seja assim tão facilmente visto por você é possível aplicar um teste fácil.

Mantenha o dedo pressionado contra a pele na altura do tornozelo. Se o local marcar assim que o dedo for retirado você está com retenção.

Caso você constate que a retenção está de fato acontecendo, reunimos aqui algumas dicas para que você consiga controlá-la ou até mesmo eliminá-la.

Retenção de líquidos e o poder dos diuréticos

Em casos mais graves de retenção de líquidos um médico pode indicar a utilização dos chamados medicamentos diuréticos. Mas você não precisa de um medicamento para usufruir dos benefícios dos diuréticos. Todos os chás são naturalmente diuréticos, porque quanto mais água o nosso corpo ingerir mais urina vai produzir. Eliminando desta forma as toxinas que levam a retenção hídrica.

Embora todos os chás sejam diuréticos por natureza, algumas plantas apresentam essa função potencializada, sendo uma ótima opção para quem enfrenta o problema.

Podemos citar aqui como ótimas opções a cavalinha, o chá verde, o chá de hibisco, a centelha asiática dentre inúmeros outros. Para resultados ainda melhores você pode combinar duas ou mais destas ervas em um único chá.

Exercícios físicos são ideais

Se você está querendo eliminar o líquido retido e ainda dar um up no processo de emagrecimento, exercícios são uma boa pedida.

Quando nos exercitamos copiosamente por um determinado período de tempo os músculos contraem. Com esta contração acabam forçando a água retida ser gradativamente eliminada por meio da urina.

Dicas para você nunca mais inchar

retenção de líquidos

No caso do inchaço e da retenção de líquido durante o período menstrual não temos muito o que fazer. É necessário apenas nos acostumar com ele, sabendo que é um incomodo mas temporário problema.

Mas em outras ocasiões o inchaço pode ser minimizado. Para isso adote algumas de nossas dicas, veja.

Diminua o consumo de sal: Sim, assim como os produtos industrializados o sal pode contribuir para a retenção de líquidos. Troque o uso do sal pelas ervas aromáticas e especiarias que darão mais gosto as suas preparações sem o peso do sal.

Beba mais água: Caso você não seja lá muito fã de chás, a água também é um excelente diurético. Recomendamos que você beba diariamente ao menos 2 litros de água. Se você optar pelo consumo de chás sem adoçante você pode dividir uma parte destes dois litros com um pouco do chá.