Bolinhas na pele podem indicar algo grave?

  • Bolinhas na pele: preciso me preocupar?
  • Foliculite e as suas complicações
  • Uma simples alergia

Você acredita que não fez nada aparentemente diferente do habitual. Porém acorda com bolinhas na pele e não sabe dizer a sua origem. Isso parece familiar para você?

Muitas vezes quanto temos um quadro desse tipo imaginamos que não possa ser algo grave. De fato as chances de ser algo com o que precisamos nos preocupar são mínimas. Mas como vale o bom ditado, melhor prevenir do que remediar.

Leia mais

Creme dental: como escolher o melhor?

Confira os lançamentos da Netflix para junho

Pensando nisso e sabendo que pode ser uma condição muito comum entre todos nós, hoje falaremos sobre bolinhas na pele.

Se você apresenta um quadro desse tipo que surpreendentemente dura alguns dias e você não apresenta melhora, procure um médico.

Para determinar qualquer possível enfermidade o profissional levará em consideração dentre outras coisas possíveis sintomas adjacentes. Dentre eles podemos citar, vermelhidão no local, dor e coceira.

De um modo geral todavia, o dermatologista é o médico mais indicado para essa condição clínica. Mas para crianças, o pediatra também pode se muito útil para identificação do problema. Para os adultos o diagnóstico inicial pode ser feito por um clínico geral, que a depender da gravidade ou da situação em si, dará um encaminhamento ao dermatologista.

Hoje falaremos de algumas condições de saúde que podem se manifestar por meio de bolinhas na pele. Vale destacar que esse post tem um intuito apenas de informar e jamais deve servir de embaçamento para um diagnóstico clínico ou intervir na escolha medicamentosa para tratamentos sem orientação médica.

Bolinhas na pele ocasionadas pela queratose

Bom, começaremos nossa lista com uma situação em que as bolinhas se manifestam em nossa pele e não apresenta cura. Nem por isso estamos falando de uma grave doença, atenção. Pelo contrário, com os cuidados necessários adotados diariamente é possível até conviver super bem com a queratose pilar. Esse nome queratose te faz lembrar de algo? Muito presente nos cremes para restauração e brilho dos cabelos, a produção excessiva de queratina pelo nosso organismo é responsável pela formação dessas bolinhas. Bolinhas estas que tem a se manifestar principalmente na região do bumbum e dos braços. Mas o que fazer se não tem cura? Como comentamos anteriormente embora não tenha cura é possível conviver bem com as suas bolinhas ocasionadas pela queratose.

A principal dica é evitar esfoliações no local que podem tornar o quadro mais incomodo. Evitar tocar constantemente  com as mãos sujas ou mal higienizadas e fazer hidratações regulares podem ajudar. No caso da hidratação utilize produtos à base de ureia, serão mais eficazes para a área afetada.

Foliculite também é comum

A foliculite é comum de acontecer principalmente quando fazemos a depilação com lâminas. Costumam ser bolinha muito parecidas com as presentes na queratose. A única grande diferença é o local onde se manifestam e também a possibilidade de cura por parte do seu portador.

A foliculite nada mais é do que um pelo encravado por assim dizer. Essa situação pode ocorrer na depilação com lâmina ou na utilização de roupas extremamente apertadas que não permitem que o pelo possa crescer naturalmente.

A foliculite é mais fácil de ser tratada e ao contrário da queratose demanda esfoliações para sua melhora. Procedimento que deve ser adotado sempre antes da depilação para minimizar o eventual problema posteriormente.

Alergias adversas

bolinhas na pele

As alergias são uma das principais causas de bolinhas na pele. Nessa situação é possível que as bolinhas que se desenvolvam sejam de tom avermelhado ou branco.

A alergia na pele é fácil de ser identificada porque o local acaba coçando muito e se tornando extremamente incomodo. Tratar uma alergia quando os seus sintomas já se instalaram é fácil. Normalmente o dermatologista receita medicamentos próprios para alergia como os corticoides. Todavia, neste caso, descobrir o agente causador pode fazer toda a diferença para você.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Bolinhas na pele podem indicar algo grave?”

  1. […] Bolinhas na pele podem indicar algo grave? […]