Distimia pode levar a quadro grave de depressão

  • Distimia um tipo mais leve de depressão
  • Sintomas
  • Diagnóstico e tratamento

A depressão atualmente já é considerada o mal do século. Ou como dizem é a chamada doença do século. O número de pessoas que sofrem com a doença está em crescente e já preocupa autoridades médicas.

Praticamente todos nós conhecemos alguém que tenha sofrido com depressão ou esteja passando por tratamento para melhora. Mas a distimia, uma forma, por assim dizer mais leve do que a depressão crônica não é muito comentada ou conhecida.

Leia mais

Você sofre com a Síndrome de Burnout? Descubra aqui

Fobia social é um transtorno de ansiedade

Na verdade a nossa sociedade ainda apresenta grande preconceito em relação a falar sobre depressão ou até mesmo sobre outros distúrbios psíquicos. Desta forma, tanto a depressão crônica ou não crônica quanto a distimia acabam sendo assuntos tabus em nossa sociedade. O que acaba elevando o número de suicídios uma vez que a depressão mata.

Mas hoje não falaremos da depressão como você conhece. Hoje falaremos desta versão mais atenuada do problema.

A distimia e a sua rotina

Identificar alguém com depressão pode ser uma tarefa fácil. Principalmente quando estamos a nos referir da depressão crônica. Todavia a distimia dificulta o diagnóstico de um quadro depressivo impedido até mesmo que o indivíduo busque tratamento.

Ao contrário da depressão que em sua pior forma se manifesta como a impossibilidade do indivíduo de viver, conviver e sobreviver de maneira saudável. Pessoas com depressão crônica apresentam problemas para realizar atividades banais do dia dia e muitas vezes alguns casos de depressão podem inclusive impedir que a pessoa trabalhe. A distimia por sua vez não. Você pode passar anos sofrendo com o problema sem nem mesmo se dar conta de que ele existe.

Isso acontece porque essa “variável” da depressão apresenta quadros muito mais leves do que uma depressão “comum”. A forma mais conhecida da depressão muitas vezes se manifesta por meio de episódios ou quadros em que o indivíduo está totalmente deprimido e não tem o intuito ou vontade de começar a fazer absolutamente nada. Todavia a distimia apresenta sintomas mais leves que perduram por anos a fio. É um cansaço recorrente, é um pessimismo característico.

São sintomas tão discretos que muitas vezes este comportamento nitidamente depressivo é tipo como parte da personalidade do outro.

O grande problema da distimia uma vez que seus sintomas são mais leves e contornáveis de serem administrados é o fato de que estes pequenos episódios evitam que a pessoa busque tratamento médico.

A falta de um tratamento médico adequado mesmo para episódios de depressão leves ou moderados podem levar a um quadro de depressão crônica.

O tratamento adequado pode minimizar os sintomas

distimia

Os tratamentos mais indicados para esse tipo de depressão “mais leve” por assim dizer, costuma ser a psicoterapia e o tratamento medicamentoso. Entretanto, todo tratamento deve ser iniciado e descontinuado com prévia orientação médica. No caso da distimia é importante além do psiquiatra consultar também um médico clínico para que ele possa diagnosticar se não há nenhuma condição física que esteja favorecendo este quadro.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Distimia pode levar a quadro grave de depressão”

  1. […] Distimia pode levar a quadro grave de depressão […]