Faça seu filho gostar de verduras e legumes em geral

  • Para mudar a alimentação do seu filho estabeleça uma melhor relação com a comida
  • Transforme as refeições em momentos
  • Leve os pequenos para a cozinha

Seu filho, ou filha não come um rabanete se quer? Ok, talvez rabanete seja mesmo uma tarefa difícil para qualquer um. Mas os seus pequenos não gostam nem mesmo de uma agridoce cenoura, ou um pequeno brocólis?

Nós sabemos da importância de uma alimentação saudável e da importância de fazer com que isso se torne um hábito. As crianças possivelmente vão desenvolver estes conceitos de saudável e não saudável posteriormente. Enquanto são ainda apenas crianças precisam de nós para escolher o que comerem. Normalmente os legumes, frutas e vegetais são vistos inicialmente com uma leve cara de estranhamento. Após o estranhamento, vem a cara de rejeição dos pequenos que estão acostumados a alimentos ultraprocessados.

Leia mais

Dicas de primeiros socorros para animais de estimação

Remédios caseiros que ajudam a eliminar a tosse

Veja, se você precisa esconder alimentos mais saudáveis, por assim dizer, de seus filhos em meio a suas refeições reunimos aqui algumas dicas. Dicas que podem ajudar no processo de aceitação dos pequenos a estes novos alimentos.

Vale lembrar que muitos dos alimentos que inicialmente não gostamos vem muito do costume com o seu sabor e suas características. Desta forma, não desista de oferecer um determinado alimento para o seu filho se ele inicialmente recusar ou não gostar. Com crianças talvez seja mais difícil a aplicação prática. Mas vale aqui a ideia de que para se ter certeza se gostamos ou não de um determinado alimento é preciso experimentá-lo ao menos três vezes.

A primeira ação deve partir de você

filho

A primeira mudança deve ocorrer em você, mamãe ou papai. Para isso é preciso que vocês parem de ver alimentos industrializados como opções de introduzir alimentos naturais para o seu filho. Um exemplo exemplo, é a barrinha de cereal. Embora as barras de cereais sejam tidas como opções saudáveis podem contribuir para manter as crianças longe de alimentos efetivamente naturais. Isso porque estes alimentos apresentam apenas traços dos alimentos naturais. Além de conterem muitos aditivos, o que pode acabar mascarando o gosto para o seu filho.

Sem contato direto com o alimento, com a sua textura e com o seu sabor dificilmente será estabelecido o hábito e o gosto por opções mais saudáveis e consequentemente mais leves. Quando pensamos em alimentos saudáveis para os nossos filhos estamos pensando em futuros adultos capazes de fazer boas escolhas a mesa.

Faça da refeição um momento com o seu filho

Comer junto com o seu filho pode nem sempre ser possível. Todavia sempre que for, faça deste um momento para vocês. Crianças que comem junto com os seus pais estão em um ambiente mais positivo e se tornam menos resistentes a experimentar novos alimentos.

Mas atenção. Para que este momento de fato se torne enriquecedor é preciso que você coloque as crianças para comer o que você preparou. Claro, desde que esta seja uma opção saudável. Não crie pratos alternativos para seus filhos. Isso dificulta o processo de conhecimento e desenvolvimento de seu paladar.

Aproxime a comida dos pequenos

Essa pode parecer em um primeiro momento uma dica estranha. Mas quando falamos para aproximar a criança do seu alimento pode envolver desde permitir que a criança participe do processo de escolha e armazenamento quanto de preparo.

Isso aproxima os pequenos e pode despertar a vontade de conhecer de experimentar um determinado alimento. Quando essa participação se estende até o preparo efetivo as crianças podem olhar mais afetivamente para o alimento. Da mesma maneira o seu sabor pode ser visto de forma mais atrativa.

Comentários

Uma resposta para “Faça seu filho gostar de verduras e legumes em geral”

  1. […] Faça seu filho gostar de verduras e legumes em geral […]