Por que o Ano Novo Chinês é celebrado depois do nosso?

  • Ano Novo Chinês e suas diferenças
  • O ano do porco
  • Como a data é definida

A festa de Ano Novo certamente é esperado por muita gente, tanto pelas viagens de fim de ano, quanto pela reunião de todos os familiares em frente a uma mesa farta.

Embora haja uma certa diferença em relação ao fuso horário, onde alguns países já comemoram o Ano Novo enquanto ainda estamos na manhã do dia 31 de dezembro, normalmente a virada acontece em um curto período de diferença, entre os países. Mas não na China.

Leia mais

Meios de facilmente driblar o sono no expediente

Conheça os benefícios de ter um animal de estimação

Muitas vezes já estamos pensando em Carnaval quando nos vem a notícia em todos os telejornais que os chineses se preparam para o Ano Novo. Se você já se atentou a isso, como se não bastasse ser em um período bem diferente do nosso, a cada ano o Ano Novo Chinês é comemorado em uma data. Mas você sabe dizer por que isso acontece?

O Ano Novo Chinês e suas particularidades

O Ano Novo Chinês não é visto apenas como o início de um novo ano para os chineses. Neste sentido, a representatividade do novo ano para eles se assemelha a nossa. Uma oportunidade de comemorar e se reunir com a família para as mudanças e para refletir sobre o ano que se inicia. Mas por que a cada ano a data é trocada?

Este ano, 2019, o Ano Novo Chinês foi comemorado em cinco de fevereiro e é o chamado ano do Porco.

O Ano do Porco regido pelo elemento terra vai até dia 25 de janeiro de 2020. Agora você deve estar se perguntando por que essa mudança. Isso porque se formos parar para analisar, friamente os números, não daria de fato um ano. De 5 de fevereiro a 25 de janeiro de 2020 daria menos de um ano. Mas calma, entender como as datas são definidas por incrível que pareça é algo simples.

Como o Ano Novo Chinês tem a sua data definida

A data do Ano Novo Chinês é determinada por um fator interessante. Fator este que varia a cada ano e justamente por isso a virada é realizada anualmente em dias distintos.

A virada de ano do Ano Novo Chinês é feita na primeira Lua Nova do ano e justamente por isso no ano seguinte o Ano Novo se inicia em 25 de janeiro de 2020. Data está em que os chineses presenciarão a primeira Lua Nova do ano.

A virada de ano pode variar de acordo com o calendário lunar, e costuma ficar entre janeiro e fevereiro.

Comemorações do Ano Novo Chinês no Brasil

ano novo chinês

As comemorações do Ano Novo após estabelecida a sua data são as mais diversas e podem ser desde reuniões com a família a festas de rua.

Em São Paulo é característico a comemoração ser feita na rua e este ano ela ocorrerá nos dias 9 e 10 de fevereiro. Uma comemoração típica desta festividade sem dúvida é a dança do dragão. Esta dança é uma forma de atrair sorte e renovar as energias para o ano que se inicia. A dança consiste em uma performance ensaiada por mais de vinte pessoas.

Má sorte em 2019: de acordo com essa crença do Ano Novo Chinês é possível que o elemento e o animal possa interferir sobre as nossas vidas. Neste caso, principalmente sobre alguns signos.

Para evitar que 2019 seja um ano difícil para você, tenha cautela e mantenha-se focado. Nada de gastar mais do que de fato pode e cuidado com os sentimentos que carrega sobre si. É possível que você sinta um forte sentimento de impotência diante de algumas situações, todavia, lembre-se de dar constantemente o seu melhor.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Por que o Ano Novo Chinês é celebrado depois do nosso?”

  1. […] Por que o Ano Novo Chinês é celebrado depois do nosso? […]