Selic: como a taxa básica de juros afeta a sua vida

  • Selic: o que vem a ser?
  • Como a Selic afeta os nossos financiamentos?
  • Exemplificação prática

Você certamente já deve ter ouvido falar da Selic. Ela está presente em praticamente todas as transações econômicas e financeiras que fazemos, assim sendo, é importante sabermos o que de fato ela significa.

Se alguém te perguntasse sobre o que vem a ser essa taxa o que você responderia? De maneira direta e sem rodeios, poderíamos dizer que a Selic é a taxa básica de juros. Taxa básica de juros essa que regulamenta ou serve de base por assim dizer todas as outras taxas cobradas.

Leia mais

Por que o Ano Novo Chinês é celebrado depois do nosso?

Repelentes naturais: eles de fato funcionam?

Essa seria uma resposta plausível e aceitável. Entretanto, é preciso que você conheça a Selic além de sua sigla. Afinal essa taxa pode ser considerada a taxa de juros básicas do país mas tem direta e indireta relação com o nosso bolso e com a nossa economia. Assim sendo é preciso que você saiba quem a determina e como ela pode te afetar e é sobre isso que falaremos hoje.

Entender essa taxa e o seu funcionamento pode te ajudar a administrar melhor as suas finanças e otimizar a solicitação de crédito.

O que vem a ser a taxa Selic?

Nada melhor do que começar explicando a Selic por meio da sua sigla. Sim, Selic é uma sigla abreviada de Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Mas calma! Embora o nome possa parecer complicado, nós vamos explicar tudo para você. E o melhor ainda, na prática. Na prática a Selic nada mais é do que a taxa básica de juros, como dito anteriormente, mas taxa básica de juros de que?

Quando o governo aumenta a taxa de juros ou diminui você logo pensa que não pega dinheiro emprestado do governo. Mas é aí que você se engana. Você pega dinheiro emprestado dos bancos. Embora pareça que eles podem cobrar as taxas que quiser não é bem assim que funciona efetivamente.

Os bancos se utilizam como base para calcular a taxa cobrada de você, a taxa que eles pagam quando solicitam dinheiro. Agora você deve estar se perguntando então se os bancos não possuem dinheiro em caixa, mas calma.

No final do dia os bancos devem fazer o depósito do compulsório ao Banco Central e nem sempre há dinheiro para esse depósito.

Selic na prática

selic

Suponhamos que você vá solicitar um empréstimo milionário no banco. Dependendo do valor é possível que o banco não disponha deste montante para realizar o empréstimo. Desta forma de duas uma, ou o banco utiliza o dinheiro que seria utilizado para o compulsório ou solicita o empréstimo de outra a instituição.

No caso de utilizar o dinheiro que seria depositado o banco recorre a segunda opção para fazer o depósito do compulsório, ou seja, solicita um empréstimo a outra instituição.

Caso peça o empréstimo diretamente (para repassar ao cliente) é ai que a Selic afeta a sua vida e a sua economia diretamente. Isso porque a depender do valor que o banco obtém o empréstimo determinará o valor que você pagará por ele.

Por exemplo, se o banco pegar um empréstimo com outra instituição financeira a 2%. Certamente cobrará mais de você, talvez 3% ou 4%. Caso ela pegue por 1% talvez te empreste por apenas 2%.

Mas se as taxas são mais baixas para o banco eu poderia conseguir um empréstimo com essas taxas? Bom, você poderia e até recomendamos que procure e pesquise as taxas cobradas pelas instituições. Mas dificilmente conseguiria a mesma taxa que um banco consegue de outro. Isso porque ao solicitar um empréstimo, o banco oferece como garantia o mesmo valor solicitado em títulos públicos de sua propriedade. Estes títulos são uma enorme garantia para o banco que está liberando o crédito.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Selic: como a taxa básica de juros afeta a sua vida”

  1. […] Veja como a taxa básica de juros afeta a sua vida […]

  2. […] Entenda como a taxa básica de juros afeta a sua vida […]