Falta de água pode causar mau hálito?

  • Você sofre com mau hálito?
  • Falta de água pode causar halitose
  • Outras causas da halitose

Você já esteve com a boca seca e percebeu que estava com mau hálito?

O mau hálito com certeza é um problema extremamente incomodo e até mesmo constrangedor. Mas você sabia que a falta de água também pode ocasioná-lo?

Pois é, a pouca ingestão de água pode causar este incomodo problema e nós vamos explicar porque. Mas não se preocupe, se a causa da sua halitose for a falta de água o problema pode ser facilmente resolvido.

Leia mais

Formas de amenizar o calor sem o uso do ar condicionado

O verão afeta o seu humor?

Beber água pode evitar o mau hálito

O dilema de quem sofre com problema no hálito pode ser extremamente constrangedor. Isso porque muitas vezes não percebemos o problema em nós mesmos e quando percebemos em alguém não conseguimos contar por vergonha.

Mas uma das causas que pode levar ao  mau hálito é a baixa hidratação.

Beber por volta de dois litros de água  diariamente é o mais indicado, uma vez que a ingestão de água equilibra o fluxo salivar que atua prevenindo que você desenvolva o mau hálito.

Por que a beber água se torna tão eficiente para evitar este problema?

A água além de ser fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo é imprescindível para manter o hálito fresco e agradável.

A água é responsável por equilibrar os minerais presentes em nosso corpo tão como é responsável pela produção de saliva (a saliva ajuda no processo digestivo e no combate às bactérias, fazendo a limpeza de certa forma, de toda a nossa boca). Essa limpeza e o combate das bactérias como comentamos anteriormente ajuda a prevenir o mal hálito.

A ingestão de água é uma das principais fontes de flúor. O flúor é o principal responsável pelo fortalecimento de nossos dentes tão como é o responsável por prevenir a desmineralização. O flúor ainda atua prevenindo a cárie.

Quanto eu devo beber de água?

Estamos acostumados a ouvir que a ingestão de água deve ser de em média dois litros de água. Entretanto, quando falamos sobre a ingestão de água para combater a halitose o recomendado é que você beba pelo menos dois litros e meio.

Com a baixa ingestão de água há um desequilibro salivar e o aumento de possíveis restos de alimentos entre os dentes o que te deixa mais vulnerável para o desenvolvimento da cárie.

Com o tempo, a baixa ingestão de água ainda pode prejudicar o seu processo digestivo causando uma dificuldade em engolir os alimentos e o aproveitamento nutricional destes.

Outros problemas que causam mal hálito

mau hálito

As causas para a halitose são as mais diversas e segundo alguns especialistas são mais de quarenta causas já identificadas que levam ao mal hálito. Dentre elas a principal é a má higiene bucal. Antigamente muito se falava que a halitose era provocada por problemas digestivos mas cerca de 90% são originados pela higiene inadequada.

Para se ter uma ideia a saburra lingual também pode provocar a halitose embora seja algo natural.

A saburra lingual é a camada esbranquiçada que fica sobre a língua. Essa camada é composta dentre outras coisas por restos de alimentos, células descamadas e placa bacteriana. Embora seja algo natural, caso não haja uma apropriada higienização pode ser um fator de risco para o mal hálito.

Outras causas para a halitose são a adoção de dietas extremamente restritivas, mudanças hormonais e altos níveis de estresse. Sim, o estresse pode causar o mal hálito.

Por isso além de manter uma correta e adequada higiene bucal investia em atividades que te dê prazer. Invista um pouco do seu tempo com você mesma.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Falta de água pode causar mau hálito?”

  1. […] Falta de água pode ausar mau hálito? Descubra aqui […]