Comidas natalinas: benefícios da uva passa

  • Vai uma uva passa aí?
  • Propriedade das passas
  • Benefícios do consumo regular de uvas passas

Chegamos finalmente ao último mês do ano. Dezembro é sempre lembrado pelas comemorações de Natal e pelas típicas comidas desta época.

Panetone, chocotone, peru, tender, pernil, bacalhau. Enfim, os pratos que compõem a ceia são os mais diversos possíveis. Mas algo que sempre acaba virando tema de brincadeiras ou discussões, na internet principalmente acaba sendo a uva passa.

Leia mais

Alimentos milagrosos para o seu cabelo

Benefícios dos óleos funcionais para o seu cabelo

Há quem ame uva passa e goste desta época, uma vez que é possível colocá-la em todos os pratos possíveis. E há aqueles que não suportam ver a uva passa em lugar nenhum que não seja o panetone.

Pensando nisso resolvemos trazer um post sobre os benefícios da uva passa. Para quem sabe você, que não goste, passe a olhar para ela com mais carinho.

Como as uvas passas são feitas?

uva passa

Bom, antes de falarmos dos benefícios da uva passa explicaremos como ela é feita.

A uva passa é feita de um jeito simples. Os cachos de uva que por ventura não apresentam as características para ser comercializado in natura (tamanho, coloração e ademais), ou seja, fresca, acaba se transformando em uva passa.

As uvas que não são comercializadas frescas são colocadas em esteiras para o processo de secagem que é feito ao sol. Dependendo do calor as uvas podem ficar de duas a três semanas no sol secando.

Benefícios da uva passa para a nossa saúde

As frutas secas, como no caso da uva ou as frutas cristalizadas, apresentam sabor único que pode e muito enriquecer nossos pratos. Pensando não apenas no sabor, vamos descobrir mais dos benefícios da uva para a nossa saúde, aproveitando o seu sabor e a sua textura diferenciada.

Embora possa ser considerada um doce, as uvas passas podem ser ótimas aliadas nos processo de emagrecimento ou reeducação alimentar mas estes são apenas alguns dos seus benefícios.

As uvas passas são utilizadas na Índia há muito tempo por suas propriedades medicinais. Conhecida como kishmish, a uva passa possui uma grande concentração de inúmeras vitaminas e mineiras fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Embora seja considerada um tanto quando calórica a uva costuma ser utilizada de maneira moderada nas receitas e por isso não acaba prejudicando as dietas. Cada 100 grs. de uva passa tem 300 kcal.

Assim como a uva fresca, as uvas secas possui praticamente o mesmo grupo de vitaminas e minerais em sua composição.

São ricas em vitaminas do complexo A e B, além de cobre, ferro, zinco, magnésio, potássio e antocianinas.

Auxilia no trânsito intestinal

Quem tem dificuldade para perder peso quase sempre sofre com problemas no trânsito intestinal. Isso normalmente acontece pela baixa ingestão de fibras na alimentação. As fibras ajudam no trânsito intestinal e as uvas passas são ricas em fibras.

Consumir regularmente uva passa pode auxiliar na melhora significativa dos casos de prisão de ventre uma vez que possuem propriedade laxativas.

O consumo desta frutinha ainda auxilia na melhora do processo de absorção de nutrientes como vitaminas e minerais presentes em nossa alimentação, assim como auxilia no processo de eliminação das toxinas e dos radicais livres.

Ação antiinflamatória

As passas possuem fitonutrientes que podem auxiliar no processo antiinflamatório. Os pofenólicos são responsáveis por minimizar a ação de bactérias e micro-organismos.

Estimulante sexual

Muita dos estimulantes sexuais vendidos no mercado são prejudiciais para a nossa saúde quando pensamos no macro. Contudo, bons suplementos responsáveis por dar vigor ao nosso organismo são os naturais e neste sentido podemos citar as passas.

A uva passa contém arginina que é responsável pelo aumento da libido. O consumo regular das passas é apontando como funcional para o tratamento da disfunção erétil em homens.

Comentários

Uma resposta para “Comidas natalinas: benefícios da uva passa”

  1. […] Benefícios do consumo de uva passa para a nossa saúde […]