Açúcar invertido o que é, e quais são os riscos do seu consumo

  • Açúcar invertido um aliado da indústria alimentícia
  • O que é esse açúcar?
  • Como fazê-lo em casa?

Se você é preocupada com a sua saúde ou apenas uma curiosa de plantão certamente costuma ler os rótulos dos produtos que consome. E essa é de fato a melhor forma de fazermos escolhas mais conscientes e saudáveis para o nosso organismo.

Leia mais

Dicas para facilitar a lavagem da suas roupas

Remédios naturais para acabar de vez com a ansiedade

Com a leitura dos rótulos é comum nos deparamos com ingredientes com nomes extremamente estranhos. Ingredientes até mesmo de difícil pronuncia. Podemos estar consumindo o alimento mais simples (se fossemos fazê-lo em casa) como, por exemplo, bolacha sequilhos, ou torradas, mas os ingredientes utilizados nos são desconhecidos.

Um destes típicos ingredientes estranhos e desconhecidos para nós é o açúcar invertido. Pode reparar, ele está em uma infinidade de produtos. Você certamente já deve ter esbarrado nele. Mas será que o seu consumo faz mal? Será que é apenas uma variável do açúcar que conhecemos?

Açúcar invertido para que te quero

açúcar invertido

Se você não tem o costume de ler rótulos pode pensar que é um exagero nosso. Mas se você pegar um único produto em casa as chances do açúcar invertido ser um dos ingredientes é altíssima. Ele está presente na maior parte dos produtos que levam açúcar. Mas afinal o que vem a ser o açúcar invertido?

O açúcar invertido nada mais é do que uma mistura de água, açúcar comum e um elemento ácido. Sim, o ingrediente principal de muitos confeitos, balas, chicletes, biscoitos e afins pode ser feito em casa.

Quando aquecemos o açúcar comum, a sacarose com água e um elemento ácido como, por exemplo, o limão temos o açúcar invertido. Uma separação da glicose e da frutose. Ao contrário do açúcar comum, que usamos em casa, este açúcar não cristaliza. Isso o torna o ingrediente perfeito para os alimentos doce industrializados que consumimos.

Quando utilizado pela indústria, o açúcar invertido tem a propriedade de evitar que os produtos os quais utilizam ele como ingrediente perca maciez e textura. O nome por sua ver vem apenas de uma inversão no caminho percorrido pelas moléculas destes dois açúcares. Entre a sacarose e o açúcar invertido o caminho é oposto, no açúcar, a molécula muda para a direita, no invertido, para a esquerda.

Malefícios

açúcar invertido

O açúcar invertido para muitos é apenas uma mistura de água, açúcar e um componente ácido, contudo, para outros é um composto químico. Um composto químico utilizado pelas empresas do ramo alimentício não apenas para melhorar os produtos que consumimos, mas, para poder massificá-los ainda mais.

E ainda que você não veja o açúcar invertido como um vilão apenas por ser uma mistura de açúcar e água, vale lembrar que ele é nocivo a nossa saúde simplesmente por ser um tipo de açúcar.

O açúcar em todas as suas formas é extremamente prejudicial para nós. Por isso devemos evitar o seu consumo, ou fazê-lo com moderação.

Faça o açúcar invertido e melhore a textura dos seus doces

açúcar invertido

Como dissemos, você pode consumir alimentos doces vez ou outra. Que tal melhorar a textura e garantir que seus doces ficarão macios e saborosos sem cristalizar? Para isso, você pode fazer o açúcar invertido em casa e trocar o açúcar por essa mistura.

Para isso basta que você misture 400 grs. de açúcar, 200 ml’s de água e duas colheres de sopa de suco de limão.

Misture estes ingredientes e leve a fogo baixo por aproximadamente trinta minutos. Para conservar você pode manter na geladeira, mas o indicado, até pela praticidade de confecção é utilizá-lo na hora.

 

 

Comentários

Uma resposta para “Açúcar invertido o que é, e quais são os riscos do seu consumo”

  1. […] Açúcar invertido o que é e quais são os riscos do seu consumo […]