Dia do Veganismo: monte um prato vegano fácil e balanceado

  • Vegano: O número de adeptos tem crescido em todo o mundo
  • Ser vegano é saudável?
  • Montando um prato balanceado

O veganismo não é apenas um regime alimentar. Utilizando aqui o conceito de regime como uma prática alimentar. O veganismo é um estilo de vida que exclui todo e qualquer tipo de produto de origem animal do dia a dia, do consumo.

Tanto o veganismo, quanto o próprio vegetarianismo cresceu nos últimos anos. O consumo de carne tem progressivamente diminuído. Segundo dados do Food Revolution, o número de veganos cresceu assustadoramente nos EUA, ultrapassando a marca de 600% de aumento.

Leia mais

Açúcar invertido o que é e quais são os riscos do seu consumo

Hidratação: Dicas para que você passe a beber mais água

Motivados pela causa animal, pelo sofrimento ocasionado a estes animais e posteriormente o seu abate, ou levados pela busca de hábitos de vida mais saudáveis, o que sabemos é que o consumo de carne tem caído.

No Brasil não é possível determinar o número de veganos no país. O que se sabe é que o número de pessoas que abdicaram do consumo de carne praticamente dobrou nos últimos seis anos, chegando a quase trinta milhões de pessoas. Praticamente 15% da população hoje não consome carne.

Há três tipos de vegetarianismo. O vegetariano ovolactovegetariano que não faz o consumo de carne, mas faz a ingestão de leite, ovos e seus derivados. Os lactovegetarianos que fazem o consumo de todos os derivados de leite mas se restringem do consumo de ovos e produtos que o contenham.

Por fim, ainda sendo um tipo de vegetariano, temos o veganismo que acabou ganhando contornos particulares e não se resume, como dissemos no começo, apenas aos hábitos alimentares. Quem adere ao veganismo se compromete ao corte na medida do praticável de todo e qualquer produto de origem animal ou que seja oriundo de sua exploração.

Por exemplo um adepto dessa ideologia abdica de ir ou frequentar circos onde animais são explorados como atração circense.

Segundo pesquisas realizadas veganos e vegetarianos tem menor incidência para o desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer. Isso porque estes indivíduos apresentam uma dieta com menor ingestão de gorduras trans, fazendo em contrapartida uma maior ingestão de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Veganos e vegetarianos saudáveis

Recomenda-se que o modo mais saudável de se tornar vegano/vegetariano é progressivamente, aos poucos e com acompanhamento médico para evitar carências nutricionais. Principalmente no caso de veganos onde a ingestão principalmente de vitamina B12 é praticamente zerada, sendo as fontes mais ricas desta vitamina oriunda de fontes animais.

Dia 1º de novembro é tido como o Dia Mundial do Veganismo, para ajudar você nesta transição, ou apenas para sanar a sua curiosidade, reunimos dicas para que o seu prato ofereça todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários.

Montando um prato vegano de forma balanceada

vegano

Antes de mais nada divida mentalmente o seu prato em quatro. Como uma pizza pequena cortada em quatro fatias. Feito isso você tem as proporções para cada grupo alimentar.

Dois quartos do seu prato deve ser preenchido por hortaliças. Aqui vale soltar a imaginação e arriscar nas combinações de legumes e verduras. Pode ser brócolis, couve, alface, couve flor, acelga. O mais indicado para maximizar o aproveitamento das vitaminas e minerais presentes é investir no consumo destas hortaliças in natura, na forma de salada.

Ainda temos dois quartos do prato. Um destes dois quartos deve ser preenchido por cereais, dê sempre preferência para cereais integrais, que são nutricionalmente mais ricos. São exemplo de bons cereais: tubérculos, arroz integral ou Nero, milho, aveia, macarrão de arroz dentre outros.

O outro quarto deve ser de leguminosas. As leguminosas garantirão uma boa ingestão de proteínas para vegetarianos e veganos. Invista no consumo variado deste grupo alimentar. O segredo é sempre variar. Consuma feijão, grão de bico, lentinha, lentilha Síria. Varie.