Saiba como quitar as suas dívidas de maneira eficiente 

  • Planilha orçamentária para evitar dívidas
  • Como enxugar seus gastos
  • Dicas para evitar o endividamento

Você está endividada? Dificilmente encontramos alguém que não esteja passando por  uma situação financeira complicada. Cerca de 60% das famílias hoje possuem contas em atraso. Se você é uma destas pessoas, nós reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de quitar estas contas.

Leia mais

Dicas infalíveis para cabelos sempre radiantes

Como ter foco e ser mais produtivo no trabalho?

Muitas pessoas justificam as contas em atraso no mal salário que recebem. Contudo, manter as contas em dia não dependem única e exclusivamente apenas de um bom salário. É preciso também que você tenha controle financeiro e disciplina econômica.

Conheça os seus gastos

dívidas

Conhecer para onde os seus recursos estão indo é o primeiro passo para que você consiga evitar dívidas e quitar as que você já contraiu.

A melhor forma de conhecer de fato os seus gastos é por meio da planilha orçamentária. A planilha orçamentária consiste em um arquivo em Excel ou mesmo uma folha de caderno em que você discrimina todos os seus gastos.

A planilha deve ser extremamente detalhada e deve apresentar também os seus rendimentos. Todos os seus rendimentos e todos os seus gastos devem estar detalhados. Afinal você só conseguirá quitar estas dívidas tendo dinheiro em caixa e para isso talvez cortes precisem ser feitos.

Enxugue os seus gastos não essenciais

dívidas

Os gastos essenciais são aqueles que você não pode cortar de forma alguma (são exemplos de gastos essenciais os gastos com moradia, alimentação, transporte e correlatos). Os gastos não essenciais são aqueles que você pode cortar e são eventuais. Como por exemplo jantares fora, idas ao cinema e outros.

Para que você consiga economizar para quitar as dívidas em atraso é preciso que você se atenha aos gastos não essenciais neste primeiro momento.

É claro que você merece ter dinheiro para uma ida ao cinema ou para comer fora uma vez ou outra. Quando falamos em enxugar os seus gastos não essenciais estamos falando sobre ir duas ou três vezes ao cinema em um mesmo mês ou almoçar fora quando puder levar um lanche de casa.

A melhor forma de enxugar os seus gastos é buscando um equilíbrio entre o lazer e a economia.

Para quitar as dívidas saiba o que fazer com o dinheiro que sobra

dívidas

A partir do momento que você passa a cortar supérfluos e a evitar gastos desnecessários é esperado que sobre dinheiro após o pagamento de todas as suas contas rotineiras.

Com o dinheiro que sobra a melhor opção é:

Renegociar suas dívidas de modo que seja possível arcar com as parcelas do refinanciamento. Ou começar a juntar dinheiro para que possa buscar melhores opções para o quitamento das dívidas a vista.

Como evitar o endividamento

dívidas

A melhor dica para quem deseja se manter longe do endividamento é não ter ou não usar o cartão de crédito.

A praticidade do cartão de crédito nos dá a falsa impressão de que uma determinada compra não compromete o nosso orçamento quando de fato compromete.

Quando você simplesmente “passa o cartão” muitas vezes não consegue assimilar a compra com o gasto real de dinheiro, por isso, muitas são as pessoas que se assustam quando a fatura chega.

Para evitar eventuais sustos na hora de abrir a sua fatura, evite o uso do cartão de crédito. Usando-o apenas quando for estritamente necessário.

Mantenha seus pagamentos sempre que possível em dia. Essa pode parecer uma dica boba, mas muitas são as pessoas que acabam esquecendo o pagamento de uma determinada conta pelo simples fato de esquecer.

Por isso, monitore os vencimentos de suas faturas e tente pagá-las em dia. Embora possa parecer uma economia mínima, no final do ano você perceberá  que todas as multas e juros pagos por atraso fazem e muito a diferença. Adote o uso de um aplicativo para servir de lembrete e tente manter os pagamentos dentro da data de vencimento.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Saiba como quitar as suas dívidas de maneira eficiente ”

  1. […] Saiba como quitar as suas dívidas de maneira eficiente […]

  2. […] Aprenda como quitar as suas dívidas de maneira eficiente […]