Como ter foco e se tornar mais produtivo no trabalho

  • O problema da falta de foco
  • Como otimizar o seu tempo
  • Outras dicas para ser mais produtivo

Ter foco atualmente se tornou um verdadeiro dilema. Estamos surpreendentemente expostos a tantos agentes diariamente que conseguir nos concentrar em uma única atividade chega a ser um desafio. Contudo, a falta de foco pode comprometer a nossa produtividade e o nosso desempenho no trabalho.

Leia mais

Dicas para perder peso sem sofrimento e sem parar de comer

Quais os sinais do câncer de mama?

Pensando nisso separamos algumas dicas para otimizar o seu tempo, te deixar mais produtiva e com foco no que realmente importa.

A organização é o passo número um para ter mais foco

Quando falamos em foco, por definição da palavra estamos falando sobre poder ver claramente uma coisa. O primeiro passo que você precisará adotar para ser mais produtivo é ver mais claramente todas as suas atividades para poder discriminar o que fará por ordem de prioridade, mas calma, nós vamos explicar isso melhor.

Quais são as atividades importantes que você tinha para fazer hoje? Conseguiu fazer tudo? Teve tempo para você? Deixou alguma atividade para trás ou pela metade?

Bom, o começo de tudo é o cronograma de atividade. Determine em uma folha de papel no dia anterior tudo o que você precisa fazer no dia seguinte.

Nesta lista especifique o que precisa ser feito e o que precisa ser concluído no dia. Essa lista é o que vai nortear o seu dia amanhã. Lembre-se de colocar tudo o que precisa ser feito.

Determine também os horários em que cada atividade será feita. Uma dica para otimizar ainda mais o seu tempo é conhecer os momentos do dia onde você é mais produtivo.

Todos nós temos picos de produção, aproveite estes picos para atividades que demandam mais de você.

Como ser mais produtivo com a minha lista de tarefas?

Agora que você consegue visualizar mais claramente as atividades que precisa desempenhar que tal se tornar mais produtivo com a sua lista de tarefas?

Para se tornar produtivo o mais importante é o autoconhecimento logo depois da organização. Saiba quais são os seus momentos mais produtivos e coloque as atividades mais árduas neste período.

Nos momentos em que considerar que é menos produtivo (o fim do dia para a maioria das pessoas) invista nas atividades mais leves como visitar alguém ou ir ao dentista, por exemplo.

Deixe a conclusão do trabalho da faculdade para o período da manhã (horário onde a maioria das pessoas é mais produtiva, identifique o seu).

Hábitos de vida saudável também são importantes

foco

De nada adianta que você tenha uma lista de atividades que precisa realizar discriminada em uma ordem de prioridade se você não se sentir bem para realiza – lá.

É fundamental que você durma bem para ter animo e disposição durante todo o dia. Para isso preocupe-se em ter um sono reparador capaz de fazê-lo levantar revigorada. Se você acordar mais cansada do que foi dormir tente investir em estimulantes do sono. Alimentos ricos em triptofano são uma boa opção e a todo o custo evite aparelhos eletrônicos na cama, eles retardam a produção de melatonina.

A melatonina é a principal responsável pela qualidade do nosso sono.

Se você considera que a sua falta de foco pode ser resultado de um quadro de ansiedade uma opção que deve ser considerada por você entretanto é a prática do yoga.

Com apenas trinta minutos de pratica diariamente você pode ser livrar da ansiedade, além claro de ser um ótimo estimulante do nosso poder de concentração e foco, isso porque ajuda a acalmar a mente e a direcionar os nossos pensamentos.


Publicado

em

por