Alimentos ricos em sódio que você nem imagina

  • Hipertensão e o excesso de sódio
  • Formas de controlar a hipertensão
  • Alimentos ricos em sódio que você nem imagina

Um dos maiores riscos os quais estamos expostos quando exageramos na ingestão de sódio é a hipertensão. Atualmente no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde cerca de 36 milhões de brasileiros sofrem com o problema.

Apesar de ser um quadro clínico grave (visto que pode levar ao surgimento de doenças cardíacas) a hipertensão é silenciosa, desta forma fazendo com que grande parte de seus portadores desconheçam o problema.

Leia mais

Dicas para perder peso sem sofrimento

Seis dicas de limpeza doméstica

O ideal entretanto é que a medição seja feita regularmente e que você adote hábitos de vida saudáveis como o habito de correr ou caminhar diariamente.

Correr surpreendentemente pode reduzir a pressão arterial já na primeira hora de treino conseguindo mantê-la estabilizada por até 24h. Inegavelmente quando você adota o hábito de correr regularmente conseguirá controlá-la ainda melhor.

Outra forma de controlar a pressão alta é perdendo peso e controlando o sal. Para tanto, no caso do sal é preciso diminuir o seu uso nos preparos em casa e evitar o consumo de enlatados e ultraprocessados. Evite consumir conservas que também contém altos índices de sódio. Prefira as opções cozidas e conservadas no vapor.

Contudo, alguns alimentos são ricos em sódio e provavelmente você nem desconfia deles e acaba consumindo-os diariamente.

Pão de forma

Provavelmente você deve imaginar que cortar o pão francês e investir em pão de forma rico em grãos e cereais integrais seja uma opção acertada para a sua saúde. Entretanto, não ignorando os benefícios que o pão multicereais traz ao nosso corpo ele riquíssimo em sódio. Em média duas fatias contém cerca de 250 mg de sódio.

Ketchup

Você não dispensa aquele sachezinho de ketchup para acompanhar o seu lanche ou pipoca? Além de rico em sal, o ketchup ainda possui corantes e aromatizantes artificiais e conservantes.

Queijo

O queijo é outro vilão que provavelmente você está ignorando na sua alimentação. Ele realmente te cara de bom moço e traz também benefícios ao nosso corpo. Contudo o seu consumo precisa ser moderado, principalmente as versões processadas. Uma fatia de queijo tem em média 1/5 da quantidade recomendada de sódio para todo o dia.

Presunto

Muitas vezes amigo inseparável do queijo e ator principal no misto quente, uma fatia de presunto possui mais de 200 mg. Uma opção é diminuir as porções tentando equilibrar o seu consumo com os outros alimentos que você ingere diariamente.

Biscoito de maisena

Sim, as famosas bolachas do pavê também entraram na nossa lista. Embora unitariamente não sejam consideradas vilãs como o presunto por exemplo. Cada 100 gramas da guloseima, fornece para você cerca de 300 mg de sódio a variar pela marca.

Para consumir 100 gramas você precisa ingerir em média apenas 15 bolachas.

Shoyo

sódio

O famoso molho japonês talvez seja um dos alimentos mais ricos em sódio, de acordo com a ABH (Associação Brasileira de Hipertensão) cada 100 ml’s de shoyo possui cerca de 5000 mg de sódio.

Embora não aparente ser um vilão o ideal é minimizar ao máximo o seu consumo.

Dicas para diminuir a ingestão de sódio

sódio

Nos dias atuais até mesmo por questões de praticidade dificilmente conseguiremos cortar o consumo de alimentos industrializados, o que seria ideal. Mas como nem sempre o ideal é o praticável uma dica é estar sempre atento aos rótulos dos produtos que você vai adquirir.

A informação sobre o sódio presente vem discriminado na tabela “Informação Nutricional” habitualmente no verso das embalagens com a relação da quantidade presente e quanto ele representa nas doses diárias recomendadas.

Evite alimentos com percentual superior a 2% da ingestão recomendada de sódio diário. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a dose indicada de sódio para ingestão é de 2 gramas de sódio ou 5 gramas de sal.

Comentários

Uma resposta para “Alimentos ricos em sódio que você nem imagina”

  1. […] Alimentos ricos em sódio que você nem imagina […]