Tudo o que você precisa saber sobre o coletor menstrual

  • Quando surgiu o coletor menstrual?
  • Como usar
  • Dicas de higienização

Qual a sua sincera opinião sobre o coletor menstrual? Certamente você já deve ter ouvido falar deste objeto no últimos meses. Surpreendentemente este coletor ganhou notoriedade nos últimos tempos, provando mais uma vez que a moda é atemporal.

Leia mais

Como você pode se blindar de doenças respiratórias

4 indícios que mostram que você pode estar com depressão

Embora seja adorado por quem utiliza. O produto ainda é visto com ressalvas e também tabus, mas muito fundamentado pelo desconhecimento.

Coletor menstrual não é novidade

O primeiro tabu muito difundido é que o coletor menstrual é uma novidade. Isso não é verdade. Sendo uma invenção norte americana de Leona Chalmers. O coletor é originário da década de 30, ou seja, não é nada atual e/ou super moderno.

Embora o seu funcionamento seja visto como inovador (se comparado ao absorvente). ele não é atual. O coletor é, ao contrário deste primeiro,que atua absorvendo o fluxo sanguíneo, o coletor ele coleta, ou seja armazena.

O absorvente tem um tempo de vida menor e causa impactos ambientais severos. (Você deve trocar o absorvente a cada no máximo seis horas. O coletor é possível ser utilizado por até 12h). O coletor menstrual por sua vez permite que seja ainda reutilizado.

O que afasta as mulheres do uso do coletor

Embora seja considerado mais benéfico para o meio ambiente, o coletor é mal visto dentre outros motivos pelo fato de ser interno, ter um período de uso maior, (o que pode causar a impressão de sujeira) dentre outras razões.

Que tal tirar o tabu e quebrar alguns mitos envolvidos no seu uso? Vamos lá?

O fato de ser interno

A primeira dúvida que pode surgir é o fato do coletor ser interno, o que pode causar uma certa resistência por parte de moças ou mulheres que não tiveram relações sexuais. Sendo este um receito, fundamentado na ideia de que o hímen pode se romper ao utilizá-lo.

Mesmo que você nunca tenha tido relações sexuais,  pode usar o coletor, só é preciso cuidado para introduzi-lo e claro, uma boa conversa com o seu ginecologista.

O ideal é que mesmo que você já tenha tido relações, o uso seja orientado por um profissional habilitado, de sua confiança

Tempo de uso

Por tem um tempo de uso maior que o absorvente, muitas mulheres ficam em dúvida sobre a segurança e a higiene deste material.

Embora ele colete o fluxo menstrual por até 12h, o sangue não entra em contato com bactérias ou agentes externos o que impossibilita que hajam infecções ou qualquer outro tipo de adversidade, relacionada com o tempo de utilização.

Como higienizar?

coletor menstrual

Durante o uso, no período fértil, a higienização é básica e simples, basta que você lave o coletor com água e sabonete neutro para voltar a utilizá-lo.

No caso de ter de higienizar o seu coletor em locais públicos, não há problemas, veja, basta que você esvazie o coletor diretamente no vaso sanitário e aplique lenços umedecidos para depois finalizar a limpeza na pia.

Para o mês seguinte o indicado é que você ferva o coletor limpo antes de guardá-lo, sendo esta uma medida de segurança.

Dificuldades para colocar o coletor

coletor menstrual

Uma dúvida que sempre acaba surgindo é a dificuldade de introduzir o coletor. Para facilitar a introdução é possível que você utilize lubrificantes. A única ressalva aqui é que sejam a base de água, desta forma o seu coletor menstrual durará muito mais.

Lembre-se: o uso do coletor não deve causar dor, em caso de qualquer eventual desconforto com a sua utilização, suspenda o uso e procure orientação de um médico profissional de sua confiança.

Embora não seja algo habitual de acontecer, é sempre importante, como destacamos, a orientação de um profissional para todo e qualquer procedimento realizado em nosso corpo.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Tudo o que você precisa saber sobre o coletor menstrual

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - BrunaEm: setembro 26, 2018 | Em Saúde  | Tags: , , , ,  

2 respostas para “Tudo o que você precisa saber sobre o coletor menstrual”

  1. […] Tudo o que você precisa saber sobre coletor menstrual […]

  2. […] Tudo o que você precisa saber sobre coletor menstrual […]