Tudo o que você precisa saber sobre jejum intermitente

  • O que é o jejum intermitente?
  • Como fazer?
  • O que fazer para que o JI dê certo?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do jejum intermitente. Essa forma de dieta tem ganhado popularidade e adeptos antes mesmo que se tenha comprovado sua eficácia.

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre coletor menstrual

O que fazer para o seu cachorro não fazer xixi dentro de casa

Você até então tem se esforçado para emagrecer? Comendo de três em três horas alimentos saudáveis e nutritivos? E se te falássemos que você teria de consumir alimentos ricos em gorduras e ter direito a apenas duas refeições por dia?

Loucura? Essa é a proposta do jejum. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa nova dieta e tudo o que você precisa saber para conseguir emagrecer por meio dela.

O que é jejum intermitente?

jejum intermitente

O jejum intermitente, ou JI, surgiu de estudos da Universidade da Califórnia e vai contra tudo o que conhecemos sobre nutrição até então. A famosa alimentação de três em três horas cai por terra para adeptos do JI. Uma vez que eles acabam fazendo apenas duas refeições por dia.

O jejum nada mais é em termos práticos do que períodos de jejum com períodos de alimentação regular. Vamos explicar isso melhor com um exemplo prático:

Por exemplo, há uma modalidade de jejum onde o praticante fica cerca de 16 horas sem ingerir nenhum tipo de alimento. Passado esse tempo ele tem um período de 8 horas para fazer suas refeições de maneira saudável. Este é o famoso modo 16/8, dezesseis por oito.

O jejum intermitente é basicamente isso. Períodos de escassez de alimento com períodos de alimentação regular.

Você deve estar se perguntando se pode se beneficiar com a pratica do jejum. O mais indicado é que você passe por uma avaliação de um profissional habilitado para que sejam vistas suas condições físicas.

Gestantes e lactantes não podem fazer o jejum intermitente a menos que sejam estritamente autorizadas por um médico especializado. Essa restrição acontece porque tanto gestantes quanto lactantes necessitam de nutrientes “extras” por assim dizer.

Agora que você já sabe o que vem a ser o JI, separamos algumas dicas para que você tenha êxito ao praticar.

Tenha uma alimentação saudável

jejum intermitente

O mais indicado para quem deseja começar o jejum intermitente é que a alimentação seja saudável.

Por saudável, é indicado que antes de começar de fato o futuro praticante corte o consumo de alimentos industrializados e ultra processados. Em outras palavras, alimentos nutricionalmente pobres devem ser cortados. Você deve progressivamente fazer a ingestão de alimentos ricos em proteínas de boa qualidade e gorduras.

Ter uma alimentação desregrada e extremamente industrializada pode dificultar e muito o início do JI. Isso porque o seu corpo não está acostumado e alimentos extremamente processados e/ou industrializados aumentam a fome, o que dificulta o período de jejum.

Vale lembrar que durante todo o período em que você está adepto do jejum intermitente você não deve fazer a ingestão de carboidratos refinados e ou complexos.

Hidratação é um dos segredos dos que conseguiram

jejum intermitente

Conseguir manter o jejum não é uma tarefa fácil, ainda mais para quem está começando agora. Um aliado nesse processo com certeza é a ingestão de líquidos que é totalmente permitida até mesmo durante o período de jejum. Entretanto, atenção! As bebidas permitidas devem ser sem açúcar algum.

A hidratação ajuda a manter-se saciado.

Tenha metas realistas

Metas realistas ajudam a manter o foco e a resistir às tentações. Por metas realistas estamos falando de perda de peso gradativa e saudável.

Se você colocar como metas uma perda de peso muito grande em um curto período de tempo, certamente você acabará frustrado e isso acabará te desanimando e o pior ainda, poderá fazer com que você desconte sua frustração na comida.

Compensação alimentar

Por falar em descontar na alimentação, não use os seus períodos de alimentação regular para compensar o tempo que você fica sem se alimentar. Os períodos de alimentação regular devem ser baseados na ingestão de alimentos saudáveis, ricos gorduras e proteínas.