Pular corda: Conheça benefícios dessa prática e comece hoje mesmo

  • Pular corda: uma brincadeira de criança
  • Pular emagrece?
  • Outros benefícios

Pular corda sempre foi uma brincadeira de criança. Mas com o avanço tecnológicos e os aparatos que damos aos nós nossos pequenos, eles estão cada vez mais distantes desta antiga brincadeira.

Por sua vez, o ato de pular corda vem ganhando adeptos entre os adultos, principalmente nas academias. Mas você sabe por que?

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre coletor menstrual

Netflix: Seis filmes que você deveria assistir hoje mesmo

Além da perda de peso, que é um dos principais benefícios que o pular corda apresenta e isso é o que vem fazendo a sua fama. Este simples exercício apresenta inúmeros outros benefícios que separamos especialmente para você. Benefícios estes que sem dúvida te farão começar a praticar hoje mesmo.

Precauções

Antes de começarmos a falar excepcionalmente dos benefícios que pular corda trará a você falaremos das precações. É preciso a adoção de alguns cuidados.

O primeiro de tudo: antes de mais nada respeite os limites impostos pelo seu próprio corpo. Claro que quanto mais você pular mais rápido poderá alcançar os seus objetivos, mas do que adianta alcançar os seus objetivos e comprometer a sua saúde? Ou se machucar?

Então, no começo os seus treinos pulando corda talvez não sejam dos mais extensos. Talvez você consiga pular cerca de 10 minutos no máximo (a menos que você já tenha um preparo físico de alguma outra atividade que você pratique) talvez nem isso. Mas progressivamente poderá aumentar este tempo.

Tenha um tênis apropriado. Além de ser um exercício de alta intensidade, o pular corda exercida muito as articulações, para tanto um tênis com amortecedor é fundamental para os treinos. Mesmo que você esteja praticando em casa tenha esse cuidado e não pule em hipótese alguma descalço ou com tênis não próprio para o exercício.

Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter, que tal conhecer os benefícios?

Ganho de tônus muscular é um dos benefícios de pular corda

Pular corda trabalha todo o corpo, ao contrário de exercícios específicos para algumas regiões do corpo, como por exemplo, abdominal que trabalha a região do abdômen ou do treino de glúteo que trabalha o bumbum.

Quando você está pulando corda, o seu corpo está todo sendo trabalhado igualmente. Com o ato de pular você estará trabalhando pernas e glúteos, com o bater a corda, braços também serão concomitantemente trabalhados.

Coordenação motora

pular corda

Pular corda exige coordenação motora. Veja, quando a corda bate no chão você precisa pular no momento exato, ou seja, movimento coordenado.

Pessoas desastradas podem usar a prática da corda para melhorar sua coordenação. A boa coordenação motora é fundamental para atividades minimalistas como pintura por exemplo.

Resultados no curto prazo

pular corda

Esse sem dúvida é um dos melhores benefícios que a prática pode trazer aos seus adeptos.

Pular corda é considerado um exercício de alta intensidade, ou seja, os gastos são maiores do que os de outra atividade se comparados com o mesmo período de tempo. Por exemplo: meia hora pulando corda corresponde ao gasto de 350 calorias, enquanto outras atividades de menor impacto gastariam cerca de 250 calorias.

Melhora da saúde cardiovascular

pular corda

Pular corda foi considerado o melhor exercício para melhorar a saúde cardiovascular. Você poderá perceber, no início praticar o ato de pular te deixará exausto e com a respiração ofegante logo nos primeiros minutos. Seu treino não renderá como o esperado.

Com o passar do tempo e com a prática constante você terá um condicionamento melhor e se sentirá ofegante depois de passado um tempo maior de prática.

Corresponde ao sistema cardiovascular o coração, as veias e as artérias.

Esse controle sobre o tempo praticado também é outro benefício indireto que você terá ao estar pulando corda. Você pode controlar totalmente a sua evolução.

No começo, o tempo pulando será pequeno e isso é absolutamente normal. Mas progressivamente e com insistência esse tempo aumentará progressivamente.