Queda capilar: quantos fios é normal cair durante a lavagem?

Os cabelos sem dúvida são um dos principais motivos que podem elevar a nossa auto estima ou mina-lá de uma vez.

Para as mulheres, talvez mais do que para os homens, o cabelo tem uma grande importância no processo de achar-se e sentir-se bonita. Contudo, os homens também procuram cada vez mais métodos de tratamento para o cabelo e para evitar e ou tratar a queda capilar.

A queda capilar tem sido um problema que acomete tantos homens como mulheres. Sendo mais comum antes dos 50 anos de idade. Mas podendo aparecer também depois desta idade.

Leia mais

Cactínea: usos, benefícios e como tomar este poderosos emagrecedor

Dicas para a depilação íntima não ser um bicho de sete cabeças

Para as mulheres o problema é mais incomodo e a busca por auxílio especializado é maior. Entretanto homens estão cada vez mais buscando esse tipo de ajuda médica especializada. A queda capilar é mais comum do que parece. Embora não possa parecer é preciso estar atento porque pode esconder um problema sério.

Queda de cabelo

queda capilar

As principais causas da queda de cabelo tanto em homens e mulheres mais costumeiramente costumam ser por desregulações hormonais, a presença de doenças e falta de vitaminas e minerais.

A má alimentação, justificada pelos hábitos de vida modernos é um dos principais fatores que podem desencadear a queda de cabelo sem nenhum fator patológico. Em outras palavras, a falta de vitaminas e mineiras pode desencadear queda de cabelo. Isso sem que você esteja doente.

O consumo de alimentos excessivamente processados é um agravante. Quando ingerimos alimentos industrializados, boa parte do seu valor nutricional foi perdido. Estamos ingerindo o que os mais radicais chamam de “não alimento”.

Mesmo pessoas que seguem um cronograma alimentar severo, balanceado e rico podem sofrer com a falta de vitaminas e minerais do complexo B, ferro, zinco e boas proteínas.

Veganos e vegetarianos são um grupo de risco para a alopecia, uma vez que o seu consumo de vitamaninas do complexo B e proteínas pode ser comprometido de modo seríssimo.

Além das faltas nutricionais há outros tipos de alopecia, motivos pelos quais o seu cabelo pode estar caindo.

Alopecia de tração, ou queda capilar por atração

queda capilar

A alopecia de tração com certeza é uma das mais comuns e menos conhecidas. Esse tipo de queda capilar se dá pela força exercida sobre os cabelos. Basicamente a alopecia de tração é resultado dos puxões fortes. Puxões estes que as pessoas acabam fazendo em seus cabelos, o que resulta em desprendimento do fio.

Apesar de afetar a autoestima, esse tipo de queda pode ainda causar lesões ao couro cabeludo, expondo-o a bactérias e infecções.

Alopecia androgenética

queda capilar

A alopecia androgenética é o tipo mais comum de patologia que pode ocasionar na queda das  madeixas. Cerca de 70% dos homens e pouco mais de 40% das mulheres serão diagnosticadas com esse tipo de queda.

A alopecia androgenética ocorre quando uma enzima denominada de alfa reductase reage com a testosterona. Formando com isso uma “supertestosterona” a chamada hidrotestosterona. O indivíduo tornando-se sensível a essa mistura acaba sofrendo com a queda de seus cabelos.

Adentramos um pouco sobre o problema da queda de cabelo. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: quantos fios de cabelo é comum cair durante a lavagem?

Queda durante a lavagem dos fios

queda capilar

Começamos este post com uma pergunta emblemática. Quantos fios é normal cair durante a lavagem? A resposta é simples. Vamos lá!

Se você tem um cuidado com suas madeixas, lavando-as diariamente, é comum e esperado que a quantidade de fios que venha a cair não seja superior a 150 fios.

Entretanto é preciso destacar que lavar pouco o cabelo pode ocasionar a impressão de queda acentuada.

O momento principal em que os nossos cabelos caem é durante o banho, no enxague. Muitos dias sem enxaguá-lo pode resultar em um assustador tufo de cabelo, isso porque estes ficaram acumulados nos dias em que o seu cabelo não fora lavado. Em situações assim é possível que caiam de 300 a 600 fios.

Comentários

Uma resposta para “Queda capilar: quantos fios é normal cair durante a lavagem?”

  1. […] Quantos fios é normal cair durante a lavagem? […]