Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse

  • Por que temos cólica menstrual?
  • Em qual idade sentimos mais cólica? Existe isso?
  • Chá que podem te ajudar

O período chamado de período fértil da mulher pode ser extremamente estressante e desgastante. E olha que nem estamos falando aqui da TPM (Tensão Pré-Menstrual) que afinal, por si só já é lá uma situação completamente terrível. Estamos falando aqui da cólica menstrual.

Leia mais

Quantos fios é normal cair durante a lavagem?

Cactínea: uso, benefícios e como tomar este poderoso emagrecedor

Cerca de 25% das mulheres não sentem esse desconforto durante o ciclo menstrual, contudo quase 19% sentem dores muito fortes que acabam gerando um desconforto em todo o corpo.

Mas afinal por que temos cólica menstrual?

cólica menstrual

A responsável por esse fenômeno é a prostaglandina. A prostaglandina é  responsável por várias funções metabólicas, atuando similarmente aos hormônios, entretanto, ela não atua na corrente sanguínea, mas apenas nas células que a produziram e nas células próximas.

Praticamente todas as nossas células produzem esta substância familiarmente própria para lidar com infecções ou tecidos lesionados. No caso do ciclo menstrual a prostaglandina é liberada pelo útero quando este descama e começa a formar a menstruação.

A prostaglandina faz o útero se contrair a fim de que elimine mais rapidamente o sangue presente nele. Em outras palavras, sem a atuação desta substância nosso ciclo menstrual demoraria mais a findar-se, afinal não haveria contração

Estrogênio e progesterona no ciclo menstrual

cólica menstrual

Quando estamos falando de menstruação dois hormônios desempenham papel fundamental. No início do ciclo o hormônio mais presente é o estrogênio, responsável por alterações de cunho emocional. É por isso que no início as dores não são tão presentes.

Após a ovulação o estrogênio cai e desta forma a progesterona assume o controle. A progesterona é responsável por mudanças sobretudo fisiológicas.

Há períodos em que a mulher pode sentir mais cólica?

cólica menstrual

Essa pode parecer uma pergunta descabida, porém realmente pode haver variáveis. É mais comum que a cólica menstrual atinja mais fortemente jovens e adolescentes e isso é fácil de entender.

O útero nesta fase é menor e o local por onde a menstruação é expelida também é pequeno, fazendo com que as contrações sejam mais fortes para conseguir expeli-la.

No caso das mulheres maduras, o que acaba as cometendo mais são as mudanças acima de tudo emocionais.

Remédios caseiros podem minimizar as cólicas que você sente

cólica menstrual

Ainda não se sabe porque algumas mulheres simplesmente não apresentam cólicas ou ainda as mudanças emocionais e temperamentais da TPM, mas caso você não seja uma destas mulheres de sorte, alguns chá podem te ajudar a passar por este período sem tanto desconforto.

Chás podem ser bons aliados

Os melhores chás para este período são os chá com propriedades analgésicas e antiespasmódicas. Antiespasmódicos são substâncias capazes de diminuir os espasmos musculares, ou atenuá-los.

Chá de orégano para alívio no primeiro dia

O chá de orégano pode ser tomado ao primeiro sinal de que você terá cólica menstrual. Além de possuir ação analgésica, apresenta propriedades medicinais diuréticas, ajudando a eliminar toxinas do corpo. Ótimo aliado se você retêm líquidos.

Para este chá você vai precisar de 4 colheres de chá de orégano e 400 ml de água. Ferva primeiramente a água e adicione o orégano mantendo a panela abafada. Tome ao menos três vezes ao dia sem adoçar.

O açúcar durante os ciclo menstrual pode agravar os seus sintomas.

Chá de alfavaca

A alfavaca também conhecida como manjericão de folha larga ou cheiroso é originária da Ásia e África e atua como um relaxante e antiespasmódico.

Atenção, o chá de alfavaca deve ser tomado de 6 em 6 horas, uma xícara de 200 ml.

Para fazê-lo você pode ferver juntamente 500 ml de água e 1 colher sopa de alfavaca. Assim como o chá de orégano, não adoce.

Chá de erva-doce e camomila, mix tranquilizante

A erva-doce e a camomila são conhecidíssimas por serem calmantes naturais. Ingeridas no período menstrual atuam ainda também como antiespasmódicos.

Prefira para este chá flores frescas tanto de camomila quanto de erva-doce, mas caso tenha em mãos apenas as folhas secas, não deixe de fazê-lo por isso.

Tudo o que você vai precisar é de 1 colher de sopa de cada uma destas ervas, e uma xícara de água. Como o chá de alfavaca, a erva-doce e a camomila podem ser fervidas juntas com a água. Deixe descansar por 15 minutos, coe e beba. Não é indicado beber mais do que três xícaras por suas propriedades calmantes.

 

Comentários

3 respostas para “Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse”

  1. […] Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse […]

  2. […] Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse […]

  3. […] Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse […]