A vida sexual e terceira idade: dicas essenciais

  • Diferenças entre homens e mulheres em relação ao sexo
  • Hábitos que prejudicam a prática sexual na terceira idade
  • Alimentação pode ajudar

Quase todo mundo gosta de sexo. Sabemos o quão ele pode ser bom (para quem gosta da prática) e quão benéfico ele pode ser.

Se você é destas pessoas que gostam do ato sexual como forma de prazer, já deve saber que o sexo tem fama de reanimar, renovar as energias e revigorar.

Leia mais

Frutas brasileiríssimas que dão um show de nutrição

Como perder peso sem dietas malucas?

Com estes benefícios por que parar de fazer sexo com o passar dos anos? Sexo é responsável por proporcionar prazer. Saiba como desfrutar disso na melhor idade.

Nós do Arteblog reunimos aqui algumas dicas que farão com que você não tenha problemas quanto a fazer sexo na terceira idade. São questões simples que vão minando o nosso interesse mas que são facéis de serem resolvidas se você parar para pensar.

Por que sexo na terceira idade é importante?

sexo

A população tem vivido mais, dado os benefícios que o ato sexual proporciona deve-se estender a todos que se sintam à vontade em praticá-lo. A emblemática é que muitas vezes não nos sentimos a vontade. E isso se dá por conta de disfunções hormonais que acabam provocando desconforto, falaremos disso mais abaixo.

É de conhecimento que estamos vivendo mais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1940, as pessoas viviam em média até os 45 anos. Hoje, cerca de setenta anos depois, em 2016, a estimativa de vida chegou aos 75,8 anos. Ganhamos praticamente trinta anos a mais. Mas o que fazer com esse tempo? E por que excluir o sexo e muitas vezes os relacionamentos afetivos-sexual de nossa vida?

Segundo pesquisas realizadas pessoas idosas que mantém a vida sexual ativa e relacionamentos afetivos tem melhor qualidade de vida do que aqueles que acabam se privando deste prazer.

Entendemos que há inúmeras mudanças significativas com o nosso corpo e a nossa psique ao longo dos anos. Mas com algumas dicas é possível sim manter toda a sua sexualidade em alta.

Antes de começarmos é necessário deixarmos claros uma coisa.

Mulher x Homem

idoso, mulher, homem, sexo

As diferenças de comportamento com o passar dos anos entre os homens e as mulheres em relação ao sexo são notórias mas isso se deve principalmente a diferenças hormonais.

Nove em cada dez homens são interessados em sexo na terceira idade, independente da prática ou não do ato sexual. Quando pensamos em mulheres não temos mais do que 50% de interessadas. No caso dos homens com o passar dos logo após os 40 eles perdem 1% de testosterona ao ano.

No caso das mulheres logo após os 40 anos há uma queda de estrógeno assustadora e a partir dos 45 o corpo para de produzir.

A falta de níveis saudáveis de estrógeno atrapalha lubrificação sexual, o que pode acabar gerando dor durante a prática, o que afasta muitas mulheres da hora H.

Uma opção é a reposição de estrógeno.

Evite cobranças

idosos, sexo, vida saudável

Algo que pode ajudar e muito na manutenção da vida sexual ao longo dos anos é evitar a cobrança. Mesmo quando estamos muito bem de saúde com o envelhecimento o ritmo diminui, a quantidade também. Mas isso não significa que a qualidade acabe sendo prejudicada, pelo contrário, os parceiros se conhecem e possuem intimidade.

É preciso ter consciência que tesão não tem haver apenas com o corpo mas como a ligação e a intimidade do casal.

Dieta e hábitos saudáveis contribuem para o sexo

dieta para o sexo

Outra coisa que pode contribuir para que a sua vida sexual seja ativa e proveitosa é manter hábitos de vida saudáveis. Dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos, o não uso do tabaco ou do abuso de bebidas alcoólicas. Estas práticas, podem contribuir para o aparecimento de doenças que prejudicam a sua libido.

Comentários

3 respostas para “A vida sexual e terceira idade: dicas essenciais”

  1. […] A vida sexual e terceira idade: dicas essenciais […]

  2. […] A vida sexual na terceira idade: dicas essenciais […]

  3. […] A vida sexual e terceira idade: dicas essenciais […]