As frutas brasileiras que dão um show em nutrição

  • Frutas que fazem bem para a saúde;
  • Frutas que funcionam como remédios;
  • Frutas nutritivas.

As frutas brasileiras, típicas, tradicionais e que você deve ter aí mesmo na sua casa são mais do que incríveis quando o assunto é nutrição.

A combinação do nosso solo altamente heterogêneo com o nosso clima tropical é verdadeiramente uma grande bomba de nutrição, vida e saúde para quem quer plantar, colher e comer muito bem.

Para você ter ideia, só o território do Brasil abriga mais de 20% de todas as espécies que existem no planeta, sendo considerado um dos 20 países mais diversos que temos no mundo.

E se o assunto for comer boas frutas, saiba: algumas das mais nutritivas e mais interessantes para a nossa saúde são dessas que são bem fáceis de plantar e que logo começam a dar seus excelentes frutos.

O rei das nossas frutas: açaí

A lenda da criação do açaí é uma das mais bonitas da nossa cultura: Tupã, a divindade maior da cultura indígena. Segundo o mito, Tupã deu o açaí aos índios porque a tribo vivia em escassez de comidas e a fruta, altamente nutritiva, foi dada pelo deus para que a fome acabasse e seus filhos vivessem bem.

Fora da lenda, hoje em dia a fruta é uma das mais incríveis quando o assunto é a quantidade de minerais, cálcio, vitaminas do complexo B e ainda conta com uma grande quantidade de gorduras boas, aquelas poli-insaturadas que dão a consistência de um creme ao fruto – e que são maravilhosas para combater inflamações.

Caju

Tanto a deliciosa castanha – que, na verdade, é o verdadeiro fruto do cajueiro – quanto o pedúnculo – que é o caju em si – são formas deliciosas de saborear essa peculiaridade brasileira altamente nutritiva.

Na castanha do cajueiro encontramos as gorduras do bem e na polpa encontramos uma grande massa de ricas fibras que podem ser mais do que sensacionais para regular fluxo do intestino.

Além das fibras, você também recebe um punhado de minerais, ferro, vitaminas C e B. E se você achou pouco, segura aí: no caju você também encontra taninos e carotenoides que tem a função antioxidante.

Cupuaçu

Uma das frutas que ultrapassaram as fronteiras do nosso país e conquistaram até mesmo o Japão foi o cupuaçu. Ele é uma mistura incrível de acidez leve e nutrientes importantes, como potássio, ferro, vitamina C e doses cavalares de selênio, que foram um combo maravilhoso de coisas boas para nosso corpo.

E se você acha que só a polpa é importante, não poderia estar mais enganado. Nas sementes se encontra uma gordura branca que pode ser muito parecida com o cacau, o que fez que rodasse o mundo testando os paladares mais exigentes.

Erva-mate

A erva de todos os dias de muitos brasileiros guarda em seu interior surpresas maravilhosas, como a quantidade de saponinas que ele oferta. Ainda que não seja tão desejado quanto o chá-verde, saiba: ele pode ser tão rico quanto seu amigo oriental.

A erva-mate também é muito rica em compostos fenólicos, o que são incríveis para fazer o controle de taxas de colesterol e ainda são os melhores amigos das suas células, já que também tem efeito antioxidante, o que defendem nosso corpo dos radicais livres.

Goiaba

O doce que tem a cara do nosso país e que tem origem na goiaba faz parte de dezenas de receitas populares do nosso Brasil.

E versátil como as receitas com a goiabada cascão são as formas que encontramos a goiaba, seja branca ou vermelha. A vermelha, ela tem uma grande quantidade de licopeno, o que pode ser incrível para evitar câncer.

E para quem adora a de polpa branca, experimente qualquer dia acrescentar pedaços da fruta em um bom molho de carne. É um sabor adocicado e sensacional para o seu paladar.

Jabuticaba

Só quem já pegou uma jabuticaba direto do pé sabe o quanto é lindo olhar para o tronco forrado das pequenas bolinhas pretas que já denunciam pela cor a grande quantidade de antocianina presente na fruta. Essa substância é absolutamente incrível como antioxidante.

E a polpa, bem branca, levemente azeda, é muito rica em vitaminas, minerais e fibras. Seu extrato, inclusive, pode ser uma ferramenta muito importante para regular nossas funções metabólicas, sendo utilizada mesmo como remédio.

Maracujá

Uma das frutas mais pedidas para sucos, sobremesas, geleias e figurando até mesmo em docinhos tradicionais de festas infantis, o maracujá é versátil para além disso tudo. Como é muito rico em carotenoides, ele funciona como um grande guardião da nossa visão.

A sua polpa também é muito rica em pectina, o que faz um excelente trabalho cuidando dos níveis de açúcar do nosso corpo, sendo um grande amigo de quem sofre com diabetes e outras doenças metabólicas que podem fazer com que o acúmulo de açúcar se dê.

E para quem adora um bom suco de maracujá para acalmar os ânimos, é bom saber que essa ação tão incrível é oriunda da passiflora que é encontrada em grande quantidade no fruto.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 3

As frutas brasileiras que dão um show em nutrição

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “As frutas brasileiras que dão um show em nutrição”

  1. […] Frutas brasileiríssimas que dão um show de nutrição […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *