Como driblar o sono durante o trabalho

  • Energéticos naturais para combater o sono;
  • Tratamentos naturais para sono excessivo;
  • Remédios naturais para combater o sono.

O sono excessivo é um problema e sempre um sintoma de que algo na rotina não vai bem.

Saiba mais

A vida sexual e terceira idade: dicas essenciais

Como perder peso sem fazer dietas extremas

Seja por hábitos de descanso que não condizem com o estilo de vida – tal como ter uma agenda muito apertada de trabalho e descansar pouco – ou mesmo por dificuldades de conciliar rotina e trabalho.

O fato é que a cada vez que o ciclo entre vigília e sono sofre alguma alteração, ele demora ainda um tempo para se restabelecer, o que pode trazer sérias dificuldades para a pessoa que está afetada. E é bem nessa hora que os remédios naturais podem dar uma força para nos ajudar os ciclos de vigília que virão cheios de sonolência.

Confira a seguir como fugir dos energéticos sintéticos e aposte em linhas naturais de instrumentos para driblar o sono excessivo 😀

Coma alimentos mais estimulantes e drible o sono

Aposte em alimentos ricos em cafeina, que são ótimas opções ao energético sintético, tais como:

  • Um café expresso duplo, bem forte;
  • Suco de guaraná ou guaraná em pó para dar uma sacudida, associado a outra bebida energética;
  • Açaí na tigela, carregado com pó de guaraná;
  • Chocolate ao leite, de preferência com mais cacau;
  • Chá forte de gengibre – ou gengibre em pó para turbinar o açaí com pó de guaraná.

Todos esses alimentos e suplementos são ricos em cafeína, que é considerada muito energética. Ela é capaz de aumentar não só a nossa disposição, mas acelera também os batimentos cardíaco e aumenta a circulação sanguínea, o que, por si só, já capaz de tirar o sono.

No entanto, é sempre bom ir aos poucos normalizando esse uso, tão logo o ciclo de vigília e sono se normalize. A importância de fazer esse detox da cafeína deve ser levada em conta, porque o uso frequente pode aumentar a predisposição às doenças cardíacas.

Um cochilo rápido pode salvar o dia

Se você não dá conta nunca de dormir o suficiente à noite, é bem importante aproveitar qualquer tempinho livre para tirar um cochilo. Por mais rápido que seja, você consegue com alguns minutos de um sono leve já recuperar um pouco das energias para encarar o resto do dia.

E se o seu caso é o de trabalho por turnos, não poupe espaço: durma sempre que for possível, ainda que os intervalos sejam bem curtos. Isso mantém essa máquina esplêndida que é o nosso cérebro funcionando enquanto o corpo também aproveita a folga rápida.

Construa bons hábitos para o seu sono ser de qualidade

Para que você tenha um sono verdadeiramente restaurador, é necessário criar hábitos para que o corpo entenda que é hora de descansar e para que o corpo também entenda que existem horas adequadas para que a sonolência comece a aparecer.

Um bom hábito de sono é sempre dormir pelo menos oito horas todas as noites, que sempre durma no mesmo horário e que também levante no mesmo horário. Essa rotina sempre informa ao nosso corpo que existem períodos de descanso e que também existem os períodos de atividade, em que sua energia será requisitada.

Para construir isso, aqui segue uma lista de dicas dos especialistas para fazer uma bela higiene mental e preparar o corpo para dormir.

  • Evite sempre que possível o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos duas horas antes da programada para dormir. Se isso for inevitável, instale em seu telefone celular, computador ou tablet aplicativos que filtrem a luz azul que essas telas costumam emanar, pois ela tem a função de nos deixar despertos e atentos;
  • Se sono combina com silêncio, ter um ambiente que propicie isso é mais do que essencial. Mas se isso ainda for uma missão impossível para você, compre tapa-ouvido especial para natação e sempre o use antes de dormir. Como é feito de espuma bem confortável, é fácil de inseri-lo e totalmente seguro para utilizá-lo;
  • Se você tem dificuldade para pegar no sono, verifique se você não está se alimentando antes de ir para cama. Por causa da posição em que deitamos a digestão se torna mais lenta. Assim, para evitar o peso no estômago que aparece com isso, nada de comer pelo menos uma hora antes de deitar para dormir;
  • Faça uma higiene mental antes de dormir. Vale ouvir uma música, meditar ou realizar tarefas simples, como massagear os pés ou passar um creme pelo corpo. Isso vai fazer com que o seu corpo entenda que sempre que você realizar uma atividade assim chegou a hora de dormir.

Se mesmo diante dessas dicas todas que você executar o sono ainda aparecer durante o dia, é bem importante procurar um médico especialista do sono. Alguma questão ou outra, seja de respiração ou hormonal pode estar afetando sua qualidade de vida e aí a ajuda dele é imprescindível.

Comentários

Uma resposta para “Como driblar o sono durante o trabalho”

  1. […] Como driblar o sono durante o trabalho? Nós te ajudamos! […]