Como perder peso sem fazer dietas extremas

  • Como emagrecer de forma saudável;
  • Como emagrecer sem dieta;
  • Como perder peso sem dieta.

Problemas com o peso: essa é uma questão que pode render assunto por dias, horas, semanas, anos. Tanto por envolver questões de saúde como também assuntos que estão ligados a auto-estima, sociabilidade e, sobretudo, com as doenças que são decorrentes do excesso de peso e das suas relações com o nosso corpo.

Saiba mais

5 plantas que podem te curar: saiba como usar cada uma

Por que consumir orgânicos? 5 motivos para colocá-los no seu prato

Em virtude de toda a problemática que essa discussão gera, não faltam, todos os dias, notícias peculiares envolvendo descobertas interessantíssimas a respeito da perda de peso rápida, sem esforço e, obviamente, em um tom que deixa claro que toda e qualquer pessoa pode perder peso sem fazer qualquer menção aos prejuízos irremediáveis que uma dieta radical pode trazer.

E as dietas milagrosas para perder peso que eu já vi funcionando?

Há quem diga que funciona e há também quem já tenha visto uma dieta restritiva funcionar, mas saiba: isso não dura muito tempo. Não só não dura como também pode causar, a longo prazo, danos sérios à saúde de quem se submete a isso.

E a explicação que a comunidade científica tem para esse fenômeno da perda rápida de peso é muito simples: logo depois que os resultados e objetivos com a dieta são atingidos, a pessoa a ela submetida volta a, gradualmente, se alimentar da forma habitual.

E não há qualquer problema nisso. Aliás, é fundamental que a pessoa retome suas práticas alimentares porque é simplesmente impossível viver, por exemplo, ingerindo apenas ovos diariamente – tal como a famosa dieta milagrosa do ovo.

E isso é, naturalmente, óbvio. Uma pessoa precisa, para manter a saúde em dia, ingerir alimentos de diversos grupos alimentares. Precisa ter uma nutrição adequada para que o corpo possa se manter saudável. E aí também entram questões ainda relacionadas à saúde: na nossa cultura, alimentar-se também tem a ver com prazer e tradições.

De que forma posso perder peso de forma saudável?

Antes de qualquer coisa é necessário entender qual a razão da vontade de perder peso. São questões de saúde? De auto-estima? Recomendação médica?

Essas perguntas precisam ser respondidas de forma honesta por razões bem claras e bem simples: suas respostas mudam toda a postura dos profissionais que você deve procurar para ter suporte no momento de discutir o que pode e, sobretudo, o que realmente precisa ser feito.

Antes de qualquer coisa, procure um profissional competente

Nutricionista, endocrinologista, clínico geral, nutrólogo ou seu médico de confiança da saúde familiar: de todas as opções que, obviamente se complementam, um nutricionista é o profissional que pode ser o mais indicado para desenvolver um plano alimentar adequado para o seu caso.

Entenda quais são seus objetivos

Uma vez que você compreenda suas intenções com a perda de peso, também é interessante refletir quais são suas principais metas, aquilo que você realmente quer vivenciar após a perda de peso.

Por mais desafiador que o processo seja, ele também pode ser absolutamente prazeroso quando, de forma saudável, seus objetivos forem conquistados.

Organize sua alimentação

Quando você der o pontapé inicial no seu projeto de emagrecimento, lembre-se de que você não vive somente no interior de sua casa. Diante disso, é mais do que importante também pensar e adotar estratégias que também te possibilitem manter a dieta viva fora de sua casa, se munindo de marmitas ou elaborando um roteiro de restaurantes que possam também atender às suas necessidades

Não deixe de comer

Essa é uma regra unânime em qualquer dieta que leve em consideração a saúde da pessoa a que ela se submete: não é nem de longe recomendável ficar sem comer.

Isso porque, com a fome causada pelo tempo sem comida a sensação de saciedade demorará mais a surgir na próxima alimentação e, com ela, a ruptura de uma dieta então saudável.

Sempre faça exercícios físicos

E isso não tem a ver somente com a perda de peso. Tem a ver, absolutamente, com a construção de uma vida saudável e, sobretudo, feliz. São muitos os estudos que apontam a relação direta que a prática de exercício físico tem com a felicidade da pessoa que o pratica.

Isso porque exercícios físicos tem uma relação muito íntima com a produção de hormônios que são capazes de até mesmo deixar a depressão longe da gente, além de também terem um importante papel na socialização das pessoas.

Aprenda a dormir bem

Dormir bem, o suficiente e com qualidade é uma das coisas que mais contribuem para a formação de uma ideia do que é uma boa qualidade de vida e isso deveria ser algo primordial na vida de todas as pessoas, sem qualquer exceção.

E isso, quando o assunto é perda de peso, é essencial para que qualquer outra coisa relacionada ao novo modo de enxergar a alimentação também seja eficiente. E a explicação não poderia ser mais simples: é durante o sono que o nosso metabolismo se reajusta.

Assim, coloque aí na sua lista de prioridades atingir sempre as oito horas de sono recomendadas para aí sim começar a sua nova organização alimentar.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como perder peso sem fazer dietas extremas

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: