Começou a vacinação contra a gripe

  • Quem tem de tomar a vacina contra a gripe;
  • Alergia à vacina contra a gripe;
  • A vacina contra a gripe causa gripe?

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve seu início hoje, dia 23 de abril.

É pedra nos rins? Qual é o melhor tipo de tratamento?

Atitudes para você se sentir feliz em casa

Essa é uma estratégia já tradicional do Ministério da Saúde que visa reduzir o impacto que a gripe causa todos os anos em nosso país, onde são dezenas de pessoas vulneráveis que acabam sucumbindo por conta dos efeitos que o vírus, de rápida propagação, causa.

Nesse ano, assim como nos anteriores, também haverá um dia de vacinação em massa, onde postos de saúde e outras entidades médicas farão mutirões para atender um grande número de pessoas. O chamado Dia D, em 2018, será no dia 12 de maio, que cairá em um sábado.

A vacinação contra a gripe nesse ano já começa enfrentando sérias dificuldades causadas por problemas de fabricação em lotes da vacina e, em outro momento, por problemas de logística, o que afetou a distribuição do medicamento e atrasando o início da campanha em uma semana.

Mas isso não é um elemento que deve ser causa de qualquer tipo de preocupação, já que a vacinação começa junto com o outono justamente para poder ser efetiva na proteção quando a gripe realmente se torna perigosa, que é no inverno.

Do que é feita a vacina contra a gripe?

Em cada campanha de vacinação, o que ocorre anualmente, o que obtemos é o resultado do trabalho de um grande time de cientistas, que passam todo o ano buscando novos vírus, isolando e criando a vacina que se adequará ao tipo de vírus que estará em circulação naquele ano.

E quem articula isso e acaba por definir como será a vacina do ano é a própria Organização Mundial da Saúde, que acaba concentrando os dados de todos os centros de vigilância sanitária de todos os países.

Esses dados acabam surgindo através dos exames que são feitos a partir das coletas enviadas de pessoas que acabaram por ser infectadas.

Quais são as pessoas que não podem deixar de tomar a vacina contra a gripe?

É bem importante que você verifique se está no grupo que deve receber a vacina contra a gripe e avisar seus amigos e parentes que também estão inseridos nesse segmento de pessoas que são mais vulneráveis para a contaminação e acabam sofrendo mais com os efeitos desso contágio do vírus.

Nesse ano, o grupo que deve receber a vacina não muda em relação ao ano anterior, se concentrando em:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos;
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Gestantes;
  • Mulheres que tiveram bebês a menos de 45 dias;
  • Profissionais da saúde;
  • Professores da rede pública e particular;
  • População indígena;
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia ou soropositivos;
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Eu não participo desse grupo, mas quero também tomar a vacina. E agora?

Se você não se enquadra no grupo de risco, mas deseja mesmo assim tomar a vacina contra a gripe, você pode procurar uma clínica particular de sua confiança. Os valores da vacina tetravalente não costumam passar de 200 reais e atendem outros subtipos do vírus.

As clínicas particulares com esse tipo de vacina acabam por proteger o paciente das cepas H1N1, H2N2, B Yamagata e também contra o tipo B Victoria.

Existe algum grupo que não pode tomar a vacina?

Essa vacina é de uso bastante amplo e não temos registros de complicações severas causadas por reações da vacina. O que é já bastante raro é um tipo de alergia que pode acontecer no local onde a vacina foi injetada, mas isso se deve muito mais ao contato com o metal do que com a vacina em si.

É também bem importante ressaltar que não, a vacina não vai causar gripe, já que o vírus que é utilizado para produzi-la é inativado e não vai causar contaminação, só vai fornecer ao seu corpo a chance dele se proteger.

E se você ouviu ou presenciou alguém que tomou a vacina e logo depois teve gripe, saiba: o vírus fica ainda incubado por uns dias antes de começar a se manifestar e logo ir também embora. Então pode ser que a pessoa já estivesse contaminada antes mesmo da vacina.

E o que realmente vale é o seguinte: uma pessoa que toma a vacina tem garantidos 70% de proteção contra o vírus e são raros mesmo os casos em que ela não é bem sucedida na sua tarefa de nos proteger.

E, claro, sobre quem não pode tomar a vacina: infelizmente, como ela é feita dentro da casca do ovo, as pessoas que tem uma alergia severa ao alimento estão mesmo proibidas de toma-la.

 


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Começou a vacinação contra a gripe”

  1. […] Começou a vacinação contra a gripe […]

  2. […]  Leia também | Começou a vacinação contra a gripe […]