Café: os benefícios e os maléficos dessa famosa bebida

É quase impossível não conhecer alguém que não se delicie pela manhã com um bom café. Seja com leite, cappuccino, ou tantas outras inovações. Há quem prefira o bom e velho pingado para espantar o sono logo pela manhã. Seja como for o número de consumidores assíduos de cafeína é enorme.

É um hábito já incorporado para muitas pessoas. Um café pela manhã para despertar, após o almoço, ou para acompanhar as noites de estudo.

Espinhas vaginais: veja dicas de prevenção

Veja dicas de como decorar sem gastar nada

O café tem realmente o poder estimulante graças à cafeína. Poderoso estimulante do sistema nervoso central. Embora seja seu composto mais famoso corresponde a apenas 2% de sua composição. A bebida possui outros incontáveis nutrientes como: açúcares, potássio, magnésio, gorduras, vitamina B cálcio e ferro. Apesar de muito de seus nutrientes serem conhecidos como benéficos ao nosso corpo, atualmente mais conhecemos seus malefícios do que benefícios.

O recomendado é consumir cerca de 4 xícaras de café no máximo. O que corresponde a 400mg de cafeína. Café descafeinado pode ser tomado em maior quantidade.

No post de hoje separamos algumas informações pra você que não abre mão do cafezinho seja nas reuniões de trabalho, no café da manhã ou nos estudos tarde da noite. Trouxemos alguns de seus benefícios e malefícios. O importante é saber pesar a dose. Equilibrar, não exagerar no cafezinho diário porque seus efeitos colaterais são acentuados, você irá encontrá-los no final do post.

Pode diminuir em 50% as chances de Diabetes tipo 2

café

É uma bebida popular, conhecida e acessível, e em doses certas pode fazer bem à saúde.

Essa com certeza é uma ótima notícia para todos nós. Até para quem não é lá muito fã de café para passar a tomar um pouquinho mais todos os dias. Segundo estudos realizados o consumo de café melhora nossa sensibilidade à insulina, isso para o consumo de café descafeinado.

O consumo regular de café descafeinado aumenta à sensibilidade do corpo a insulina. Mais açúcar deixa de circular na corrente sanguínea sendo entregue às células.

A cafeína presente no café melhora o humor

café

Pesquisas realizadas pela Universidade de Coimbrã recentemente apontaram que o consumo dessa bebida diariamente pode inibir receptores que provocam sintomas característicos de depressão. O estudo foi realizado em camundongos e os resultados comprovaram a eficácia da bebida.  O café foi considerado capaz de ajudar a melhorar o humor, a diminuir a fadiga e a melhorar a disposição. Se você está um pouco cabisbaixo que tal uma boa xícara de café? Forte e com pouco açúcar para começar bem o seu dia?

Uma boa dica para amantes de atividades físicas. Para melhorar a disposição natural para os treinos o indicado é tomar uma xícara de café antes dos exercícios aeróbicos. Sua disposição e seu rendimento serão maiores durante toda a atividade física. Desfrute hoje mesmo desse benefício do café.

Melhora nos sintomas da disfunção erétil

café

A disfunção erétil ou impotência sexual é um problema que pode causa extremo desconforto ao homem. A impotência é a incapacidade de ter ou manter firme a ereção para o ato sexual. O café tem benefícios comprovamos sobre esse distúrbio. Ele pode acabar diminuindo a disfunção.

Ao ingerir café o indivíduo tem o relaxamento dos músculos e artérias genitais, aumentando o fluxo sanguíneo o que pode melhorar e muito a ereção. A melhora no fluxo sanguíneo e melhora na ereção por consequência acabariam solucionando ou minimizando os efeitos aparentes da impotência.

Para as mulheres o café também apresenta benefícios comprovados no alívio da Tensão Pré Menstrual (TPM). Se você tem fortes sintomas quando está entrando em seu ciclo fértil, tente investir no consumo de café, os sintomas podem ser amenizados.

Quais maléficos o café pode me trazer?

café

Embora seja conhecido pelos seus maléficos, muitos não os conhecem de fato. O grão tem fama de ser ruim, mas você conhece os malefícios que essa bebida por apresentar? Detalharemos mais abaixo os principais efeitos que o consumo exagerado por apresentar. Você vai se surpreender. Entre a consequência mais grave nós temos osteoporose.

Dependência

café

O consumo de regularmente pode desencadear dependência química e emocional. É possível ver os efeitos de um quadro de dependência quando o usuário tenta cortar o consumo abruptamente. Os efeito são característicos de abstinência. Dores de cabeça, náusea e problemas estomacais.

Desidratação

café

A cafeína tem efeito diurético. Em atividades físicas por exemplo pode acabar por estimular mais rapidamente a perda de líquido por parte do nosso corpo. Se você consume muito essa bebida e prática atividades físicas regularmente se hidrate bastante antes, durante e depois de exercitar-se.

Osteoporose

café

Essa com certeza é a consequência mais grave que o consumo de cafeína por desenvolver com o tempo. A bebida dificulta a absorção de cálcio pelo nosso intestino o que com o tempo pode levar a deficiência desse nutriente.

Comentários

3 respostas para “Café: os benefícios e os maléficos dessa famosa bebida”

  1. […] Café: os benefícios e os maléficos dessa famosa bebida […]

  2. […] Café: os benefícios e os maléficos dessa famosa bebida […]

  3. […] Café: os benefícios e os maléficos dessa famosa bebida […]