Fome excessiva à noite? Veja o que comer para evitá-la

Fome excessiva após o jantar é mais comum do você imagina. E pode ficar tranquilo, isso não acontece apenas com você.

O que não comer antes de deitar

Plástico filme: veja usos que você jamais imaginaria

Acabe com as estrias de uma vez por todas

Às vezes chegamos do trabalho ou da faculdade e comemos qualquer coisa. O que temos a disposição seja o que ficou do almoço, uma salada, bolachas. O que estiver à disposição literalmente, seja lá o que for.

Quando nos alimentamos desta forma desatenta podemos sofrer com vários problemas. Má digestão, uma vez que longo em seguida você possivelmente vai adormecer. Sono turbulento por estar de barriga cheia. Azia ou ainda queimação. Entretanto um dos mais comuns em relação à alimentação desregrada é acordar com fome durante a noite.

Sentir fome após o jantar é extremamente comum principalmente quando nos alimentos assim.

O corpo pode sofrer com carência nutricional e acabar despertando para possível reposição. Ou estar realmente com fome fisiológica. A falta de alguns nutrientes em específico pode propiciar quadros de fome mais rapidamente. O que nos mantém saciados por mais tempos é uma combinação de proteína, fibras e gorduras boas.

Se você não quer sentir fome em um curto prazo de tempo deve priorizar alimentos ricos em fibras e refeições enriquecidas de proteínas e gorduras boas.

Em pacientes onde se  percebe um quadro de fome excessiva a noite deve-se observar se não se trata de um quadro de Síndrome de Fome Noturna, ou Síndrome da Alimentação Noturna (SAN).

A síndrome

fome

A Síndrome da Fome Noturna foi estudada pela primeira vez em 1950. Foi marcada inicialmente por uma única característica: excesso de fome à noite. Excesso de fome à noite, maior ingestão de calorias no período noturno em relação ao consumo diário e  ausência de fome durante o dia.

Os primeiros estudos acerca da síndrome ainda a relacionava com a dificuldade para dormir. Atualmente, pensa-se o contrário, que a SAN pode causar problemas relacionados ao sono. Estando atreladas aos distúrbios do sono. O paciente acometido com SAN tem problemas para dormir e sempre aparenta estar cansado.

Presente em até 25% da população acima do peso, a Síndrome Alimentar Noturna acomete tantos homens como mulheres igualmente. Antes de seguir para as nossas dicas, saiba se você sofre com Síndrome da Fome Noturna. Veja como identificar um paciente com SAN.

Se você disser sim para três ou mais perguntas procure um médico

A Síndrome Alimentar Noturna está relacionada atualmente a compulsão alimentar. A compulsão alimentar embora muitos aconselhem que seja tratada com nutricionista, é fundamental que seja feito um acompanhamento com psiquiatra. O uso de medicamentos se faz necessário em muitos casos no começo onde apenas a reeducação não surte o efeito desejado. Mas tudo isso deve ser avaliado junto à equipe multidisciplinar. Os profissionais envolvidos podem ser desde psiquiatra, nutricionista, nutrólogo até mesmo psicólogos podem ser indicados.

  • Você perde o controle sobre a comida?
  • Quando estes episódios de descontrole ocorrem há perturbações emocionais?
  • Você costuma comer mesmo sem sentir fome?
  • Come rapidamente grande quantidade de comida em pouco tempo?

Se você não disse sim para três ou mais perguntas você talvez só precise adequar seus lanches noturnos. Nós podemos te ajudar.

Aumente o consumo de fibras

fome

Alimentos ricos em fibras dão saciedade. Quando saciados não temos ataques de fome, ou seja, demoramos a voltar a nos alimentar. Apostar em alimentos ricos em fibras a noite assim como ao longo do dia pode ser uma boa pedida.

Alguns alimentos ricos em fibras para comer antes de deitar são: chocolate amargo, amêndoas, banana, aveia e mix de cereais.

Sugestão Arteblog: Salada de lentilha com grão de bico e quinoa.

Vegetais + proteínas

fome

Acrescente uma fonte de proteína antes de dormir. Pode ser uma porção pequena de amendoim ou um filé de frango junto à salada sugerida anteriormente.

A proteína é digerida de forma mais lenta, o que assim como o consumo de fibras prorroga a sensação de saciedade. A proteína à noite, acompanhada de vegetais ricos em fibras vai te deixar saciado a noite toda. Vai controlar o seu apetite e a vontade de assaltar a geladeira no meio da madrugada.

Sugestão Arteblog: sanduíche light com pão integral, maionese, cebolinha e ricota.

Consuma carboidrato para evitar a fome excessiva

fome

Quem disse que não se pode consumir carboidrato a noite se enganou feio. Algumas dietas e ditaduras do emagrecimento apregoam que não podemos ingerir carboidratos após as 19h.

Contudo, a falta carboidrato à noite/ou a sua não ingestão pode até prejudicar um processo de emagrecimento segundo estudos. A ingestão de carboidratos adequadamente mantém o funcionamento cerebral e dos demais órgãos de nosso corpo durante a noite. Comer carboidrato antes de deitar não é proibido, nem deve ser portanto evitado. Atenha-se apenas a qualidade do carboidrato ingerido. Prefira sempre os integrais e a quantidade. Não exagere!


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Fome excessiva à noite? Veja o que comer para evitá-la”

  1. […] Veja o que comer para evitar assaltos a geladeira de madrugada […]