Açafrão-da-terra: tenha este tempero em casa a partir de hoje

Açafrão-da-terra tempero milenar com propriedades medicinais.

Faça uma deliciosa bebida usando açafrão e usufrua de seus benefícios

Livre-se dos gases com chás

Acabe com as estrias de uma vez por todas

Atualmente estamos acostumados à comida industrializada, processada e sem sabor, palatável. Se queremos que ela tem algum sabor, adicionamos sal e o nosso consumo de sódio está cada vez mais alto.

Contudo, temos uma vasta riqueza de condimentos inexplorada. Temperar ou saborizar um preparo não é apenas colocar-lhe sal ou mesmo pimenta-do-reino.

Que tal experimentarmos outros temperos naturais? Separamos hoje um importante condimento na preparação do curry, tempero famoso na culinária asiática: o açafrão-da-terra.

Conhecido por açafrão-da-terra, mas também pode ser denominado por inúmeros outros nomes. Como por exemplo, cúrcuma, açafrão-da-Índia dada sua utilização pela primeira vez, gengibre amarelo, açafroa e raiz de sol.

Como uma das nomenclaturas sugere, o açafrão é da família do gengibre. Foi descoberto na Índia e usado como corante pela primeira vez há muito anos. Atualmente é presente nas cozinhas principalmente indianas e tailandesas, mas acabou se espalhando por todo o mundo. É um ótimo tempero para o arroz e o feijão. Para pratos com molhos costuma dar uma ótima coloração e um sabor pra lá de especial e particular.

Vamos te convencer hoje a ter este tempero em casa, apesar do sabor e das particularidades gastronômicas, o açafrão-da-terra já foi considerado um antídoto por crenças antigas dada às suas propriedades medicinais.

Podendo ser consumido por todas as idades, o açafrão é ricos em vitaminas e minerais. São eles o potássio que controla a pressão arterial e com isso minimiza as chance de derrame. A vitamina B6 que ajuda na respiração das células e na metabolização das proteínas, combatendo a anemia e a gengivite. E a vitamina C conhecida por turbinar o sistema imunológico.

O preço do açafrão-da-terra quando pensamos no kg do produto pode parecer elevado, variando de R$ 100,00 a R$ 160,00, mas é possível comprar poucas gramas. Deixando-o mais acessível. Atenha-se apenas para não confundir o açafrão-da-terra com açafrão vermelho, produzido a partir de uma flor sendo um dos condimentos mais caros do mundo. Vamos aos benefícios deste poderoso tempero:

O açafrão-da-terra desintoxica o fígado

açafão-da-terra

O nosso corpo é atacado de certa forma diariamente por dezenas de toxinas e precisa eliminá-las. Sendo o fígado o único órgão responsável por eliminá-las ou tentar eliminá-las.

O uso recorrente do açafrão, por conta da curcumina presente no condimento aumenta a produção de enzimas já presente no fígado que auxiliam neste processo de desintoxicação, melhorando assim a liberação destas toxinas pelo corpo.

Uma informação interessante é que em culturas asiáticas, o açafrão é utilizado para deixar os pratos pesados mais leves. Se você costuma consumir pratos gordurosos, ou pesados, acrescente açafrão-da-terra, seu fígado agradecerá.

Pode melhorar a cognição e prevenir a depressão

açafrão-da-terra

A doença do século, a depressão. Tem sido estudada formas de ser prevenida. Um dos estudos mais recentes comprovou que a curcumina, presente no cúrcuma pode incentivar a liberação de determinados neurotransmissores cerebrais como a dopamina. A dopamina é conhecida por promover o bem-estar e a sensação de prazer. O que pode ser um poderoso aliado no combate aos sintomas iniciais a depressão.

Outro importante benefício do açafrão para a nossa saúde é a sua capacidade de propiciar o crescimentos de células novas em nosso cérebro. Células novas podem aumentar a nossa capacidade de aprendizado e memorização. Aumentando assim a nossa capacidade cognitiva.

Ajuda no processo digestivo

açafrão-da-terra

Novamente a curcumina e sua relação com o fígado. O consumo de açafrão pode ser um remédio natural para problemas secundários do sistema digestivo, desde náuseas a flatulências. A curcumina estimula a produção de bílis que facilita a digestão. A bílis pode diminuir os gases, o inchaço e tem a função de digerir gorduras e capturar nutrientes no processo digestivo.

O açafrão-da-terra pode ajudar a aliviar dores em articulações

açafrão-da-terra

A raiz de sol pode ser um poderoso remédio contra dores artríticas ou articulações inflamadas por seu poder anti-inflamatório.

O açafrão pode ser um remédio natural contra a artrite. Segundo pesquisas realizadas em 2012 descobriu-se que novamente a curcumina pode atuar contra a artrite. Uma vez que ao contrário dos medicamentos utilizados costumeiramente para o tratamento da artrite não mascara ou atenua os sintomas. Mas atua diretamente no que causa o processo inflamatório e o ameniza causando alívio real e duradouro.

A artrite é muito comum atualmente. É caracterizada por causar dor e inchaço a quem é acometido pela doença. Trazendo dificuldades de locomoção e infelizmente ainda não tem cura. O que faz que com quem sofre com a doença busque tratamentos alternativos muitas vezes que apenas mascaram ou atenuam os sintomas. O uso do açafrão é uma opção alternativa de tratamento que vem sendo estudada e têm apresentado resultados satisfatórios no que diz respeito à saúde e bem-estar dos pacientes.

Comentários

2 respostas para “Açafrão-da-terra: tenha este tempero em casa a partir de hoje”

  1. […] Leia também | Açafrão-da-terra: tenha este tempero em casa a partir de hoje […]

  2. […] Veja motivos para comprar açafrão-da-terra hoje mesmo […]