Açúcar em excesso faz mal à saúde

Você sabe se tem consumido açúcar em excesso?

Como diminuir o consumo de açúcar diário?

 

Evite o desperdício de comida já! Dicas práticas

Favoreça a luz natural no seu ambiente

Atualmente devido principalmente ao consumo de alimentos industrializados consumimos muito mais açúcar e sódio do que deveríamos. Tanto o sal como o açúcar são extremamente prejudiciais à saúde. Estão ligados diretamente a diversos problemas de saúde. Alguns sérios como no caso do sal a hipertensão, retenção de líquidos, pedras nos rins e enfraquecimento ósseo. No caso do açúcar a diabetes, obesidade e a problemas de pele.

No post de hoje traremos algumas dicas que te ajudarão a identificar se você tem exagerado ou não no excesso de açúcar sem nem mesmo se dar conta, o que pode acontecer. Analise o seu comportamento com base nas nossas dicas. Use o nosso vídeo para diminuir o consumo de açúcar e tenha uma vida mais leve e saudável.

O açúcar tem efeito viciante então muitas vezes acabamos exagerando e aumentando cada vez mais a dose sem nos dar conta de que estamos fazendo isso. O que pode ser extremamente prejudicial.

O efeito viciante do açúcar se dá porque ele estimula o cérebro a produzir dopamina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e de bem-estar. Sensação semelhante à provocada pela serotonina o que vicia o corpo a essa alimentação pelo prazer aparente que causa.

O açúcar não é um vilão apenas das dietas, ele traz riscos sérios à saúde. O principal deles é a diabetes, mas há prejuízos secundários com a propensão ao desenvolvimento de cáries dentárias.

O açúcar em excesso em nossa alimentação pode ser o responsável pelo aparecimento de gordura no fígado, pressão alta como o excesso de sódio, gastrite e aumento de peso.

Responda rápido

açúcar em excesso

Responda rápido! Você sabe dizer se tem ingerido açúcar em excesso? Não? Dificilmente nos atentamos ao que estamos ingerindo principalmente pela correria do dia-a-dia. Em segundo porque doces, alimentos açucarados são momentos prazerosos, nos proporcionam prazer e não queremos nos atentar. Não queremos nos preocupar.

Se não fosse pela mídia nunca saberíamos nem buscaríamos saber a quantidade de açúcar de uma latinha de refrigerante. Hoje é assustador lembrar que uma latinha de refrigerante tem quase oito colheres de chá de açúcar, quase 40 gramas.

Então acabamos às vezes exagerando sem nos darmos conta. Atenha-se as nossas dicas e ao seu comportamento,  evite o consumo de açúcar em excesso.

Dificuldades para dormir pode ser resultado do consumo de açúcar em excesso

açúcar em excesso

Se você nunca teve dificuldades para dormir. Contudo de uns tempos para cá vem reparando certa agitação na hora de deitar isso pode ser resultado do excesso de açúcar na alimentação.

Reparem nas crianças após uma festa de aniversário, elas tendem a ficar agitadas, eufóricas. Isso se dá ao nível de açúcar que se eleva na corrente sanguínea dos pequenos. O mesmo acontece com a gente. Se você tem dificuldades para dormir isso pode ser resultado da agitação proveniente do açúcar em excesso.

Depressão

açúcar em excesso

Isso pode parecer contraditório. O açúcar vicia porque desencadeia a produção de dopamina, homônimo responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Entretanto esta atrelado segundo pesquisas ao aparecimento da depressão.

O açúcar causa mais inflamação no corpo o que pode ser um fator relacionado ao surgimento da doença. Em suma, pesquisas apontam que muitas inflamações, períodos inflamatórios regulares neste caso pelo açúcar em excesso nos faz perder a capacidade de regular adequadamente estes períodos o que pode desencadear ou manter um quadro de depressão.

Acnes

Tem reparado em um maior aparecimento de acnes? Isso pode ser resultado do açúcar em excesso em sua alimentação. Açúcar em demasia propicia um maior aparecimento de acnes. Se você já sofre com um quadro de acne por pele oleosa, o excesso de açúcar pode agravar ainda mais o quadro. Atenha-se a saúde da sua pele.

Mudança no paladar

Você tem dificuldade em sentir o doce? Uma colher de açúcar no café e nada? Duas? Três? Antes você adorava certas frutas e hoje acha elas sem graça? Até mesmo sem açúcar ou ácidas? Isso pode indicar que você tem exagerado no açúcar industrializado. O açúcar em excesso pode alterar drasticamente nossa percepção do doce fazendo-nos consumir ainda mais açúcar. Como um ciclo vicioso acabamos cada vez mais consumindo mais e mais açúcar.

Perda de memória e baixa concentração

Um dos problema talvez mais graves que o excesso de açúcar pode desencadear com certeza a perca de memória está entre eles. A perca da memória e os baixos níveis de concentração podem estar atrelados ao consumo excessivo de açúcar e são um dos seus mais graves sintomas. Pesquisas e estudos recentes indicam que a ingestão excessiva de açúcar deixa o cérebro mais lento. O que faz com que a concentração e o “arquivamento” de memórias de curto e longo prazo seja severamente prejudicado.

 


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Açúcar em excesso faz mal à saúde”

  1. […] Açúcar em excesso faz mal não apenas a dieta, veja mais aqui […]