Luz solar: favoreça o ambiente com luz natural

Todos nós sabemos dos benefícios da luz solar para a pele. Você sabia que é possível desfrutar de todos eles em casa mesmo?

Aprenda a congelar alimentos do modo correto

5 dicas que todas as donas de casa deveriam saber

Já não há dúvidas! Todos nós deveríamos tomar banhos de sol diariamente pelo menos de 15 a 30 minutos. Claro, antes das 10h e após às 16h e sem proteção. Mas nem todos nós fazemos isso.

Hoje vamos mostrar um pouco dos benefícios que o sol pode trazer não só para a nossa pele. Mas para o nosso corpo como um todo. Nosso corpo como um sistema integrado e interligado. Vamos recapitular os benefícios da absorção da luz solar e como aproveitá-la naturalmente nos ambientes domésticos.

Luz solar e o cálcio

luz solar

A luz solar faz bem ao nosso corpo. Um dos seus principais benefícios é direta relação com a vitamina D. Banho de sol estimula a produção de vitamina D3 essencial para inúmeras atividades do nosso corpo como por exemplo: atua diretamente na saúde dos ossos e dentes bem como protege nosso corpo contra a fraqueza muscular e trabalha na absorção do cálcio.

A vitamina D, D3 no trabalho da facilitação da absorção do cálcio evita o aparecimento de doenças como a osteoporose. A osteoporose é uma doença caracterizada pela baixa densidade óssea, resultado da má ou baixa absorção do cálcio pelo organismo por falta de vitamina D, D3.

A osteoporose é um doença que tem aparecido cada vez mais cedo, embora seja mais comum em pessoas de mais idade. Traz fragilidade aos ossos podendo causar a sua quebra mais facilmente.

Diminui o risco de depressão

luz solar

A exposição a luz solar por apenas 20 minutos diminui o risco de depressão porque produz endorfina. A endorfina pode ser entendida como um antidepressivo natural que promove no indivíduo sensação de prazer e bem-estar. É como se ele estivesse fazendo uma atividade prazerosa da qual gosta muito.

A exposição a luz solar ainda auxilia na produção de serotonina, pela transformação de melatonina neste neurotransmissor. A serotonina é famosa por ser um dos neurotransmissores de maior importância em nosso organismo, responsável por inúmeras funções em nosso corpo, desde a regulação de nosso sono até a do nosso apetite e da sensação de prazer.

Outros benefícios

luz solar

Além dos já citados, outros benefícios da exposição a luz solar são: aumento da melanina, proteína responsável pela tonalidade da pele e dos pelos, regulação do sono pelos alertas de vigilância e descanso que são determinados pela produção de melatonina regulados pela presença ou não de luz.

Bom, tendo em vista os benefícios da luz solar sobre nós, que tal aproveitá-la em casa? Separamos algumas dicas de como aproveitar e valorizar  a luz solar na sua casa. São coisas simples mas que podem fazer toda a diferença.

Aproveitar a luz solar em casa é benéfico para a saúde tão quanto  a exposição a luz solar diária. Além de melhorar e muito a energia do ambiente. Com estas dicas simples de organização e limpeza você poderá aproveitar ao máximo os raios solares sem necessariamente precisar se expor ao sol. Com a rotina agitada de trabalho nem sempre conseguimos não dar este prazer.  Alguns minutos deitados ou mesmo sentados expostos ao sol, um tempo apreciando o momento com nós mesmos, por isso aproveite estas dicas e leve os benefícios da exposição à luz solar para dentro de casa! Vamos as nossas dicas.

Permita que a luz entre

luz solar

A primeira coisa que devemos notar é se a entrada de luz não é repelida. Às vezes por conta de móveis, construções ou mesmo arbustos impedimos a entrada direta de luz solar em nossa casa.

Verifique primeiramente se este não é o seu caso. Remova de perto das janelas todo e qualquer empecilho a entrada de luz. Se houver cortinas escuras troque por cortinas mais claras e mantenhas-as abertas durante o dia, apare árvores, mude os móveis. Permita que a luz naturalmente entre.

Mantenha tudo limpo

luz solar

Outra coisa que não nos atentamos mas que pode acabar com a entrada natural de luz é a qualidade das vidraças das janelas.

É como enxergar com um óculos escuro, ou melhor, é como enxergar com um óculos sujo. Mantenha as janelas sempre limpas. Isso ajudará na entrada de luz, mantenha as  janelas sempre limpas. Janelas limpas e com vidros “brancos” transparentes. Atualmente há vidros fumês e coloridos no mercado, que esteticamente são lindos mas que comprometem e muito a entrada de luz.

Goste de espelhos

Essa dica pode parecer brincadeira mas não é. Mas não seja Narciso (apaixonado pela própria imagem). Os espelhos devem estar estrategicamente colocados à frente das janelas. Isso dá uma sensação maior de luminosidade e acredite ou não, você ganha aparentemente mais espaço visual com esta técnica simples. Parece mágica, além de desfrutar de maior luminosidade natural que faz super bem a saúde você ganha uma sensação maior de espaço ao seu ambiente.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Luz solar: favoreça o ambiente com luz natural”

  1. […] Favoreça o ambiente com luz natural […]