Veja Quais São As 8 Dicas Que Vão Te Impedir De Continuar A Desperdiçar Comida

Desperdiçar comida é um dos problemas que mais comprometem nosso orçamento.

Veja Quais São Os 6 Problemas Da Sua Casa Que Você Pode Resolver Usando Vinagre

Como Congelar Alimentos Sem Que Eles Percam Nutrientes

E isso se deve, sobretudo, à falta de planejamento nas suas compras. Mas o problema pode ser sanado com uma rotina mais saudável. Tanto na hora de verificar as coisas que estão faltando e devem ser compradas quanto na hora de consumir, o que deve ser feito verificando também datas de validade.

Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas que podem resolver de vez o problema de desperdício em sua casa e ainda garantir que você reduza seus gastos com alimentação.

Para não desperdiçar o planejamento começa antes de ir ao supermercado

desperdiçar

Quando for cozinhar, aproveite e já cuide também das suas refeições para a semana toda. Isso vai fazer com que você compre apenas o que é necessário. O necessário para aquele período, o que faz com que acabe por economizar tanto no mercado quanto no tempo. Você gerencia tudo melhor e ainda garante que tenha também tudo pronto para consumir durante a semana.

Quando você for fazer as refeições para a sua semana, deixe dias livres

desperdiçar

Assim, quando você for comer fora de casa, acaba por não desperdiçar nada daquilo que já tinha preparado. Isso faz com que o planejamento seja mantido. Você tem espaço para se divertir sem que desperdícios sejam feitos.

E ainda também a possibilidade de comer aquilo que sobrou do seu almoço, sem que nada seja desperdiçado.

Reutilize ingredientes nas preparações

desperdiçar

Quando você for fazer alguma receita que precise de algum ingrediente específico, aproveite para economizar em quantidades. Se comprar muito fracione e garanta mais algumas refeições com este mesmo produto.

Agora é hora de procurar receitas diferentes para aproveitar e testar mais habilidades culinárias sem gastar mais.

Quando organizar a cozinha, deixe alimentos visíveis

Deixar comidas ao alcance de nossos olhos nos faz consumi-los antes que entraguem. Assim, é mais do que fundamental organizar tudo de forma que as frutas, laticínios e outros perecíveis fiquem sempre na parte da frente da geladeira.

Quando for o caso de frutas que não precisam de refrigeração, vale muito a pena já deixar tudo na fruteira. Você pode colocar no balcão. Isso também pode ser uma ótima ferramenta para introduzir hábitos de alimentação mais saudáveis em casa.

Organize a geladeira por grupos alimentares

comida

Quando você for organizar a geladeira coloque grupos de alimentos em cada prateleira. Isso garante que você consiga visualizar as quantidades que tem. Ainda consegue se planejar caso precise fazer alguma alteração na receita por um produto similar.

É também legal deixar um espaço para colocar somente os potes contendo as sobras do que você já consumiu. Porque assim também consegue reaproveitar estes ingredientes ao invés de simplesmente desperdiçá-los.

Organize sua comida em pacotes específicos para consumir durante a semana

comida

Assim você consegue também evitar o desperdício daqueles vegetais, frutas e legumes que ficam na geladeira de uma semana para outra.

Faça assim: coloque em uma sacola os alimentos mais frescos e tão logo a semana termine e você traga alguns que acabaram. Priorize os que estavam na geladeira nomeando-os como “sacola 1” e os novos com “sacola 2”.

Sempre faça sua lista de compras antes de ir ao mercado

comida

Isso faz com que você se obrigue a olhar os armários antes de ir ao mercado e anotar somente o que precisa. É uma garantia de que tudo sairá conforme o planejado e também é uma garantia de que gastos excessivos serão evitados.

Aqui a dica clássica também se faz necessária: nunca vá ao mercado com fome. Nem mesmo se for só vontade de comer algo específico ou de beber algo específico. Isso abre precedente para gastos desnecessários e ainda para comida em excesso em casa, o que acaba por fazer com que você desperdice outros alimentos.

Vá ao mercado em dias específicos e para compras já programadas

comida

Isso é dica unânime entre especialistas em economia doméstica e planejamento financeiro. Aproveitar promoções para coisas que realmente precisamos comprar faz com que nosso orçamento tenda a fechar no fim do mês.

São várias as redes de supermercados que promovem dias específicos de promoções em seus setores, como hortifruti e açougue. Assim, identificar essas datas e organizar suas compras observando-as pode ser uma ótima ideia se o seu consumo desses produtos é grande.

Dessa mesma forma vale para a programação das suas compras, uma vez que elas demandam tempo da sua rotina e ainda custos eventuais com o deslocamento. Portanto, planejar um dia da semana para já programar as suas idas ao mercado, organizar a geladeira e armários e ainda cozinhar, pode ser uma grande ideia.

Essa simples mudança pode garantir um dia para você cuidar realmente da sua casa e da sua saúde. Além de te poupar de gastos exorbitantes e de grande desperdício de comida no final.


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “Veja Quais São As 8 Dicas Que Vão Te Impedir De Continuar A Desperdiçar Comida”

  1. […] Veja Quais São As 8 Dicas Que Vão Te Impedir De Continuar A Desperdiçar Comida […]

  2. […] Evite o desperdício de comida já! Dicas práticas […]