A Vitamina D É Essencial Para Prevenir Artrite Reumatoide

Quer saber como prevenir a Artrite Reumatoide, evitando, assim, inflamações nas suas articulações?

Então confira essa matéria, você não vai se arrepender!


Benefícios de fazer exercício de manhã

Veja Quais São Os Benefícios Em Consumir As Frutas Típicas Do Fim Do Ano

Se Você Tem Cárie Mesmo Cuidando Da Sua Saúde Bucal Entenda Os Problemas

Além de praticar exercícios pela manhã, quando o sol não é maléfico para a pele, é importante estar sempre atento a sua saúde.

Caso desconfie de alguma doença, procure um médico!


O que é a Artrite Reumatoide

(Informações retiradas dos sites: Saúde Abril e Minuto Saudável)

 

A Artrite Reumatoide  é uma doença autoimune, caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações (costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos).

Essa doença provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas, capazes de limitar a movimentação no dia a dia, causar deformações e degenerar inclusive os ossos, caso a inflamação não seja tratada.

A inflamação também aumenta o risco de infartos e AVCs, além de afetar a saúde dos olhos, dos nervos e dos pulmões.

Quem sofre os danos desse distúrbio pode ter sua qualidade de vida comprometida, não conseguindo realizar atividades simples do dia a dia, como pentear o cabelo e escovar os dentes.

A doença pode se manifestar em qualquer idade, sendo mais comum a partir dos 40 anos. Apesar de não ser fatal, a doença pode causar complicações graves.

Fatores de risco, para essa doença:

  • Genética: Se alguém na sua família possui a doença, fique atento. Faça exames periódicos e cuide de sua saúde, para diminuir as chances de desenvolver a doença.
  • Agentes infecciosos: Especialistas acreditam que alguns agentes infecciosos, como vírus e bactérias, podem causar alterações no sistema imunológico e, assim, desencadear a doença no organismo.
  • Sexo e idade: A artrite reumatoide é mais comum em mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos.
  • Fumo: Acredita-se que o hábito de fumar pode desencadear a doença, principalmente em quem já possui predisposição genética.
  • Obesidade:Pessoas acima do peso ou obesas parecem ter mais chances de desenvolver a Artrite Reumatoide.

Principais sintomas:


Como a Vitamina D pode ajudar a prevenir a Artrite Reumatoide?

(Fonte das informações: Boa Forma)

Os especialistas vem estudando uma maneira de prevenir a Artrite Reumatoide e evitar os sintomas que a doença pode causar. E todos os estudos apontam para uma direção: a Vitamina D.

Essa vitamina ajuda o sistema imunológico a ficar mais forte e regulado, prevenindo, assim, que ele ataque o próprio organismo. Nas doenças autoimunes, esse nutriente ajuda a acabar com a inflamação.

Inclusive, é comum que pacientes com artrite apresentem deficiência de vitamina D e precisem suplementá-la.

Apesar de um potente aliado na prevenção, a Vitamina D não é um tratamento para quem já desenvolveu a doença.

Martin Hewison, um dos autores do estudo sobre a Artrite Reumatoide, afirmou que isso se dá, “Provavelmente, porque as células imunológicas das articulações desses pacientes já estão comprometidas pela inflamação”.

Mas, para aqueles que a enfermidade não se desenvolveu ainda, é muito vantajoso manter a vitamina D presente no corpo, em níveis adequados.

Louisa Jeffery, que também participou do estudo, destacou, em entrevista: “Nossa pesquisa indica que isso [manter a Vitamina D presente no corpo] ajuda a prevenir o surgimento de doenças inflamatórias como a artrite reumatoide”.

Fique atento:  se você tem casos na família, procure um médico e veja como garantir que sua vitamina D esteja em alta. Mesmo que não tenha, é sempre bom prevenir futuras doenças, não é mesmo?


Como manter a Vitamina D em níveis adequados, no meu corpo?

(Fonte das informações: Nutrição)

Para garantir um bom nível de vitamina D no seu corpo e ter ossos sempre saudáveis, a receita é bem simples: tome sol, alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos.

O sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Através dele, o organismo regula os níveis de Vitamina D, melhorando, assim, a absorção do cálcio e fortalecendo os ossos. A atividade física complementa os benefícios ao corpo.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã. Faça isso durante o período de 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar. Fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Ao praticar exercícios ao ar livre, mantenha o corpo hidratado e use protetor solar.

Caso os exercícios coincidam com o dia e horário que você for tomar sol sem o protetor, fique atento aos horários de pico do sol e ao tempo de exposição à radiação solar.

Essa exposição sem o filtro solar não deve ser feita das 10 às 16h, horário em que há maior risco de os raios solares causarem queimaduras e até câncer de pele.

Alguns alimentos também podem ajudar a regular a vitamina D no seu corpo: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como arenque, salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.

(Fonte: Nutrição)

 

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star (1 votes, average: 0,00 out of 5)
Loading...
Por: Arteblog - BellaEm: Janeiro 2, 2018 | Em Dicas diversas, Geral, Saúde  | Tags: , ,  

Comentários

comentários

Uma resposta para “A Vitamina D É Essencial Para Prevenir Artrite Reumatoide”

  1. […] A Vitamina D É Essencial Para Prevenir Artrite Reumatoide […]