Sente dor no corpo? VEJA as possíveis razões!

A dor no corpo é uma das coisas que mais atrapalha nosso dia-a-dia. Quer saber como evitá-la?

Por mais que sejam incômodas, as dores no nosso corpo acontecem sempre por uma razão. Você não precisa se preocupar se, por exemplo, sentir dores nas pernas após uma longa caminhada ou ficar com braços e pernas doloridos depois do primeiro dia na academia.

Artrite séptica

dor-no-corpo-trauma

 

Este tipo de artrite é causado pó uma infecção na articulação causada por vírus, bactéria ou fungo. Em muitos casos, este corpo estranho entra no paciente durante uma cirurgia e pouco tempo depois causa a infecção.

A dor da artrite séptica é muito intensa e localizada apenas na parte do corpo afetada, onde também pode haver inchaço e vermelhidão. Não é raro que o paciente apresente febre alta. A artrite séptica é mais comum em pessoas do sexo masculino, crianças, idosos e portadores de doenças como câncer e diabetes. O tratamento é feito com antibióticos e fisioterapia.

Artrite reumatoide

dor-no-corpo-mãos

A diferença entre a artrite séptica e a artrite reumatoide é que a séptica é causada por contaminação externa, enquanto a reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, a inflamação das articulações não tem cura.

A artrite reumatoide é mais comum entre idosos, mulheres, fumantes e pessoas com histórico de artrite na família.

Os principais sintomas de artrite reumatoide são: dores nas juntas, em geral simétricas – as duas mãos, dois pés ou dois pulsos estão doloridos ao mesmo tempo – inchaço, vermelhidão e sensação de cansaço. Com o tempo, partes do corpo, em especial os dedos das mãos, podem ficar deformados.

A artrite reumatoide é tratada com anti-inflamatórios, corticoides, fisioterapia, terapia ocupacional e, em alguns casos, cirurgia.

Gota

dor-no-corpo-joelho

A gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue, gerando inflamações nas articulações. O ácido úrico é uma substância produzida pelo próprio corpo e que se acumula quando não é bem absorvido pelos rins.

Os sintomas da gota são dores intensas nas articulações – especialmente dos pés, mãos, joelhos, pulsos e tornozelos – além de inchaço e vermelhidão. Os picos de dor, que podem durar de 12 a 24 horas, são chamados de ataques ou crises de gota. Quando apenas uma articulação é afetada, chamamos de gota aguda, e quando são mais articulações, de gota crônica.

A gota pode ser tratada com anti-inflamatórios, analgésicos e medicamentos para diminuir o ácido úrico no sangue. Uma mudança de estilo de vida e dieta também pe recomendada. Pacientes com gota devem evitar bebidas alcoólicas e também frutos do mar, leguminosas e carnes de ave.

Artrose

dor-no-corpo-esporte

Dores no corpo também podem ser sintoma de artrose. A artrose é um tipo de artrite que ocorre apenas quando há gasto das cartilagens das articulações. Dessa forma, podemos dizer que a artrose é uma consequência natural do envelhecimento. Atletas que usam muito as articulações também podem apresentar artrose.

Os sintomas da artrose são, além da dor na parte afetada do corpo, dificuldade de realizar movimentos com esta parte, inchaço e rigidez localizados. Sendo a artrose um processo natural, ela não tem cura, mas as dores podem ser minimizadas com analgésicos, anti-inflamatórios, injeções, fisioterapia e cirurgia.

Fibromialgia

dor-no-corpo-fibromialgia

Artrite e artrose são doenças mais associadas à terceira idade. Se você sente dores no corpo e ainda está longe dos 60 anos, pode ser que você tenha outra doença, como a fibromialgia.

O principal sintoma da fibromialgia é a dor generalizada e constante. Não se trata de uma dor muito forte nem localizada, mas sim de uma dor constante em diversas partes do corpo. Além disso, a fibromialgia se caracteriza por cansaço constante, distúrbios do sono, dificuldades de memorização e dores de cabeça.

A fibromialgia não é causada por nenhum agente externo, e trata-se mais de uma síndrome desencadeada por algum evento traumático. Por isso, a fibromialgia não tem cura, e são usados remédios apenas para controlar as dores no corpo, a ansiedade e depressão nos pacientes. Estima-se que 2 a 3% dos brasileiros tenham fibromialgia.

Bursite

dor-no-corpo-bursite

Você sente dor em uma só parte do corpo? Você se lembra de ter feito algum esforço incomum ou repetido nos últimos dias? Então pode ser que você esteja sofrendo de bursite.

A bursite é a inflamação da bolsa sinovial ou bursa, uma estrutura cheia de líquidos que fica entre músculos, tendões e ossos e serve para amortecer impactos. Excesso de peso e impacto nas bursas, infecção em locais próximos às bursas e lesões causadas por golpes são as causas mais comuns de bursite.

O paciente com bursite sente dor localizada, rigidez na parte afetada do corpo, inchaço e vermelhidão. O paciente pode sentir dor tanto em movimento quanto em repouso. A bursite é diagnosticada através de ultrassonografia e tratada complicação de gelo, repouso, analgésicos, antibióticos e fisioterapia.

Doenças autoimunes

dor-no-corpo-lupus

Uma doença autoimune acontece quando o nosso corpo passa a ser atacado pelo próprio sistema imunológico em um episódio de “falha de comunicação” entre os sistemas. Existem diversas doenças autoimunes, e uma das mais comuns é o lúpus.

Como o sistema imunológico ataca o núcleo e o DNA das células no lúpus, o paciente sente dores musculares e nas articulações. Estas dores mudam de articulação, ou seja, são migratórias, e mais de uma articulação costuma doer ao mesmo tempo.

Este é só um dos muitos sintomas do lúpus, que ainda incluem feridas na pele, alterações sanguíneas e lesões renais. O lúpus não tem cura, mas o paciente pode viver bem com menos dores através de mudanças na dieta, ingestão de anti-inflamatórios e uso constante de protetor solar.

Não se esqueça: apenas um médico pode diagnosticar com certeza qual o seu problema!

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star
Loading...
Por: ArteblogEm: dezembro 7, 2017 | Em Geral, Saúde  | Tags: , , , , , ,  

Comentários

comentários

2 respostas para “Sente dor no corpo? VEJA as possíveis razões!”

  1. […] Entenda as possíveis razões para dor no corpo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *