Usa Muito O Computador? Veja Como Manter A Saúde Dos Seus Olhos

Atualmente é quase impossível encontrar alguém que não tenha de lidar em algum momento do dia com a exposição a alguma tecnologia, seja celular ou computador. E isso pode colocar seus olhos em risco!

Sente dor no corpo? VEJA as possíveis razões!

8 Dicas Essenciais Para Manter A Saúde Mental

Observando a grande quantidade de problemas relacionados à tecnologia que podem desencadear sintomas em todo o corpo, oftalmologistas colocam algumas sugestões de como melhor desempenhar suas atividades diárias e ainda manter a saúde em ordem.

Veja algumas delas e trate logo de colocar em prática para sempre ter seus olhos, cabeça, coluna e corpo funcionando de forma harmoniosa e garantindo mais qualidade de vida para você.

Os olhos, como qualquer parte do corpo, precisam relaxar

Se você trabalha com um computador, é legal obedecer uma regra simples que pode trazer bastante conforto logo que colocada em prática: é a regra do 20x20x20.

Ela funciona assim: ficou por 20 minutos na frente de um computador? Desvie seu olhar e, por 20 segundos, olhe para um objeto que fique a, pelo menos 20, pés – ou 6 metros, caso você não queira conferir na calculadora.

Role seus olhos

Parece coisa meio adolescente ou mesmo um tanto ousada, mas ela pode trazer bastante benefício para seu globo ocular.

De quando em quando, role seus olhos. Faça os movimentos laterais e para cima e para baixo de olhos fechados, de forma que todo o globo seja lubrificado.

Associe a técnica 20x20x20 com essa e tenha um ritual completo de atenção com a saúde ocular enquanto trabalha 🙂

Olhe ao seu redor

Mais uma dica legal para associar à técnica 20x20x20: depois de rolar os olhos, olhe lentamente ao seu redor. Passeie com seus olhos para todos os cantinhos do ambiente e observe coisas que estejam mais longe, mais perto e assim por diante.

Lembre-se de piscar!

Quanto mais concentrados estivermos, menor é a quantidade de piscadas que damos por minuto. Isso faz com que os nossos olhos sequem, levando grande irritabilidade para a região.

Então, por um só dia, preste atenção ao seu número de piscadas enquanto trabalha. Isso vai fazer com que você desperte para piscar mais vezes e tenha maior conforto ocular.

Movimente seus olhos

Faça diversos movimentos com seus olhos quando estiver com eles fechados.

Comece fazendo um sinal de sim com os olhos, depois um sinal de não. Faça isso durante uns minutos iniciais do seu intervalo 🙂

Posicione a tela de forma diferente

De quando em quando, altere a posição da tela do seu computador, de forma que você sempre tenha a parte de cima dela na mesma direção dos seus olhos e a parte de baixo um pouco mais abaixo da linha ocular.

Mas atente que, à medida que o dia for passando, isso vai requerer ajustes, uma vez que, dado o cansaço da musculatura, sua cabeça pode pender ligeiramente.

Assim, reserve alguns segundos para fazer esse ajuste quando for começar a técnica 20x20x20.

Atente também para a distância da sua cabeça e da tela: sempre fique a pelo menos meio metro de distância do seu computador, uma vez que seus olhos alcançarão todos os cantos dela e se manterão relaxados. Mesmo que no começo seja esquisito, insista.

Ajuste sempre o brilho do seu monitor e limpe-o!

Calibrar o monitor e o contraste são coisas muito importantes para que a sua saúde seja sempre mantida.

Quanto mais claro estiver seu monitor, mais seus olhos tenderão a ficar tensos e mais ressecados também ficarão. Assim, vale a recomendação de também instalar filtros que façam com que a tela bloqueie ou neutralize tons de luz azul.

No final do dia o seu corpo todo agradece 🙂

Às vezes a sua tela só está nesse brilho todo aí porque está suja. É, é verdade. preste atenção em como está ela agora e passe um paninho com solução específica ali.

Se você se sentir incomodado com a quantidade de brilho depois da limpeza, tá na hora de considerar inserir esse momento na sua rotina de trabalho.

Esteja sempre em dia com a receita dos seus óculos

Se você já constatou junto com seu médico a necessidade de usar óculos, seja lá por qual razão, visite-o anualmente ou sempre que sentir desconforto ao usá-lo.

Um bom termômetro é notar se você o retira quando está trabalhando, por exemplo.

Ir ao oftalmologista é sempre a melhor dica e sempre é a melhor forma de evitar problemas maiores, uma vez que, assim como no resto do corpo, todas as afecções, quando descobertas cedo, podem sempre evitar problemas maiores no futuro.

E como os nossos olhos sempre são a nossa janela para o mundo, é bem importante ficar em dia com a saúde deles. Portanto, note nesse exato momento, aqui ao final do texto: como você está se sentindo? Seus olhos estão ardendo? Você está franzindo-os para poder ler direito? A tela do seu computador ou celular não está muito clara?

Vamos juntos nesse rumo em busca da saúde 😀


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Usa Muito O Computador? Veja Como Manter A Saúde Dos Seus Olhos”

  1. […] Usa Muito O Computador? Veja Como Manter A Saúde Dos Seus Olhos […]