Yoga: Conheça os benefícios e comece a praticar hoje mesmo

Muitos veem a prática do yoga como algo unicamente relaxante.

Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade

Está de dieta? Quem disse que não pode tomar sorvete

Decore sua casa para o Natal gastando praticamente nada

O yoga nada mais é do que uma técnica que reúne inúmeros processos e procedimentos para os mais diversos fins. Trocando em miúdos, a prática do yoga pode ser entendida como um conjunto de práticas (corporais e respiratórias) que visam alcançar objetivos diferentes. Há quem acredite que o yoga sirva apenas para relaxar, mas isso não é verdade.

As técnicas de yoga atualmente atuam em diferentes frentes. Existem exercícios para realmente aliviar as tensões e nos proporcionar um melhor relaxamento. Mas há uma infinidade de outros exercícios que podem nos ajudar a melhorar nossa flexibilidade, nossa força e também nosso equilibro.

O yoga surgiu ao que tudo indica na Índia a 5 mil anos, das práticas complexas de Shiva ainda sem nome. Nós do Arteblog separamos os melhores benéficos do yoga pra você começar a praticar hoje mesmo. Ao final de cada benefício você encontrará o exercício mais apropriado e dicas de como fazê-lo em casa mesmo. Araste o sofá, respire fundo e hamaare saath aao (venha com a gente).

Está atrelada a prática constante do yoga benefícios físicos notáveis e uma melhora em nossa qualidade de vida já que atua na manutenção da boa saúde e na prevenção de doenças. As práticas propostas pelo yoga refletem diretamente na diminuição do estresse muito comum em nosso dia-a-dia. O bom funcionamento do organismo, melhora na qualidade do sono e atua na diminuição das crises de ansiedade, indiretamente causada pelo excesso de estresse.

Praticar yoga regularmente promove mais energia, relaxamento e como se não bastasse, estudos afirmam que pode diminuir ainda os níveis de colesterol, tratar problemas respiratórios e controlar a pressão arterial. Vamos aos exercícios que separamos aqui.

Flexibilidade

É comum atrelar o yoga a uma melhor flexibilidade de nosso corpo e isso não é mera coincidência. O yoga pode realmente proporcionar maior flexibilidade corporal, sendo um dos seus mais visíveis benefícios no campo físico. A principio é normal e até esperado que você não consiga realizar todas as posições propostas. Mas progressivamente é espera-se uma gradativa flexibilização, sendo possível mais facilmente para executar as posições.

Anjaneyasana ou Lua Crescente

A flexibilidade do corpo para praticantes de yoga está muito atrelada à flexibilidade da mente, então esteja com a mente o mais vazia possível, caso não consiga, concentre-se em uma única coisa.

A posição da Lua Crescente mesmo que você seja um iniciante na prática do yoga certamente conseguirá realiza-la. Uma perna deve fica totalmente esticada, mantenha sempre o pé tocando o chão. A outra deve se manter dobrada, flexionada à frente do corpo. Arqueie as costas e alongue totalmente o corpo, como na imagem. Permaneça nesta posição por 1 minuto. Em caso de dor interrompa o movimento. A postura de Lua Crescente trabalha a região do quadril, os ombros e a coluna.

Equilíbrio

O yoga é um ótimo aliado para melhoria do nosso equilibro corporal e até mesmo emocional. Ajudando-nos no entendimento de nossas emoções e sentimentos, trabalhando sobre a ansiedade, a insônia e a depressão.

Posição do guerreiro

A posição do guerreiro é indicada em níveis intermediários aos praticantes de yoga uma vez que depende de um controle da mente para que a concentração seja em um ponto fixo a sua frente que te ajudará na estabilização da posição.

Posição do guerreiro III

O pé esquerdo deve estar totalmente em contato com o chão. A perna direita elevada à altura do quadril, como na foto, totalmente estendida. Braços para frente, esticados, fixe os olhos em um ponto fixo a sua frente, permaneça nesta posição por pelo menos 2 minutos. A repetição da posição do guerreiro vai te ajudar a tornar-se mais concentrado e com menos propensão à dispersão mental.

Dor nas costas

Praticar yoga pode aliviar a dor nas costas já que é responsável pelo alongamento dos músculos combatendo as dores. Caso uma das posições cause alguma dor, relaxe, deite de barriga para cima e respeite profundamente.

Exercício I

Sentado tente unir as palmas das mãos nas costas, como demonstrado na figura. Não tem problema se não conseguir de primeira, esta técnica demanda pratica, flexibilidade e força. Respeite seus limites, mas não desista desta posição, progressivamente é esperado que você consiga executa-la facilmente.

Exercício de yoga para dor nas costas II

Sente sobre os calcanhares. Apoie a cabeça no chão, estique totalmente os braços, fazendo as palmas das mãos tocarem o solo.

Exercício III

Mantenha uma das pernas esticadas, a outra deve manter-se dobrada, cruzando sobre o joelho da perna esticada. Torça a região do tronco em direção oposta. Por exemplo, se a perna esticada for à esquerda, torça todo o tronco para a direita. Mantenha-se nesta posição por 45 segundos. Inverta a ação das pernas e repita o procedimento.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Yoga: Conheça os benefícios e comece a praticar hoje mesmo”

  1. […] Comece a praticar yoga hoje mesmo e desfrute de seus benefícios […]