Invista no consumo destes alimentos e proteja sua visão

A visão é um dos sentidos mais importantes, cuide bem dela

Veja os hábitos que podem comprometer a saúde dos teus olhos e fique longe deles

Nunca mais tenha paredes brancas e sem graça

Comece a praticar yoga hoje mesmo e desfrute de seus benefícios

Todos os nossos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão) trabalham em comunhão. Com a falta ou o mau funcionamento de um deles outro tende a aguçar-se mais. No caso da falta de visão, o tato é o mais propenso a aperfeiçoar as suas competências, mas é acompanhado também da audição.

Os olhos não nos enganam, exceto pelos jogos de ilusão de ótica. É um dos sentidos mais utilizados pelo homem. Nos ajuda em todas as nossas atividades. Quem nunca ouviu a mãe ou a avô dizer que determinado alimento é “bom para as vistas”? Talvez parte disso tudo seja crendice popular, é verdade, mas fato é que alguns alimentos podem realmente fazer bem para o nosso sistema visual, cientificamente comprovados.

Alimentação como aliada

Problemas de vista podem sim originar-se de uma dieta desequilibrada, pobre em vitaminas e minerais. As células do nosso corpo e não apenas de nossos olhos trabalham bem apenas quando bem nutridas por uma alimentação correta e balanceada. Sendo isso algo fundamental para a nossa saúde. Invista em alimentos nutricionalmente ricos. Alimentos que podem contribuir para a boa manutenção dos seus olhos.

Acreditando que a alimentação pode ser a razão e a cura de algumas enfermidades ou quadros clínicos, nós do Arteblog reunimos alimentos que podem contribuir para a manutenção da boa saúde ocular. São alimentos acessíveis que podem e devem estar presentes na mesa de todos. Alimentos estes que além de contribuir para a saúde do sistema visual, apresentam ainda mais características nutricionais igualmente importantes para o nosso corpo.

Ao incluir estes alimentos em sua dieta, prefira sempre sua versão orgânica. Apesar do preço mais elevado se comparado aos produtos de agricultura tradicional, preservam suas características nutricionais. Alimentos provindos de culturas ricas em agrotóxicos além de perderem parte de seus nutrientes, são tóxicos ao nosso organismo. O consumo de alimentos produzidos sob agrotóxicos em longo prazo pode acarretar em sérios problemas de saúde como câncer de intestino por exemplo.

Os nutrientes amigos da boa visão

Os nutrientes essenciais para a saúde dos nossos olhos são basicamente três. Vitamina A, E e Ômega 3. A vitamina A é importante porque atua prevenindo dentre outros problemas a cegueira noturna, que pode ser caracterizada como a diminuição ou dificuldade de enxergar no escuro ou na penumbra.

A vitamina E por sua vez é um poderoso preventivo de doenças. Atua prevenindo a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, protegendo as membranas, prolongando a vida dos glóbulos vermelhos e favorecendo a absorção e utilização da vitamina A. O ômega 3 composto pelos ácidos docosaexaenoico (DHA) eicosapentaenoico (EPA), atua controlando a pressão arterial e protegendo nossa retina que tem a função de transformar o estímulo luminoso em nervoso e no cérebro converte-lo em imagem.

Frutas vermelhas e roxas

Frutas como o morango e a framboesa combatem os radicais livres e evitam a perda progressiva da visão. Invista no consumo in natura destas frutas diariamente ou ao menos três vezes por semana.

Alho e cebola

Alho e cebola são ótimos condimentos na cozinha. São apreciados na culinária ocidental e além do ótimo sabor são nutricionalmente ricos. Tanto o alho como a cebola diminuem a pressão arterial (por serem ricas em ômega 3). Previnem contra o glaucoma. Como se não bastasse são ricas em vitamina B, C cálcio e fósforo.

Verduras e legumes

Verduras e legumes verde ou amarelo são ricos em carotenoide que previnem a deterioração da mácula responsável pela nossa visão “colorida”.

A mácula fica em nossa retina, ao centro e é responsável pela visão das cores no olho humano. Você pode consumir pimentões, alface, couve, rúcula, brócolis. Alimentos verde escuro apresentam ainda luteína e a zeaxantina que reduz os riscos de incidência de catarata. Estes nutrientes combinados aumentam a percepção de brilho e facilitam ou favorecem a visão à distância.

Linhaça

linhaça-visão

O Ômega 3 pode ser obtido tanto por meio de fontes animais como vegetais. A linhaça é uma ótima fonte de Ômega 3 de origem vegetal indicada principalmente para vegetarianos e veganos.

Para usufruir de todos os benefícios nutricionais da linhaça é recomendado que o seu consumo seja feito por meio de sua farinha. Basta triturar uma ou duas colheres da semente de linhaça pouco antes de utiliza-lá. A linhaça dourada é a mais indicada por ser nutricionalmente mais rica se comparada a linhaça marrom.

Azeite extravirgem

azeite-visão

O azeite extravirgem apesar de seus benefícios já conhecidos é um ótimo aliado na manutenção da boa saúde de nossos olhos. Por ser rico em Ômega 3 atua como a farinha de linhaça.  Todo óleo deve ser consumido moderadamente, mesmo quando conhecidamente benéfico ao nosso organismo.Utilize algumas gotas de azeita na salada.


Publicado

em

por