7 Suplementos Alimentares Que Todo Mundo Deveria Tomar Todos Os Dias

Quem já pensou em suplemento alimentar natural se deparou, apostamos, em vários artigos apontando tantas coisas que, sabemos bem, fica difícil conseguir entender o que é modismo e o que o nosso corpo realmente precisa.

Você sabe como fazer iogurte e suplementar probióticos?

Dicas de alimentação para ter um cabelo saudável

Dicas de alimentação para prevenir rugas

É importante saber que os suplementos, mesmo aqueles que são naturais ou receitados por especialistas tem em sua formulação componentes tão benéficos quanto os que podem nos causar efeitos secundários, interações com outros medicamentos e também demais consequências importantes para a nossa saúde – dentre as quais, as benéficas.

Mas hoje o AB te ajuda a entender: quais são os suplementos que, frente à rotina comum da população acabam por se fazer necessários e por quais razões devemos tomá-los habitualmente.

Por que devemos tomar suplementos?

Suplemento alimentar, seja ele natural ou não, é, apesar de não funcionar exatamente como um medicamento tradicional, uma ferramenta para ser utilizada de forma pontual, enquanto tentamos ajustar a rotina para solucionar uma determinada carência.

Diante disso, da mesma forma que um medicamento quando usado de forma prolongada e sem critérios rigorosos pode comprometer a sua saúde, um suplemento alimentar também pode, uma vez que interage com o nosso corpo da mesma forma que um fármaco.

Assim, diante de um quadro de saúde estável e do entendimento de que não adianta suplementar sem mudar o hábito que fez gerar a carência, poderíamos listar situações corriqueiras que nos fazem ficar desatentos com o nosso corpo, deixando-o vulnerável, fazendo-o necessitar desse tipo de atenção que traz a ideia de suplementação.

Ademais, além desse tipo de situação em que a rotina exige suplementos que nos faltam na alimentação regular, outra forma razão de tomar suplementos está contida na ideia de que eles podem aumentar de forma considerável nossa capacidade de atenção, vitalidade e até mesmo de energia.

E é nesse segundo grupo que focaremos, apesar de insistirmos: o uso regular pode ser pernicioso para a saúde e recomenda-se sempre uma consulta com um especialista a fim de identificarmos quais hábitos podem ser alterados para atingirmos nossos objetivos relacionados à saúde sem outros tipos de intervenção, sendo ela medicamentosa ou de suplementação.

1 – Magnésio

O magnésio é um mineral de suma importância para a nossa saúde, mas hoje, com a forma de produção de alimentos cada vez mais abusiva com a maneira natural de se produzir comida, a terra fica cada vez mais pobre, uma vez que ciclos naturais não são respeitados e nem mesmo observados. Dessa forma, quem sofre, além da natureza, é o nosso próprio corpo.

Assim, além de preferir alimentos provenientes de formas de produção mais naturais e mais respeitosas com aquilo que é natural e orgânico, a suplementação de magnésio é um passo importante para:

  • A nutrição de ossos e musculatura;
  • A regularidade das funções intestinais;
  • O equilíbrio do sistema nervoso – bem como da saúde mental;
  • Bom funcionamento de vasos sanguíneos – bem como a preservação da capilaridade ideal;
  • Controle glicêmico e prevenção do diabetes.

2 – Vitamina C

A vitamina C, aquela mesma presente em frutas e verduras e disponível hoje em dia até em balas para suplementação infantil é uma grande aliada de quem quer boa saúde.

Quando falamos de boa saúde, introduzimos mesmo o conceito amplo ao qual ela se relaciona: saúde mental e física.

Sua função, quando consumidos os 300 mg diários recomendados, é:

  • Reforço do sistema imunológico;
  • Antioxidante das articulações, ossos e pele;
  • Prevenir doenças oculares;
  • Prevenir a depressão e demais afecções mentais.

3 – Espirulina

É uma alga que também atua como um superalimento por conta dos seus altos e complexos valores nutricionais. Consumi-la implica em suplementar proteína, vitaminas, minerais, enzimas, fibras, antioxidantes e ainda aminoácidos essenciais para a nossa saúde.

Assim, ela nos ajuda a:

  • Garantir energia e vitalidade;
  • Perder peso de forma controlada e saudável;
  • Controla a queda de cabelo;
  • Trata a insônia;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Protege a visão.

4 – Água marinha

A água marinha é mais uma dessas novidades no mundo da suplementação, mas que já saem na frente das demais por conta de ser muito completo e rico em minerais e outros oligoelementos, muito úteis para a prevenção de deficiências nutricionais.

Outras funções incríveis se referem ao trato das funções renais e intestinais, uma vez que a água marinha pode ser consumida regularmente ao substituirmos seu uso pelo sal.

5 – Levedura de cerveja

Um dos maiores benefícios da levedura consiste em suas vitaminas e minerais, úteis para quem quer turbinar o dia-a-dia se munindo de mais energia.

Ao tomá-la pela manhã, também conseguimos uma recarga no ânimo e na disposição, além de conseguirmos um mecanismo de prevenção do nervosismo, uma atenuação nos sintomas da ansiedade ou da depressão, além de ser um grande aliado da saúde dos cabelos, pele e unhas.

Para tomá-la, coe um suco, ferva leite ou mesmo acompanhe um iogurte caso prefira em pó. Senão, consuma em cápsulas ou comprimidos.

6 – Cúrcuma

Além de ser ótima para acompanhar a comida por ser uma especiaria muito saborosa, de tons requintados e de cor incrível, a cúrcuma é um excelente antioxidante e um grande aliado das nossas funções hepáticas.

Assim, além de introduzir na alimentação diária enquanto alimento, você também pode utilizar seus ricos benefícios para reduzir quadros inflamatórios e até preveni-los utilizando as cápsulas suplementares.

 

7 – Probióticos como suplementos

Os probióticos são suplementos essenciais para as pessoas que tem problemas intestinais ou desejam, através desse importante aliado, preveni-los.

Como é no intestino que a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos acontece, é imprescindível contar com uma boa saúde desse órgão para desfrutar de boa saúde em outras partes do corpo, contribuindo também com a manutenção do sistema imunológico como reflexo disso.

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star (1 votes, average: 0,00 out of 5)
Loading...

Comentários

comentários

Uma resposta para “7 Suplementos Alimentares Que Todo Mundo Deveria Tomar Todos Os Dias”

  1. […] Suplementos indispensáveis para o dia-a-dia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *