Dicas de alimentação para prevenir rugas

Você pode ter uma pele saudável, jovem e bonita comendo os produtos certos. Existem certos alimentos que possuem vitaminas, ácidos e proteínas que ajudam na renovação celular da pele e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, são os alimentos que possuem antioxidantes.

Antioxidante é o nome que se dá à uma categoria de substâncias, vitaminas, sais minerais e pigmentos, que combatem a oxidação, agindo como um protetor celular contra os efeitos danosos dos radicais livres, como as rugas e a flacidez da pele.

Os temidos radicais livres rompem as fibras elásticas e alteram o colágeno da pele, acelerando seu envelhecimento.  Não tem como fugirmos desses efeitos, pois a produção dos radicais livres acontece na respiração, na atividade física, na poluição, no estresse, no álcool, cigarro, pesticidas, radiações, conservantes de alimentos, etc. Além de causar o envelhecimento precoce os radicais livres vão lesionando as células, podendo levar a várias doenças como problemas do coração, aterosclerose, diabetes e câncer.

Para uma defesa maior contra os radicais livres, é importante incluir em sua dieta os antioxidantes, eles agem impedindo a formação dessas moléculas destrutivas, evitam a formação dessas lesões (e também tem um poder de reparar as lesões que já foram causadas).

antioxidantes

Veja a lista de alimentos que possuem antioxidantes:

  • Frutas cítricas como o limão, laranja, acerola, kamu-kamu (fruta amazônica), abacaxi, kiwi, pimentões e tomate. Eles devem ser consumidos preferencialmente crus, pois a vitamina C encontrada neles não resiste ao calor e excesso de luminosidade. Portanto abuse de saladas, sucos e da própria fruta in natura.  A vitamina C é um poderoso antioxidante que atua como fotoprotetor da pele, prevenindo rugas, manchas, o envelhecimento precoce e até lesões pré-cancerosas.
  • O tomate além de fornecer vitamina C, contém outra substância importante na prevenção de câncer de mama e próstata e de doenças cardiovasculares, o licopeno. E o calor neste caso ajuda a potencializar o seu efeito. Então que tal trocar o molho de caixinha pelo bom molho de tomate caseiro?
  • A linhaça é outra ótima opção. Rica em ômegas e com o poder antioxidante da vitamina E, com efeito fotoprotetor e de aumentar a imunidade, tem um efeito a mais: previne doenças respiratórias e auxilia no tratamento de doenças neurológicas e de fertilidade. Comer duas porções por dia já é o bastante. Outros alimentos que possuem a vitamina E são: germe de trigo, óleos vegetais (sem aquecimento), gema do ovo e sementes oleaginosas (nozes, castanhas, etc).
  • Outro delicioso alimento com poderes antioxidantes é o cacau! Presente principalmente no chocolate amargo e meio amargo (no chocolate branco não tem cacau). Então por que não trocar o achocolatado por cacau em pó?

Bom apetite !


Publicado

em

por