5 motivos para ter o óleo de rícino em casa

Conhecido como um poderoso laxante, o óleo de rícino atualmente é utilizado para diversos fins. Fruto da mamona,  é hoje encontrado em lojas de produtos de beleza e utilizado para o cuidado da pele e dos cabelos.

Tratamentos caseiros ajudam a lidar com a psoríase

Dores nas costas? Veja esse truque que pode aliviar a dor

O óleo de rícino ou mamona é rico em ácidos graxos, ácido oleico, linoleico e palmítico. Rico em sais minerais e vitamina E. Seu custo costuma ser baixo, podendo ser encontrado em lojas a um valor médio de R$ 50,00 o litro, mas a opções menores de 100 ml e 200 ml também são encontradas.

Vamos aos seus benéficos:

1- Sela as cutículas

cabelos-com-oleo-de-ricino

O óleo de rícino para os cabelos traz inúmeros benefícios, um deles é o poder de selar as cutículas capilares. Evitando o ressecamento e a aparência elástica dos fios. Ainda utilizado nos cabelos o óleo de mamona combate a caspa, hidrata os fios, limpa o couro cabeludo e combate a oleosidade.

Modo de usar

  1. Dilua 1 colher (sopa) de óleo para 200 ml de condicionar;
  2. Deixe agir por no máximo três minutos. Enxágue bem.

2- Combate a oleosidade da pele

controle-acne-com-oleo-de-ricino

O óleo de rícino tem poder adstringente, combate a oleosidade e com isso o aparecimento de acnes. Para peles extremamente ressecadas o óleo de rícino também é indicado, visto que evita que a pele perca água para o ambiente, mantendo uma aparência mais sedosa. Atua ainda como cicatrizante natural, tratando rugas e estrias recentes. Para pele é indicado a mesma dosagem do óleo de rícino utilizado para os trato dos cabelos, 1 colher (sopa) para 200 ml de creme hidratante.

3-  Pode ajudar a dormir

insonia-e-o-oleo-de-ricino

Alguns usuários afirmam que o óleo de rícino aplicado ao redor dos olhos pouco antes de dormir induz mais rapidamente ao sono

4- Contribui para a cicatrização da pele de animais

pug

Por suas propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, o óleo de rícino aplicado sobre regiões machucas em animais de estimação pode contribuir para a sua melhor cicatrização, visto que evita que o animal lamba a ferida aberta. Nesse caso, o óleo de rícino pode ser usado concomitantemente com outros medicamentos, atuando apenas para evitar que o animal entre em contrato com o local afetado.

5- Mantém as unhas saudáveis

maos

Aplicar uma pequena quantidade de óleo de rícino nas unhas pode ajuda-las a crescer mais fortes e bonitas.

Outros motivos para ter óleo de rícino em casa

Para remover pintas:

O óleo de rícino é popularmente conhecido por remover pintas. Para isso misture-o ao bicarbonato de sódio na proporção de uma colher de sopa e aplique sobre a pinta no período noturno, cubra com um curativo e deixe agir durante toda a noite. Pela manhã lave o local com água morna, repetindo o procedimento até que a pinta caia naturalmente.

Para atenuar olheiras:

Aplique um pouco do óleo abaixo dos olhos e faça pequenas massagens.

Tratamento complementar:

O óleo de rícino é utilizado como complemento aos tratamentos tradicionais de doenças como o Mal de Parkinson, artrite, reumatismo e esclerose múltipla.


Publicado

em

, , , ,

por

Comentários

Uma resposta para “5 motivos para ter o óleo de rícino em casa”