Conheça tratamentos caseiros para a psoríase

A psoríase é mais comum do que se pensa dado os fatores que podem desencadear a doença: ansiedade, estresse, traumas na pele, depressão e abuso de bebidas alcoólicas são alguns fatores que podem suscitar o aparecimento das tão incômodas manchas avermelhadas na pele.

Soro fisiológico é um ótimo aliado para cabelos ressecados 

O que fazer quando não se tem o que fazer?

Comum tanto em homens como mulheres, a psoríase costuma aparecer por voltas dos 30 ou 40 anos, mas seu surgimento pode ocorrer ainda mais cedo, visto os fatores que podem desencadeá-la.

Nos tratamentos convencionais, as manchas são tratadas quase sempre com a administração de corticoides para a regulação do metabolismo e para o controle e manutenção dos íons e dos níveis de água no organismo.

Por seus conhecidos efeitos colaterais, muitas são as pessoas relutantes ao tratamento com corticoides, vamos ensinar aqui alguns tratamentos caseiros para curar, ou aliviar os sintomas da psoríase. Mas lembre-se, consultar um médico é importante, já que o aparecimento das manchas podem ser resultado de outras patologias graves como falhas no sistema imunológico, por exemplo.

1- Sal Marinho 

sal-psoriase

Apesar de simples esse método pode ser extremamente eficaz, já que o banho de sal marinho atua diretamente no controle de íons presente em nosso corpo, excepcionalmente o sódio, que em níveis alterados pode facilitar o desenvolvimento da psoríase.

Preparo

  • Dilua 250g de sal marinho em meio balde de água quente, complete o balde com água fria. Estando morno banhe-se na mistura.

2- Chás medicinais conta a psoríase

tratamentos-caseiros-para-psoriase

 O uso de chás para o alívio de sintomas ou mesmo para cura é uma tradição a muitos anos, usado pelas mais diversas civilizações. Para o tratamento da psoríase é recomendado a in gestão de chá anti-inflamatórios e cicatrizantes como o caso da fumária.

Preparo

  • 1/2 colher (chá) de fumária seca;
  • 1/2 colher (chá) de calêndula;
  • 1 xícara de água.

Misture a fumária e a calêndula na água fervente e deixe descansar por 10 minutos, tome de 2 a 3 xícaras por dia para o alívio dos sintomas.

3- Aloé Vera

aloe-vera-para-psoriase

 A Babosa ou Aloé Vera é um excelente esfoliante e tem ação hidratante, fornecendo oxigênio as camadas mais profundas da pele, o que pode ser fundamental no tratamento da psoríase.

Preparo

 Descasque a babosa e retire o gel de seu interior. Aplique-o diretamente na área afetada, para potencializar os resultados envolva o local com plástico filme e deixe repousar por no máximo 15 minutos, lave em seguida com água. Repita o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

Cuidado!

Apesar dos tratamentos alternativos e caseiros para a psoríase, é preciso estar atento, um dos fatores que podem desencadear a doença são desequilíbrios no sistema imunológico que demandam maior atenção e cuidado. Consulte sempre um médico.

A psoríase não tem cura e não é contagiosa, mas é possível preveni-lá com cuidados simples.

Modos para prevenir a psoríase:

  • Evite situações estressantes;
  • Pratique regularmente atividades físicas;
  • Invista em momentos e atividades de lazer;
  • Evite o consumo de álcool;
  • Mantenha uma alimentação saudável e rica em alimentos com betacaroteno;
  • Tome regularmente banhos de sol.


Publicado

em

por