Veja qual a forma correta de colocar os alimentos na geladeira e evite o desperdício

Como que, mesmo um meio de conservação de alimentos tão incrível quanto a geladeira, ainda desperdiçamos grandes quantidades de frutas, legumes e verduras todas as semanas?

Veja estes SETE alimentos que irão salvar seu coração

Alimentos Que Podem Ficar MESES Dentro da Geladeira sem Estragar

A resposta é mais simples do que podemos pensar: não guardamos as coisas como deveriam ser guardadas na geladeira, o que impede que elas mantenham suas características nutricionais pelo período que podem.

Veja as nossas dicas para organizar a sua geladeira e abandone o desperdício!

1 – Tamanho importa

Não importa qual a cor, preço ou capacidade de refrigeração da geladeira se ela não tiver o tamanho adequado para o número de pessoas em sua casa. Uma geladeira enorme para duas pessoas é desperdício de energia. Uma geladeira pequena para quatro pessoas, desperdício de dinheiro com as coisas que forem ali armazenadas, que não irão durar o tempo que poderiam.

2 – Guarde alimentos parecidos em conjunto

Manter a maçã pertinho da batata pode ser uma coisa curiosa, mas os dois liberam gás etileno, que é o responsável pelo amadurecimento da fruta. Já se for maçã e banana, não faça isso. Alguma vai acabar amadurecendo mais rápido do que deveria e parará no lixo.

3 – Tomates tem lugar certo

Aqui, mais do que a companhia, o que interfere na qualidade do alimento é a altura em que eles ficarão colocados, bem como a posição.

Como eles são tirados do pé pela haste, é essa a região mais sensível. Então coloque-os sobre um papel toalha, com essa parte em contato com o papel.

4 – Morangos

A primeira coisa que você precisa fazer é tirar tudo da caixa original, limpar e depois organizar tudo em uma camada única. É ótimo para conservar e guardar a fruta, evitando que ela fique muito espremida umas às outras.

5 – Laticínios

Tudo o que é de tempo curto de validade deve ser sempre guardado na prateleira de cima da geladeira, geralmente onde está colocado o termostato e onde a temperatura é mais constante.

6 – Cheiro verde

Lave bem uma garrafa plástica e corte-a, de forma que possa encaixar a parte de cima à parte de baixo.

Lave e seque as cebolinhas e coloque tudo dentro na garrafa. Vai parecer que elas ficarão frescas por mais tempo, sem que queimem com o frio.

7 – Potes com tampa

Tudo aquilo que pode ser fechado, deve ser fechado. Se você abrir um produto em conserva feita em lata, passe para um pote com tampa. Se não tiver, vede com papel filme.

Isso evita que estraguem outros alimentos, inclusive, quando começarem a se deteriorar.

8 – Geladeira é feita para ser fechada

A geladeira que fica por muito tempo aberta, além de aumentar o consumo de energia elétrica, também acaba por fazer com que os alimentos guardados fiquem expostos à microrganismos perigosos.

Verificar sempre a vedação é importante para a manutenção do aparelho e conservação das coisas ali armazenadas.

9 – As verduras devem ser guardadas secas

Tudo que for verdura, deve ser colocado em saquinho transparente, limpa e já dividida em porções para o uso, sempre na parte inferior da geladeira.

Isso faz com que fiquem em temperatura mais próxima à do ambiente.

10 – Esponjas e umidade

As esponjas de louça são ótimas amigas das nossas verduras e legumes. Para prolongar a sensação de que tudo está sempre seco e tudo sempre fresco, deixe pelo menos três esponjas novas dentro da gaveta própria para eles.

Você perceberá que depois de um tempo terá de trocar tudo, pois elas estarão úmidas.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Veja qual a forma correta de colocar os alimentos na geladeira e evite o desperdício”

  1. […] Veja qual a forma correta de colocar os alimentos na geladeira e evite o desperdício […]