Veja estes SETE alimentos que irão salvar seu coração

As doenças relacionadas ao coração são uma das maiores causas de morte em nosso país. E, infelizmente, a causa mais comum que dá origem a elas são os alimentos que consumimos diariamente, que podem causar, dentre outros males, o entupimento de nossas artérias.

Veja: quais são os fatores que sempre te deixam com a sensação de fome

Aprenda como guardar corretamente os alimentos na geladeira e fazer com que eles resistam por meses

E são esses entupimentos causados, em suma, pela acumulação de gorduras e óleos que estão presentes nos alimentos com maior concentração de colesterol ruim, o chamado triglicerídeo.

Essa acumulação de gordura acaba por fazer com que os canais que bombeiam o sangue para o nosso corpo sejam paulatinamente calcificados, deixando-os estreitos e endurecidos, o que faz com que o sangue tenha mais dificuldade para circular. Isso pode causar desde dor torácica até ataque cardíaco ou AVC.

Mas, calma: existem alimentos que podem melhorar – e muito – a saúde de nossas artérias. Acompanhe a nossa lista e trate logo de cuidar do seu coração!

1 – Brócolis

Uma das substâncias comuns do brócolis, reponho e couve-flor é o chamado sulforafano, que pode fazer com que a placa que se acumula nas paredes das artérias diminua. Esse agente químico é responsável por ativar antioxidantes e proporcionar a proteção necessária para o nosso corpo reduzir processos inflamatórios e a placa arterial.

2 – Linhaça

A linhaça é a melhor amiga do seu coração pelo fato de ser uma grande inimiga do colesterol ruim. Ela faz com que placas de gordura sejam formadas nas carótidas, graças ao alfalinolênico. Por causa disso, os efeitos da linhaça acabam também por reduzir o risco de um AVC em pelo menos 28%, de acordo com estudos de uma equipe canadense.

3 – Chá verde

Sim, as culturas milenares orientais estiveram sempre certas: existem correlações entre beber chá verde e a redução do risco de doença arterial, cardíaca e vascular. Os testes foram feitos e revelam que o consumo regular da erva faz com que o colesterol ruim seja evidentemente reduzido, bem como os triglicerídeos, o que faz com que haja a redução no risco de doenças relacionadas à circulação sanguínea.

4 – Romã

Pena não serem frutas nativas do nosso país, nem tão facilmente encontradas por aí, porque as romãs são grandes concentradoras de antioxidantes que dão uma baita força na limpeza das nossas artérias e na redução do colesterol ruim. Existem também outras evidências que indicam que o suco feito com a polpa possa ser grande aliado da melhora do fluxo sanguíneo e da redução das placas de gorduras arteriais.

5 – Alho

O alho é um grande aliado daqueles que buscam a saúde cardiovascular e já é utilizado há muitos anos para esse fim. Acredita-se que o alho tenha poderes antibióticos, que podem fazer com que as bactérias instaladas nessas placas cardiovasculares sejam facilmente mortas. Existem estudos que apontam que o alho possa diluir o sangue, tendo papel essencial de anticoagulante natural.

6 – Salmão

Parece ser comum o acordo que as gorduras presentes nesse peixe tão peculiar sejam associadas a fatores positivos para nossa saúde. Além de combater as doenças cardíacas, o salmão também cumpre um importante papel ao dar ao nosso corpo ácidos graxos ômega-3, que fazem a redução drástica dos triglicerídeos, mas não precisa ficar assustado e só comer salmão daqui para frente. Outras importantes formas de consumir ômega-3 são viabilizadas através da sardinha, arenque, atum, chia, linhaça e nozes.

7 – Café

E o que falar desse nosso amigo de todo dia? Ele só previne e ainda controla a aterosclerose – que é o entupimento das artérias. Em um estudo recente, também se comprovou que pessoas que consomem café regularmente tem 41% menos chances de acumular o colesterol ruim em suas artérias.

Comentários

3 respostas para “Veja estes SETE alimentos que irão salvar seu coração”

  1. […] Veja quais são os sete alimentos que podem salvar o seu coração […]

  2. […] Veja quais são os sete alimentos que podem salvar seu coração […]