Alimentos Que Podem Ficar MESES Dentro da Geladeira sem Estragar

Ir à feira é uma atividade que exige mesmo muito autocontrole para não abusar das quantidades, já que o que está em promoção também tem vida útil muito curta, o que acaba por gerar desperdício de comida e, claro, de dinheiro. Ou era assim, quando você terminar de ler esse texto.

Veja quais são os dez hábitos que podem turbinar a sua memória

Você sente fome sempre? Veja quais são seus hábitos alimentares e entenda

O que trazemos hoje são dicas importantes para melhor aproveitar os alimentos frescos que você trouxer da feira armazenando cada um da forma correta na sua geladeira. Vamos lá?

 

1 – Para frutas vermelhas, vinagre e água

Para conservar morangos, blueberry, amoras e outras frutas do tipo, misture em uma bacia uma parte de vinagre de maçã para dez de água. Lave nessa solução todas as frutas e depois deixe que escorram todo o líquido. Agora, com elas secas, coloque tudo em um pote com papel-toalha dentro, tampe e leve à geladeira.

2 – Para brócolis, aipo e alface, papel alumínio

É simples: lave todos os legumes ou a verdura e depois, com um pedaço de papel alumínio, embrulhe cada um. O resultado é que estarão frescos por mais tempo e poderão chegar em até duas semanas de conservação.

3 – Para o queijo, papel manteiga

Para que o queijo se conserve melhor e por mais tempo, nada de enrolar em plástico. O negócio é enrolar em papel manteiga e colocar em tigela de vidro ou cerâmica. Se o caso for mesmo um pote plástico, nada de tampar completamente.

Para garantir um queijo com a mesma umidade da sua compra, coloque na parte menos fria da geladeira.

E se o caso é usar queijo só para introduzir em alimentos, a melhor coisa é ralar e congelar em pacote plástico.

4 – Para frutas sensíveis, damasco e pêssego, a caixa de ovos

Na hora da compra, prefira os alimentos ainda em processo de amadurecimento. Quanto mais verdes estiverem, maior a chance de que permaneçam sem manchas ou outros defeitos.

Agora, se a quantidade for grande, resolve melhor enrolar as frutas em papel manteiga e colocar tudo em uma caixa limpa, ainda dentro da geladeira.

5 – Para requeijão, ricota ou queijos jovens, açúcar ou sal

Aqui a regra é diferente: se já estão abertos, coloque tudo dentro de um pote de vidro ou de cerâmica, com tampa de boa vedação. Aí, quando for colocar na geladeira, coloque dois ou três cubos de açúcar sobre eles – eles absorverão a umidade “ruim” para seu queijo.

Se for o caso de serem produtos ainda em embalagem original, congele tudo e só retire do congelador quando for usar.

6 – Para uvas, barbantes

Na parte de trás da geladeira, perto da parede do fundo. É importante fazer com que os cachos não se toquem. Se ficar assim, eles podem ficar armazenados por períodos maiores que um mês.

7 – Para o gengibre, água fervida e papel manteiga

Para conservar o sabor, armazene já no congelador. Quando quiser usar, coloque já na água para cozinhar junto com o alimento, assim você não perde nada das suas propriedades terapêuticas.

E, ainda há outra forma: mergulhe a raiz em água fervendo e coloque imediatamente na geladeira. Dura meses por lá.

8 – Para a carne, urtiga e condimentos

Tá sem geladeira? Coloque folhas de urtiga, rábano, absinto, estragão ou noz ao redor dela. Embrulhe-a em um pano umedecido com vinagre e aí coloque em uma caixa de madeira ou dentro de uma panela. Feche a tampa e depois enterre no solo.

Para quem está em um acampamento, olha só: vai durar mais de uma semana sem que se estrague.


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Alimentos Que Podem Ficar MESES Dentro da Geladeira sem Estragar”

  1. […] Alimentos Que Podem Ficar MESES Dentro da Geladeira sem Estragar […]

  2. […] Aprenda como guardar corretamente os alimentos na geladeira e fazer com que eles resistam por meses […]

  3. […] Aprenda a guardar alimentos na geladeira da forma correta e evite o desperdício […]