Emagrecimento saudável: veja dicas para secar

  • Contar calorias não é a melhor solução
  • Mastigação e emagrecimento saudável
  • Exercícios e o seu papel na sua alimentação

Às vezes parece praticamente uma missão impossível esse tal emagrecimento saudável de que todos falam. De fato a depender da idade (que afeta diretamente a perda de peso), os hábitos alimentares e até mesmo a rotina diária, perder peso pode ser um desafio e tanto.

Leia mais

Açúcar ou sal: qual é mais nocivo para o nosso organismo?

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Quem nunca tentou então contar as calorias e evitar exageros para promover o emagrecimento? Provavelmente todas nós. Mas você sabia que com a adoção de hábitos realmente simples você consegue controlar a ingestão de calorias e consequentemente emagrecer de maneira natural? Pois, é sobre isso que falaremos hoje. Sobre como a adoção de alguns hábitos realmente simples podem fazer toda a diferença quando contabilizamos as calorias do dia. Está preparada?

Emagrecimento saudável: troque os sucos pelas frutas in natura

Muitas vezes até mesmo pela comodidade, acabamos optando pelo suco pronto e industrializado a levarmos a fruta para casa para consumirmos-a in natura. Essa é uma atitude que deve ser mudada. Quando optamos pelo suco além de diminuir drasticamente os nutrientes que estão presentes na fruta aumentamos exponencialmente a quantidade de calorias. Isso acontece porque estes sucos, sejam eles naturais ou não muitas vezes recebem a adição de açúcar. Adição essa que eleva de maneira singular a quantidade de calorias em detrimento ao consumo da fruta in natura. Além de não apresentar nem um terço dos nutrientes que encontraríamos na própria fruta.

Deixe os lanchinhos saudáveis de lado

emagrecimento saudável

Parece meio contraditório essa colocação. Mas quando falamos em lanchinhos saudáveis estamos nos referindo aqueles que vendem a ideia de serem saudáveis. Como, por exemplo, barrinhas de cereal, shakes e outros compostos industrializados com o intuito de parecerem a melhor opção possível de lanche. Ao invés disso, consuma uma porção moderada de oleaginosas como amêndoas, castanhas ou nozes.

Além de serem nutricionalmente melhores, estes alimentos possuem índice glicêmico baixo e são mais lentamente metabolizadas. O que sabemos garante a prolongada sensação de saciedade.

Mastigação é um passo importante para a promoção do emagrecimento saudável

emagrecimento saudável

A leptina que é o hormônio responsável pela mensagem de saciedade começa a ser liberada a partir do início do processo de mastigação do alimento. Quão mais vagarosa é a sua mastigação, mais tempo o seu cérebro tem para entender que você está saciada. Desta forma, quanto mais você mastigar os alimentos, menor será o seu consumo dos mesmos. Por isso lembre-se sempre de mastigar bem cada garfada e você terá um número menor de garfadas ao final.

Se exercite na hora certa

emagrecimento saudável

Dizem que não há melhor hora para se exercitar, de fato toda e qualquer hora é excelente para mexer as cadeiras. Todavia, fazer uma pequena série de exercícios pela manhã, antes do café da manhã apresenta excelentes resultados. Isso porque a prática de atividade física promove a liberação de substâncias que levam ao bem-estar a e melhor disposição. Ambos auxiliam na menor ingestão de calorias ao longo do dia e consequentemente levam naturalmente ao emagrecimento saudável.

Beba água regularmente para o emagrecimento saudável

O consumo de água traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, disso não temos dúvida. Mas você sabia que a ingestão de água pode auxiliar no menor consumo de alimentos e de calorias? Pois é isso mesmo. A água preenche o estômago e leva a menor ingestão de calorias quando estamos diante de nosso alimento. Se o mesmo for rico em fibras temos um resultado ainda melhor. As fibras solúveis em contato com a água levam a formação de um gel que faz volume e dá sensação de saciedade. Apenas um copo de água já proporciona todos estes benefícios.