Açúcar ou sal: qual é mais nocivo para o nosso organismo?

  • Problemas ocasionados pelo consumo de açúcar
  • Excesso de sal e os seus malefícios
  • Quem é o maior vilão?

Certamente você já deve ter ouvido que tudo precisa ser consumido com moderação. Não importa se estamos falando de um delicioso pedaço de pudim ou um cozido funcional de batata-doce com inhame. Tudo precisa ser consumido com moderação. Não é mesmo? Ou ainda há aqueles que usam o comparativo de que remédio é droga são a mesma coisa, o que muda é a dosagem? Mas e quando pensamos no consumo de açúcar e sal?

Leia mais

Cancêr de pele: tudo o que você precisa saber sobre a doença

Janeiro Branco: Dicas para melhorar a sua saúde mental

Ambos são tidos muitas vezes como vilões. Causadores de problemas dos mais diversos e nunca sabemos quanto devemos de fato consumir de maneira segura. Pensando nisso surgiu a dúvida, qual é mais perigoso? Qual pode causar mais problemas em nosso organismo quando ingerido de maneira desregrada? É o que vamos descobrir.

Açúcar e sal, por que te queremos tanto?

açúcar ou sal

Ninguém come uma comida sem sal, ou devora um doce com açúcar reduzido. Efetivamente estes dois, tanto o açúcar quanto o sal, fazem parte da nossa vida e desempenham papéis importantes no funcionamento saudável do nosso corpo. O sal por sua vez possibilita a contração do músculo que nem mesmo precisamos destacar a sua importância. O açúcar é fundamental para o fornecimento de energia para todas as nossas atividades diárias.

Açúcar: problemas causados pelo seu consumo

O grande problema do açúcar vem quando o mesmo advém de fontes não naturais. Isso porque estes produtos são nutricionalmente pobres, altamente calóricos e com níveis elevados de açúcar. Não importa o nome que recebam, açúcar branco, açúcar refinado, glicose, xarope de milho, enfim, independentemente do nome a premissa é sempre a mesma. Estes compostos industrializados são pouco nutritivos e quando consumidos de maneira regular podem levar a alguns problemas, dentre eles a obesidade, a deficiência nutricional e a resistência a insulina.

Com o consumo de açúcar temos naturalmente a liberação de insulina que é responsável por direcionar este açúcar para as nossas células para serem transformados em energia. Com abuso neste consumo o que acontece é a maior produção e liberação de insulina que de maneira simplificada aumenta a estocagem de gordura. Quanto maior o consumo de açúcar maior a produção e liberação de insulina e consequentemente o desenvolvimento de um quadro de resistência a mesma. Com a permanência deste quadro por muito tempo certamente o indivíduo desenvolverá a diabetes do tipo 2.

A diabetes do tipo 2 aumenta significativamente as chances de desenvolvimento de glaucoma, ataque cardíaco e insuficiência renal.

Açúcar ou sal: Os problemas causados pelo consumo de sal

açúcar ou sal

Enquanto temos um cenário que compreende progressivamente cada vez mais os danos e os benefícios do açúcar em nosso organismo, mais se estuda o papel desempenhado pelo sal. O que se sabe até então é que uma quantidade processada diariamente pelo nosso corpo é fundamental para o seu bom funcionamento. Entretanto, assim como o açúcar o seu consumo excessivo pode causar problemas a longo prazo.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a indicação de consumo diário de sal seria de até cinco gramas. Valor que não causaria mal algum a um indivíduo adulto saudável. Em contrapartida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome cerca de doze gramas de sal diariamente.

O consumo excessivo de sal pode levar a problemas como pressão alta que em níveis críticos pode resultar em ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e problemas renais.

Mas afinal, qual é o pior, açúcar ou sal?

Dentre açúcar e sal qual você escolheria como sendo o pior para o nosso organismo? Pergunta difícil não é? Em uma observação ampla e pouco atenciosa podemos dizer que nenhum dos dois são altamente perigosos quando pensamos no consumo moderado. Mas quando analisamos o consumo excessivo de ambos, açúcar e sal, de maneira mais minuciosa, o açúcar é o maior vilão. Isso porque o sal é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, o açúcar não. Além disso, o excesso de açúcar pode até mesmo potencializar os malefícios ocasionados pelo sal.