Black Friday: Você sabe como a data surgiu?

  • Como tudo começou
  • A Black Friday no Brasil
  • Algumas dicas para suas compras

Você certamente deve estar contando os minutos para aproveitar a promoção daquele produto que você tanto espera.

De fato a Black Friday é uma data muito esperada por todos os consumidores que aguardam ansiosamente. Aguardam para poderem adquirir um produto com um bom desconto. Se você já tem a sua lista de compras para a famosa sexta-feira das promoções deve estar contando alegremente os minutos para a tão esperada data.

Leia mais

Traição: perdoar ou não perdoar? O que fazer?

Serotonina: o que é, funções e como aumentar

Este ano, a data cairá no próximo dia 29 de novembro. Mas você já parou para pensar como a ideia teria surgido? Qual a história por trás de uma das datas mais esperadas do comércio?

As especulações são as mais diversas e hoje traremos para você a mais aceita popularmente.

Black Friday: como tudo começou

black friday

De acordo com a crença mais aceitada ao redor do mundo, a Black Friday teria surgido em meados dos anos 60. O estado seria o da Pensilvânia na cidade da Filadélfia e tudo teria surgido de gírias de policiais. Ficou confusa? Calma, nós vamos te explicar.

Segundo esta teoria, a sexta-feira após o dia de Ação de Graça, o centro da cidade ficava extremamente movimentado. Isso porque era o período em que as pessoas se preparavam para as compras de Natal e por estar aparentemente distante da data festiva os produtos estavam significativamente mais baratos. Entre os policiais responsáveis pela segurança neste período começou a nomeá-lo desta forma, Black Friday. Com a repetição deste acaso, as empresas perceberam que está seria uma excelente oportunidade para venderem e finalmente saírem do vermelho. Assim nascia a Black Friday, ou sexta-feira negra oficialmente.

Para atrair ainda mais público para que concentrassem suas compras e assim aumentasse o lucros das lojas os descontos tornaram-se ainda mais expressivos. Atualmente é possível adquirir um produto neste dia com mais de setenta por cento de desconto.

A Black Friday no Brasil

black friday

A Black Friday no Brasil chegou em dois mil e dez e este ano será a sua nona edição. Ao contrário do que aconteceu especialmente na Filadélfia, onde as lojas a participarem se concentravam fisicamente, no Brasil este cenário foi diferente. A maior concentração de lojas a participarem inicialmente da campanha em nosso país foi as lojas virtuais. Cerca de cinquenta lojas participaram nos primeiros anos, atualmente praticamente todo o comércio se envolve com a data. Alguns e-commerce inclusive acabam realizando o chamado Black November, Novembro Negro. O Novembro Negro consiste na mesma pegada da Black Friday, entretanto, os descontos são válidos para todo o mês de novembro e não apenas para uma sexta-feira.

Dicas para arrasar na Black Friday

black friday

Separamos aqui um bônus com dicas importantes para que você compre seus produtos com descontos reais e aproveite de verdade esta tão importante data para o comércio. Um das mais importantes dicas é que você escolha lojas de confiança. Esta talvez seja a mais importante dica porque nesta época polvilham lojas aparentemente confiáveis mas que são fraudulentas.Pesquise sempre sobre a reputação da loja em sites de proteção ao consumidor como por exemplo o Reclame Aqui.

Outra dica interessante é determinar um limite de gastos. De nada adianta economizar na compra de determinados produtos e comprometer o seu orçamento mais do que deveria. O que seria uma solução pode acabar se tornando um verdadeiro problema.

Ah, é válido também fazer um lista por ordem de prioridade sobre o que você precisa e o que quer comprar. Isso pode te ajudar a limitar os gastos a depender do que de fato você precisa comprar. Tenha uma lista do que deseja comprar e também de produtos semelhantes que atendem as suas necessidades. Como bem sabemos às vezes diferentes marcas podem apresentar diferenças gigantescas de preço.