Serotonina: o que é, funções e como aumentar

  • Serotonina: funções e a sua importância
  • Alimentos que podem aumentar naturalmente este neurotransmissor
  • Exercícios físicos são indicados para aumentar a serotonina

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre serotonina. É um neurotransmissor muito conhecido que possui funções importantes em nosso corpo.

Leia mais

Como perder o apetite naturalmente e emagrecer

Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

Se você não conhece ao certo as funções deste neurotransmissor vamos explicar para você. E o melhor, vamos ajudá-lo a aumentar naturalmente os níveis deste neurotransmissor.

Serotonina pra que te quero tanto?

A serotonina como adiantamos é um neurotransmissor que atua diretamente em nosso sistema nervoso. Podemos sintetizar suas funções como responsável pela comunicação entres as células nervosas.

Dentre as principais intervenções que acaba realizando no nosso organismo estão o controle do humor, do sono, do apetite, da temperatura corporal tão como do ritmo cardíaco.

Também é função da serotonina a intervenção sobre nossas funções intelectuais e nossa sensibilidade.

Quando estão em baixa diversas alterações podem ser percebidas em nosso organismo. Para citar apenas algumas temos o mau humor, a ansiedade, a dificuldade para dormir e até mesmo a depressão.

Além do sistema nervoso também estão presentes em alta concentração no sistema digestivo e nas plaquetas de sangue.

Para aumentar os níveis de serotonina de maneira natural é por meio do consumo de alimentos ricos em triptofano.

O triptofano assim sendo  é um aminoácido essencial para a formação deste importante neurotransmissor. Praticar exercícios físicos também pode aumentar consideravelmente os níveis de serotonina no seu organismo.

Dentre os alimentos ricos em triptofano temos a banana, aveia, linhaça, peixes, ovos, lacticínios, sementes de abóbora e também chocolate amargo.

Agora que você já sabe como aumentar a sua serotonina, vamos detalhar algumas de suas importantes funções.

Serotonina sobre a ansiedade e o sono

A serotonina pode atuar regulando os níveis de ansiedade. Isso mesmo, altos níveis deste neurotransmissor pode controlar a ansiedade e deixá-la mais feliz, melhorando significativamente o seu humor.

Além de atuar sobre o humor, a serotonina também pode estimular regiões específicas do cérebro que controlam o seu despertar bem como o sono. O que traria noites de sono melhores.

Desejo sexual alterado

serotonina

Caso a serotonina esteja com níveis alterados você pode perceber disfunções sexuais. Como por exemplo a falta de desejo sexual pelo parceiro.

A serotonina também pode atuar sobre o processo de cicatrização. Isso mesmo, com uma lesão, o sangue libera serotonina que contribui para o processo de vasoconstrição.

Sintomas que a serotonina está em baixa

 

Como podemos perceber a serotonina eserotoninaxerce funções importantes e a sua baixa pode trazer igualmente uma série de problemas.

Dentre eles podemos citar o mau humor pela manhã, sonolência durante o dia, o consumo de alimentos a toda hora. Outros sintomas de sua baixa surpreendentemente são vontade de comer doce e distúrbios de memória e aprendizado.

Lembra dos alimentos…

serotonina

Lembra dos alimentos que comentamos anteriormente neste post? Eles são ótimas opções para aumentar o triptofano e consequentemente este neurotransmissor fundamental. Mas para isso contudo é necessário ingeri-los diariamente em pequenas proporções.

Uma dica é logo pela manhã iniciar o dia com uma vitamina de banana com castanha adoçada com mel, por exemplo. Ao longo do dia consumir uma salada de tomate, um taça de vinho ou laticínios é um boa alternativa.

Exercícios físicos podem ajudar

serotonina

Assim como os alimentos os exercícios físicos também são excelentes para aumentar os níveis de triptofano e desta forma serotonina.

Dentre os exercícios que você pode adicionar ao seu dia a dia estão andar de bicicleta, levar o cachorro para passear dentre inúmeros outros. E você nem mesmo precisa ir a uma academia para se exercitar. Muitos exercícios podem ser feitos em casa mesmo. Como pular corda, exercícios de cardio e até mesmo pilates e yoga.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Serotonina: o que é, funções e como aumentar

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Uma resposta para “Serotonina: o que é, funções e como aumentar”