Novembro Azul: O que é a próstata e qual a sua função?

  • Conhecendo esta pequena glândula
  • As curiosas funções da próstata
  • Atenção a estes alertas

Devido a campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, esta pequena glândula tem ganhado os holofotes e hoje falaremos um pouco mais sobre sua importância e as suas funções.

Leia mais

Musicoterapia: Saiba o que é e veja os benefícios

Como perder o apetite naturalmente e emagrecer

Próstata: Os dados não mentem

A próstata é uma pequena glândula que muitas vezes só é lembrada durante a campanha nacional do Novembro Azul. Campanha esta que chama prevenção para o câncer de próstata.

Esta glândula surpreendentemente muitas vezes só é lembrada quando há algum problema com ela. Dentre eles, o próprio câncer, a hiperplasia prostática e outros.

Para você ter uma ideia de que não estamos exagerando, cerca de vinte por cento dos homens britânicos nem mesmo sabia que possuíam próstata. Impressionante não é? Mas apesar deste desconhecimento, esta pequena glândula possui funções importantes que vamos conhecer hoje.

Vamos a ficha corrida desta glândula

próstata

A próstata fica estrategicamente localizada abaixo da bexiga e a uretra passa em seu interior. Em um homem adulto tem cerca de apenas vinte gramas. O seu formato é o de um pêssego mas não chega nem mesmo ao tamanho de uma pequena noz. Apesar do seu tamanho tão diminuto está glândula possui funções importantes.

A próstata produz o chamado líquido prostático que conjuntamente ao líquido seminal compõe 90% do sêmen. Este líquido tem assim a função de proteger, nutrir e favorecer a locomoção dos espermatozoides. Estes gametas chegam a próstata por meio de um condutor chamado de canal deferente.

Durante o ato sexual, com a estimulação do pênis, há a ejaculação. Durante a ejaculação tanto o líquido prostático quanto o seminal e os espermatozoides são ejetados a caminho da uretra. A ejaculação ocorre por meio de três jatos rápidos.

A próstata e a sua importante função

próstata

Como você deve saber é por intermédio da uretra que a urina é eliminada. Certamente a sua pergunta neste momento deve ser justamente porque a urina não é eliminada juntamente ao líquido prostático e seminal. A resposta é simples, a urina não é eliminada conjuntamente devido a função da próstata. Isso mesmo, durante a ejaculação esta pequena glândula se contrai e consequentemente comprimi a saiba da urina da bexiga. O que evita com que o líquido seja direcionado para a uretra.

Atenção ao funcionamento da próstata

próstata

Muitos homens não dão a sua saúde a devida atenção. Separamos aqui alguns dos incômodos que você pode acabar sofrendo que denotam que há algo de errado com o funcionamento desta glândula. Se você sente vontade repentina de ir ao banheiro, bem como sente vontade constante de fazer xixi é preciso atenção. Também é motivo de preocupação caso você vá ao banheiro e perceba a urina em um jato fraco, ou gotejante bem como ao sair sinta que a bexiga não está totalmente vazia.

Ao menor destes sinais é necessário que você busque ajuda médica para que este profissional possa auxiliá-lo quanto a necessidade de exames para averiguar o funcionamento desta glândula.

Os problemas mais comuns e os exames indicados

próstata

Os problemas mais comuns envolvendo esta glândula são a hiperplasia prostática benéfica que se configura como um aumento considerável da mesma. O câncer que diz respeito ao desenvolvimento de células malignas e que mata cerca de quinze mil homens anualmente. A prostatite que é o quadro possivelmente mais leve caracterizado por um processo inflamatório com dor e inchaço que muitas vezes pode ser originado por conta até mesmo de estresse.

Os exames mais comuns consistem no exame de toque retal, realizado no próprio consultório por um urologista. Logo após a constatação de eventuais anormalidades é solicitado um PSA que é um exame de sangue que mede os níveis desta glândula na corrente sanguínea. A partir de alterações ou níveis muito altos é indicado a realização da ultrassonografia a fim de identificar qualquer problema.

 

Comentários

Uma resposta para “Novembro Azul: O que é a próstata e qual a sua função?”

  1. […] Novembro Azul: O que é a próstata e qual a sua função? […]