Saiba como prevenir acidentes que mais matam crianças

  • Como prevenir acidentes envolvendo crianças
  • Quais os mais comuns?
  • Afogamento é uma das maiores causas de morte

O Dia das Crianças já passou mas outubro ainda é o mês dos nossos pequenos. Para além dos presentes que podem marcar esta época do ano, que tal dicas de como proteger as nossas crianças? Este é o objetivo de uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.

Leia mais

Sinais que o couro cabeludo dá sobre a saúde dos seus fios

Conheça os benefícios do abacate e adicione-o ao seu cardápio

A campanha dura todo o mês de outubro e tem foco principal na prevenção de acidentes fatais que podem vitimar muitas famílias em todo o nosso país.

A importância de prevenir acidentes e dados estatísticos

De acordo com os dados divulgados recentemente sobre o número e as causas de acidentes envolvendo nossas crianças preocupam. Cerca de três mil dos nossos pequenos morrem anualmente por conta de uma série de acidentes que poderiam ser evitados. Segundo dados desta mesma pesquisa anualmente cerca de cento e dez mil crianças são internadas vítimas destes mesmos acidentes. Dentre os mais comuns que vitimam nossas crianças estão as quedas, queimaduras e o afogamento.

Baseando-se nas causas mais comuns de morte e de acidentes graves envolvendo crianças de um a catorze anos resolvemos trazer dicas de como estes prevenir acidentes.

Como prevenir acidentes: as quedas

prevenir acidentes

As quedas são comuns no período da infância e inclusive fazem parte intrínseca deste processo de crescimento. E embora ocupe apenas a quinta colocação entre os acidentes que mais vitimam crianças e adolescentes somente em 2018 mais de cinquenta mil foram hospitalizadas em decorrência de acidentes desta natureza. Em 2017 quase duzentas crianças faleceram resultado de uma eventual queda. Não queremos aqui, entretanto, que você coloque o seu filho dentro de uma bolha de proteção. Mas que tenha conhecimento de algumas dicas que poderão fazer toda a diferença.

A principal dica para a prevenção de quedas e acidentes decorrentes é a utilização de equipamentos de segurança. Equipamentos estes para qualquer tipo de atividade que a criança ou adolescente participe. Capacetes, cotoveleiras, são apenas alguns dos mecanismos de segurança que devem ser adotados.

Caso você como responsável desconfie de fratura após alguma queda realize imediatamente a imobilização do local até que um profissional de saúde de sua confiança possa ser consultado.

Prevenindo acidentes: sufocamento

prevenir acidentes

Com números muito mais alarmantes que as quedas, temos o sufocamento que em 2017 vitimou de maneira fatal mais de setecentas crianças. Neste tipo de acidentes as crianças menores de quatro anos são as mais vulneráveis e demandam ainda mais atenção de seus responsáveis. Isso acontece porque neste período temos a fase em que a criança coloca tudo na boca e pode facilmente obstruir suas vias áreas.

Para minimizar ocorrências desta natureza o mais indicado é ficar atento as roupas e brinquedos que possam conter partes pequenas. Partes estas que eventualmente podem ser engolidas. Outra maneira é evitar alimentar a criança enquanto a mesma chora, fala, grita ou correlatos.

Como prevenir acidentes: afogamento

prevenir acidentes

Embora o afogamento não seja responsável por muitas hospitalizações é a segunda causa mais comum de morte. Isso entre crianças e adolescentes. Somente em 2017 quase mil crianças morram vítimas de afogamento. Quando estiver com as crianças em um momento de lazer na piscina não há outra opção.

É necessário ficar de olhos bem atentos o tempo todo. Para o caso de piscina na residência, quando não estiverem utilizando-a o mais indicado é cobri-la com lona e que o seu acesso seja limitado. Muitos responsáveis acabam cobrindo o local mas além de não se atentarem para limitarem o acesso  acabam muitas vezes se esquecendo de amarrar a lona. Desta forma, a criança pode acabar pisando sobre e afundar.

Comentários

Uma resposta para “Saiba como prevenir acidentes que mais matam crianças”

  1. […] Saiba como prevenir acidentes que mais matam crianças […]